Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

13. A vantagem do Debian

Alberto Vieira Rodrigues
betoavr2010

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2010 - 17:15h

Eu tenho o Debian 4 e o Debian 5, e a grande vantagem do Debian é o de se instalar os pacotes que vem junto com o DVD de instalação, já que se instalar pacotes no Linux não é uma tarefa extremamente fácil como é nos sistemas Windows, basta clicar duas vezes em cima do arquivo e pronto!, e só acompanhar a instalação. No linux os pacotes tem uma hierarquia de depencias o que torna a instalação de pacotes pequenos difíceis,e demorados para prioncipiantes ou seja para se instalar um pacote A deve-se instalar antes b,c,d,e,f,g,h,i...etc..Já com o instalador e os pacotes já disponiveis nos sistemas Debian a coisa não é tão complexa assim, basta entrar no Synaptic e escolher os pacotes a serem instalados e o instalador resolve toda hierarquia de instalação necessária.
Outra vantagem do Debian é a flexibilidade da interface gráfica principalmente no Debian 5, diferente do Ubuntu o Debian deixa a escolha aberta a disposição do usuário de alterar o desktop Gnome do jeito que + goste.


  


14. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2010 - 17:30h

Amigo, Debian serve para tudo e para todos, mas não é tão fácil quanto o Ubuntu e outras distros com foco em Desktop.

Depois que vc estiver acostumado com Ubuntu, teste um Debian puro. Garanto que vc vai gostar bastante.


15. Deixa de ser prequiça!!!

Andrik
di_ferreira

(usa Debian)

Enviado em 21/04/2011 - 05:21h

Ae também sou "novo" nos sistemas Linux. Pelo fato que na faculdade precisamos mexer em servidores (que rodam em 95% alguma distro Linux) precisei colocar a cara nos livros e estudar a fundo.
A principio fiquei com o Debian6, mas tive alguns problemas na instalação de drivers, como era prequiçoso pelo fato de ter vindo do windows não gostei muito. Passei pro ubuntu, isso foi maravilha!!! mas pensem comigo, eu saio do windows para poder me livrar de tudo "de mão beijada" e encontro no ubuntu a mesma coisa..!!! Isso não...
Se querem realmente conhecimento, colocar a massa cinzenta pra funcionar, eu indico o Debian... é estável e "flexível", muito bom pra usuários avançados, servidores e pra quem quer se aprofundar nos estudos do pinguim!

Vlw. abraço.



16. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Jeferson
dunga_jods

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2011 - 07:47h

Cara, existem n vantagens diferentes para as duas distribuições. O Ubuntu é mais voltado ao usuário, então pras coisas mais básicas (principalmente para instalar drivers proprietários) ele é ótimo, porem der algum erro ou bug, esquece! pra arrumar vai ser um parto (digo isso por experiencia própria), apesar do pessoal aqui na VOL ajudar MUITO.
O Debian raramente dá algum bug ou erro mas em compensação alguns detalhes talvez ( como instalar driver de vídeo ATI/NVIDIA) vai ter que ser na mão (terminal) para instalar
O mais correto é você baixar o cd dos dois e testar ( abaixo segue alguns links:):

link para o Debian live (aparecerá uma lista com os ".iso", conforme ambiente gráfico)
--> http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/i386/iso-hybrid/ <--
link para o Debian live com Gnome (caso não saiba o que é ambiente gráfico)
--> http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current-live/i386/iso-hybrid/debian-live-6.0.1-i386-gnome-desktop.iso <--

Ubuntu 10.04LTS (versão estável do ubuntu)
--> http://ubuntu.mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/ubuntu-releases//lucid/ubuntu-10.04.3-desktop-i386.iso <--
Ubuntu 11.04 (versão mais recente até agora 24/07/2011)
--> http://ubuntu.mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/ubuntu-releases//natty/ubuntu-11.04-desktop-i386.iso <--

Lembrando que os live-CD do Debian DIFERENTEMENTE do Ubuntu, não tem instalador gráfico. Ou seja se você quiser instalar o Debian vai ter baixar o cd com instalador em --> http://cdimage.debian.org/cdimage/release/current/i386/iso-dvd/debian-6.0.2.1-i386-DVD-1.iso <--)



01 02