Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

1. Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Tharles Eduardo Solcia
edu_ubalinux

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/12/2011 - 22:46h

Em outro tópico sobre a dificuldade de usar o linux, um colega linuxer respondeu assim:

Amigos,

Estamos pagando pelo o que nos mesmos fizemos. Todos devem conhcer a historia do linux. Nasceu de um clone do aix, que era caro demais na epoca. E sua base semrpe se deu a ser um software servidor, sendo até hoje o melhor e mais maleavel. Eu uso linix em modo TEXTO, e faco quase tudo o que preciso.

Nos mesmos, querendo aumentar a comunidade, começamos a imitar areas graficas de concorrentes na tentativa de atrair mais adeptos, exelente ideia, mas nos esquecemos que temos 63457634723 distros diferentes e a "distro" concorrente é uma só. O Nosso software livre, é livre mas nao é unido. Se tivermos apenas uma disrto como a MS é, e a comunidade toda aperfeicoando e desenvolvendo esta unica distro, nos seriamos imbativeis. Por que vcs acham que a toda poderosa MS nao da tanta bola assim pra software livre? porque nos nao somos um.

Pra me divertir, escutar musica, jogar etc. uso MS. Pra qualquer outra coisa, vou no bom e velho console linux.


Eu concordo plenamente com o colega linuxer, e gostaria de lançar aqui o projeto Linux-Brasil. mas para que isso se torne possível,precisamos da colaboração de todos.Seria mais ou menos assim: Um sistema operacional com o kernel de linux, que já tivesse todos os pacotes instalados (rpm, debian, etc.).Já que o kurumin foi extinto, poderíamos juntos
ajudar a criar o linux brasileiro, então, se algum entendido de informática ou algum grupo, sei lá, puder ajudar, seria muito legal todos os linuxers brasileiros usarem uma única versão.Também gostaria que os linuxers enviassem idéias de como gostariam que fosse o sistema, quais programas já virem instalados, etc.



  


2. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/12/2011 - 23:40h

izaias e edps estão certos, nunca que ter várias opções será ruim. Chega a ser ridícula essa colocação.


3. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/12/2011 - 23:59h

Mais o que está acontecendo? Por que é que ultimamente tanta gente vem aqui no vol discutir o mesmo assunto : "criação de distros brasileiras" ?

Que parte que eu perdi?!?!?!

Acho que deveria existir alguma outra conotação para "distros", pois as pessoas não conseguem enfiar na cabeça que distro é uma coisa e distro é outra... não entendeu? Pode deixar que eu explico.

Se você entra no distrowatch você vê aqueles montes de distros amontoadas uma em cima da outra, algumas tem até teia de aranha e outras são tão interessantes que ninguém teve nem coragem de tirar o plástico. Se juntar todas, percebe-se que não existe mais que 5 ou 6 distros "de verdade", talvez 8 ou 9, mas nessa altura do campeonato os números não importam muito. O resto daqueles que se dizem "distros", não passam de cópias personalizadas de uma "distro de verdade" e ponto.

Não estou desvalorizando o trabalho de ninguém, já quero deixar bem claro, tanto é que uso e já usei muitas dessas "distros alternativas", e são ótimas para quando você não tem tempo ou não saiba como configurar a distro específica para alguma função ou quando prefere uma distro que adere melhor os programas que usa e/ou deseja. Mas nem por isso deixa de ser uma cópia.

Criar uma distro, do jeito que está sendo discutido aqui ultimamente, não é tarefa para qualquer um não. É preciso uma equipe muito bem organizada, disposta, capacitada e com muita imaginação e criatividade, do contrário a distro morre ou se torna apenas mais uma cópia.

Não sei se já conseguiram captar, mas para deixar bem claro o que estou dizendo, é só parar um pouco para pensar que:

Até uma distro feita do zero pode se tornar uma cópia!

(Obs.: Os termos que uso aqui são cognitivos.)


4. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 19/12/2011 - 00:36h

Não precisamos de mais distros e certamente não precisamos de mais uma distro brasileira.

Temos o Big Linux, o Metamorphose, o Resulinux e mais algumas que não me lembro neste momento. E o engraçado é que todas são baseadas em Debian ou em Ubuntu que, por sua vez, também é baseado no Debian.

Na verdade, temos quatro ou cinco distros-fontes: Red Hat/Suse/Mandriva, Debian/Ubuntu, Slackware e Gentoo. A quinta é o Arch Linux, mas ele poderia fazer dupla com o Slackware ou com o Gentoo, pois tem várias semelhanças com os dois. E todo o resto vem, em menor ou maior grau, de uma dessas distros.


5. Entendo as colocações,mas..

Tharles Eduardo Solcia
edu_ubalinux

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/12/2011 - 08:40h

Acho que os colegas estão sendo egoístas. Esse pensamento de deixar tudo como está mesmo é muito pequeno.
Até porque quando criei o tópico, não perguntei ou coloquei em pauta se alguém era contra.
Não cabe aqui uma discussão, pois tudo que a gente vai fazer na vida tem pessoas que não concordam pra querer avacalhar.
Este tópico foi criado para os que gostaram da idéia, e tem sugestôes, corneteiro já tem bastante na internet. Quem preferir continuar na mesmice, não precisa entrar no tópico pra encher o saco não. Vai caçar o que fazer.


6. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 19/12/2011 - 13:09h

edu_ubalinux escreveu:

Acho que os colegas estão sendo egoístas. Esse pensamento de deixar tudo como está mesmo é muito pequeno.
Até porque quando criei o tópico, não perguntei ou coloquei em pauta se alguém era contra.
Não cabe aqui uma discussão, pois tudo que a gente vai fazer na vida tem pessoas que não concordam pra querer avacalhar.
Este tópico foi criado para os que gostaram da idéia, e tem sugestôes, corneteiro já tem bastante na internet. Quem preferir continuar na mesmice, não precisa entrar no tópico pra encher o saco não. Vai caçar o que fazer.


Tchê , tu esta sendo um pouco mal educado com os colegas
eu li o seu tópico e não falei nada
POR QUE ? porque estou aqui no vol para ajudar vocês e aprender mais ainda

e outra "Quem preferir continuar na mesmice" o que isso ?
aqui no Vol tem vários desenvolvedores

Um Dica começe sozinho se ninguem falou nada
depois vai apresentando o projeto e o que você fez e
ve se consegue ajude conversando , trocando idéias
sem ofender os outros



e era isso



7. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Guilherme Moreira de Oliveira
coelhoposa

(usa Debian)

Enviado em 19/12/2011 - 13:14h

Bem que eu queria fazer uma, nem que fosse no SuSE Studio...


8. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Guilherme Moreira de Oliveira
coelhoposa

(usa Debian)

Enviado em 19/12/2011 - 13:29h

Já comecei a construir a distro no Suse Studio, ela tem o KDE4. Em breve o link do torrent...


9. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 19/12/2011 - 13:32h

Pra você conseguir um sistema de empacotamento universal que se torne o padrão será preciso antes derrubar os três sistemas de empacotamento mais usados e a instalação por compilação de fonte (porque os Slackers sabem muito bem que fonte é quase igual a .tgz, no sentido que você vai usar muito mais fonte do que pacote). Usar os outros sistemas de empacotamento é quase impossível, porque tanto as Debian-like quanto as Red Hat-like usam estrutura de diretórios ligeiramente diferentes, sistemas de inicialização diferentes (o famigerado System V) e o Slack está muito feliz em ser o mais UNIX-like possível (coisa que faz as Debian-likes tremerem nas bases ;-) em ambos os aspectos. Ok, o Slack tem o rpm, que permite instalar esse tipo de pacotes, e sempre tem o alien pra salvar a pátria, mas nem sempre eles funcionam (OpenOffice que o diga).
Se você não pode retirar do "mercado" os outros sistemas de empacotamento e sem usar gambiarras você não vai conseguir instalar livremente pacotes desses três tipos, então só lhe resta trabalhar direto com fonte, já que compilação é mais ou menos igual pra todas as distros. Corolário: use Gentoo, Slackware ou Arch Linux como base do seu projeto, e não tenha pretensões de criar um sistema de empacotamento universal, mas um imenso repositório de fontes para que o camarada possa baixar praticamente todos os fontes que ele pensar.
Ah, não conte com minha ajuda pra desenvolver isso. O Slack já atende às minhas necessidades, obrigado ;-)


10. Projeto Linux Brasil

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/12/2011 - 13:51h

Se Linux Torvalds vivesse no Brasil o Linux teria sido abortado já no "Hallo everybody out there".

As respostas seriam algo assim:
ABRASPAS
Pare com isso garoto, quem você pensa que é para inventar um sistema operacional? Não tem nada para fazer, não? Vá ver televisão.
E mais umas piadinhas de mau gosto.
FECHAPAS.


2-Delmiro Gouveia tentou fazer algo por aqui, sabem o que aconteceu?



11. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 19/12/2011 - 13:55h

é melhor participar de um projeto já iniciado
tipo do KDE , Gnome , etc...



12. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/12/2011 - 13:59h

Qualidade mesmo se encontrarão apenas nas distros mãe: Red Hat, Debian, Slackware, Gentoo, Arch

Já está virando modaFazer distros baseadas em distros que são baseadas em outras distros,porque em vez disso criar um original,digo "Do zero" ,Personalizando ambiente grafico (não mudando somente o tema),Ferramentas propias,Algo inovador,,utilizando como base o unix,e não outras distros,ser mais original(que tal) ,Racocinando
Não é melhor Criar uma base ,Do que utilizar uma base Já construida?(e dai servir de base e exemplo dos demais?),Servir de Exemplo,não é melhor que recebeber o nome de algo exemplar?

Se vai começar começe do zero,que afinal temos + de 10000 ... distros , se tiver algo propio ,entretantos o seu seerá escolhido se for Bom ,é claro!
E se com tanata ignorancia,acho que não conseguiras nada.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts