Dúvidas de um iniciante em Linux

25. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 26/09/2013 - 14:56h


Amigo, é que como eu sou muuuuuito inexperiente em linux eu ainda fico inseguro nessas operações, então se vc pudesse me detalhar melhor como fazer isso eu te agradeceria muito. Aproveitando e abusando um pouco mais de vc ou de outros colegas, eu estou tentando rodar o live system ou mesmo tentando instalar o ElementaryOS Luna, que eu achei interessante mas não consigo. Faço tudo certinho pelo unetbootin, mas não dá, quando reinicio pela pen só fica ou numa tela escura ou no papel de parede e não passa disso, engraçado é que o mouse funciona. Já baixei novamente a iso, conferi o Md5 e nada ! Já gravei em dvd, em cd tudo novo e nada também. O que será ?


  


26. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 26/09/2013 - 14:58h


Eu cheguei a instalar o opensuse e achei interessante, tirando que ele não reconheceu minha placa de rede on board da via e minha placa gráfica da ati radeon.


27. Cansaço !

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 28/09/2013 - 17:02h

Resolvi me "divorciar" do windows e tentar o linux. Depois que eu deixo dificilmente eu volto, mas o negócio aqui tá dificil. Muitas distros, pouca informação na rede, ou eu que sou muito burro mesmo. Acho que vou ficar com a turma do "untu" mesmo, ao mesnos tem um bom suporte, eu acho. Só resta muita paciência mesmo. Não sei outros mas minha migração para Linux não está sendo fácil...


28. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Herminio Silva Junior
Hank

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/09/2013 - 19:30h

albfneto escreveu:

para boot duplo com outro linux, faça o seguinte:
1) ...
2) ...
3) De boot com esse DVD, ou mesmo com o CD do BIG. use o particionador Gparted dele, e DIMINUA o tamanho das partições do seu BigLinux. Vai sobrar um espaço vazio não alocado..., feito isso, feche o Gparted direto (não salve a tabela de alocação para não alterá-la)
4) ...
5) ...
Pronto duplo boot feito. O grub da nova distro, vai sobrepor ao grub do BIG e vai enxergar a nova distro e o big e você poderá dar boot num ou noutro.


albfneto,
poderia detalhar um pouco mais o trecho em negrito? É que eu não me lembro desse ponto (salvar a tabela de alocação) nas poucas vezes em que usei o Gparted. É uma pergunta que ele faz ou é um item dos menus a ser acionado pelo usuário?
Obrigado.


29. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Herminio Silva Junior
Hank

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/09/2013 - 21:13h

delcimard escreveu:

Resolvi me "divorciar" do windows e tentar o linux. Depois que eu deixo dificilmente eu volto, mas o negócio aqui tá dificil. Muitas distros, pouca informação na rede, ou eu que sou muito burro mesmo. Acho que vou ficar com a turma do "untu" mesmo, ao mesnos tem um bom suporte, eu acho. Só resta muita paciência mesmo. Não sei outros mas minha migração para Linux não está sendo fácil...


Delcimar,
você tem algum HD externo com 150 GB e condições de reinstalar o BIG? Ou um HD que possa ser usado como slave.
Se sim, copie tudo que você tem na home pro HD externo, dá boot num cd/dvd live do Linux, rode o Gparted e delete as partições atuais do seu HD interno.
Na mesma execução, crie 3 partições primárias (root, home e swap) que somadas ocupem metade do HD (125 GB). Isso não é fixo. Analise quanto você vai precisar.
O Gparted aceita que se especifique o tamanho das partições em porcentagens. Note que a soma das porcentagens deve dar 50% (ou quanto você precisar). Na outra metade do HD defina uma partição extendida que depois (quando você instalar uma nova distro) será dividida em partições lógicas durante a instalação. Outra vantagem do Gparted é que ele mostra o tamanho das suas partições, quanto está em uso e quanto está livre.
Instale o BIG na primeira metade, copie a home de volta e depois instale a distro escolhida na partição extendida.
O GRUB será atualizado e agora você terá o seu dual boot.
Se você não gostou da distro e quiser experimentar outra, é só instalar no mesmo lugar. Ou seja, durante a instalação da nova distro, você deleta e recria as partiçoes usadas pela primeira.
Se você não tem um HD externo, mas pode gastar até 300 reais, sugiro que você compre um HD sata de notebook (2,5") de 320 GB e um case pra ele. O conjunto é conectado por uma ou duas portas USB.
Ou você usa esse HD externo como explicado acima ou, melhor ainda, você instala nele as distros que você quer testar sem precisar acabar com o seu velho BIG.
Tenho um Pentium 4 como o seu. É só apertar F12 na hora do boot e selecionar o HD externo (ele aparece entre os HDs, não como USB). Cabe no bolso (quase...) e dá boot em qualquer micro. Bem, fiz testes com o Debian 7.1.0. e em alguns micros.
Outra hipótese é usar algum HD encostado (se houver) e instalar as distros nele até se decidir.
Espero ter ajudado. Desculpe se falei alguma coisa que você está cansado de saber.
Amigos, sou novato também e se falei alguma besteira, por favor me corrijam.


30. Esclarecimentos

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 29/09/2013 - 21:11h

Olá Hank, albfneto e todos os outros amigos !

Seguinte, o motivo da criação deste meu tópico foi com a intenção de, como total leigo em Linux, pedir uma ajuda ou uma dica dos colegas sobre qual distro escolher visto que estou tendo muita dificuldade com isso devido à inexperiência e também ao fato de meu hardware ser um tanto quanto "modesto". Bem, no começo, como era de se esperar com um novato, me empolguei com o Big Linux e achei que tinha encontrado o santo graal do Linux pra mim. Ví que o buraco era mais embaixo e a decepção veio logo de cara quando soube que esta distro já "morreu". Apanhando e aprendendo. Até agora já baixei mais de dez iso's de distros e venho testando com o unetbootin + pendrive (tranquilo). Algumas sequer abriam para instalar porque descobri que era problema com minha ATI Radeon, mas tudo bem até aí. Resumindo, o que eu quero dizer com isso é que eu preciso primeiro definir qual distro ficar usando e depois ir me adaptando, aprendendo comandos, enfim, me ajustando a esta distro, e acho que enfim encontrei uma que me agradou. Estou falando do KUBUNTU, que estou usando neste momento rodando lisinho na minha "máquina" hehe. Usei tambem o XUBUNTU. Ficou uma bala no meu pc, mas achei um pouco feinho, se desse pra melhorar um pouco a cara dele ficaria legal. Quero lembrar que eu fiz um "enxugamento" no Kubunto desativando algumas funções que o deixavam pesadão e ficou leve sem perder a beleza.Então acho que vou dar uma sossegada com ele por enquanto. Quanto ao dual boot acho que vou criar outro tópico senão vou ficar misturando dúvidas e acabo não resolvendo nenhuma. Agradeço de coração a ajuda que vcs tem dado e espero poder contar ainda mais com ela. Bem, era isso. Espero que tenham paciência com este novato em Linux mas que um dia pretende,não ser um "expert", mas ao menos ter um bom conhecimento deste maravilhoso mundo do software livre. Abraços a todos e vamo que vamo !!

As configurações da minha "máquina" : Pentium 4 de 3.00 Ghz - Memória RAM DDR II de 1 Giga - Placa gráfica ATI Radeon 9200 series de 256 MB - HD Sata de 250 Giga. Sistema Operacional : Kubuntu 12.04.

P.S. - Como faço para fechar este tópico ?


31. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 29/09/2013 - 22:25h

tai uma coisa que nunca pensei; usar uma distro para sempre.
usarei os buntu/debian-like enquanto forem os mais práticos para os meus fins.
Para usuário básico, que não vai penetrar a fundo no sistema, linux é quase tudo igual.
Única coisa que um iniciante ganha dedicando-se a outros sistemas mais complexos é o aprendizado(que ele pode adquirir mais lentamente usando buntus) e muuuuuuuita dor de cabeça.
Estude terminal básico linux a partir da web, baixe o "manual de sobrevivência linux", aprenda instalar sua interface gráfica em qualquer distro, seus pacotes, softwares, etc e nunca mais será refém de nada.
sucesso!


32. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 29/09/2013 - 22:56h

Boa noite colega ! Eu não disse que pretendo usar o Kubuntu pra sempre, mesmo porque pretendo comprar um Hardware mais "robusto" vamos dizer, vou usar o que o meu veínho p4 aguenta. Uma das coisas que eu percebí, me corrijam se eu estiver falando besteira, é que p Linux é um sistema muito dinâmico, e pra quem passou anos na "janela" como eu, acaba ficando "duro", rígido diante do Linux. Mal comparando é como uma pessoa sedentária que de repente resolve fazer exercícios físicos. Dureza no começo. Então eu preciso me dedicar mesmo ! Quanto às dicas pode mandar que eu preciso e agradeço. Como eu disse, eu penso que Linux é um sistema dinâmico, então não devemos nos contentar em apenas instalar nossa distro preferida e ficar só trocando tema e papel de parede. Há mil possibilidades, mas também há um caminho longo e árdua a trilhar.

Sucesso pra vc também e boa noite.


33. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 30/09/2013 - 10:37h

delcimard escreveu:

Boa noite colega ! Eu não disse que pretendo usar o Kubuntu pra sempre, mesmo porque pretendo comprar um Hardware mais "robusto" vamos dizer, vou usar o que o meu veínho p4 aguenta. Uma das coisas que eu percebí, me corrijam se eu estiver falando besteira, é que p Linux é um sistema muito dinâmico, e pra quem passou anos na "janela" como eu, acaba ficando "duro", rígido diante do Linux. Mal comparando é como uma pessoa sedentária que de repente resolve fazer exercícios físicos. Dureza no começo. Então eu preciso me dedicar mesmo ! Quanto às dicas pode mandar que eu preciso e agradeço. Como eu disse, eu penso que Linux é um sistema dinâmico, então não devemos nos contentar em apenas instalar nossa distro preferida e ficar só trocando tema e papel de parede. Há mil possibilidades, mas também há um caminho longo e árdua a trilhar.

Sucesso pra vc também e boa noite.


BOm pra um p4 sugiro que instale um Debian com xface ou lxde (vai depender do clock do processador e da sua memória RAM e memória de vídeo). O Debian acredito eu, que seja uma distro intermediária, não é um Ubuntu mas também não é um Slack, ou seja, você vai ter de ler um pouco, mas nada de mais...

Vai usando o sistema, aprenda e fuçar nas coisas usando a "tela preta", olhar os logs do xorg (caso de pau na placa de vídeo), instalar interface gráfica e codecs de áudio/vídeo. Estude como o Debian chama os serviços, como o init (tty1 -tty3) do sistema, serviços do user space como iptables, udev, hal (ainda existe?)...

Sabendo isso já da pra sobreviver por qui...

PS:. Gostei da metáfora do sedentário usando windows, e o Linux seria o começo dos exercícios hehe bem aplicada


34. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 01/10/2013 - 19:30h

Bem amigo, como eu disse depois de rodar um pouco eu acabei instalando o kubuntu 13. Achei um tutorial de um colega ensinando como deixar ele mais leve desabilitando algumas firulas de efeitos e realmente sentí a diferença, muito mais rápido. Quanto a sugestão do Debian eu já estou baixando a iso para testar, mas eu prefiro ir devagar com a "ginástica" rsrs. Só estou sentindo falta realmente de poder usar programas que eu usava com o Windows, principalmente o Rosetta Stone, programa que eu estudo inglês, aliás, eu não consigo de jeito nenhum instalar algo pelo Wine, sempre dá erro, outra coisa que está me tirando do sério é montar imagem iso no Linux, ô coisa difícil ! Ou eu é que sou burro mesmo. Baixei o Gmount.iso mas não consigo usar aquilo, apesar de ter a interface simples, não sei como fazer um ponto de montagem, se algúem puder me ajudar. No mais é apanhando e aprendendo mesmo.

Abraços a todos.


35. Wine no Kubuntu

Herminio Silva Junior
Hank

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/10/2013 - 20:31h

Delcimar, já olhou aqui: http://www.winehq.org/download/ubuntu ?


36. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 03/10/2013 - 20:36h

delcimard escreveu:

Bem amigo, como eu disse depois de rodar um pouco eu acabei instalando o kubuntu 13. Achei um tutorial de um colega ensinando como deixar ele mais leve desabilitando algumas firulas de efeitos e realmente sentí a diferença, muito mais rápido. Quanto a sugestão do Debian eu já estou baixando a iso para testar, mas eu prefiro ir devagar com a "ginástica" rsrs. Só estou sentindo falta realmente de poder usar programas que eu usava com o Windows, principalmente o Rosetta Stone, programa que eu estudo inglês, aliás, eu não consigo de jeito nenhum instalar algo pelo Wine, sempre dá erro, outra coisa que está me tirando do sério é montar imagem iso no Linux, ô coisa difícil ! Ou eu é que sou burro mesmo. Baixei o Gmount.iso mas não consigo usar aquilo, apesar de ter a interface simples, não sei como fazer um ponto de montagem, se algúem puder me ajudar. No mais é apanhando e aprendendo mesmo.

Abraços a todos.


Bom se por montar você quer dizer visualizar você pode usar o comando mount:

ISO NO LINUX COMANDO mount

mount -o loop /local-da-imagem/imagem.iso /diretorio-de-montagem

ou

mount -o loop "sua_Imagem.iso" /media/






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts