Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

1. Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/09/2010 - 00:27h

Olá. Peço desculpas por mais uma pergunta sobre isso. Encontrei vários topicos com esse mesmo assunto aqui no site mas nenhuma pôde responder à minha duvida. Procurei no Google, Cadê e vários outros serviços de busca, mas ninguém me ajudou. Bom, vamos direto ao assunto:

Atualmente estou usando a distribuição do Ubuntu 10.04. Sou muito novo na linguagem GNU Linux, pois acabei de chegar de um Windows 7. Em vários tópicos de ajuda para iniciantes aqui mesmo do site (ótimos tópicos falando nisso, meus parabéns) eu fiquei sabendo sobre a distribuição do Debian. Pesquisei um pouco mais e descobri que o meu próprio Ubuntu "veio" do Debian.

Em várias páginas na internet eu descobri que o Debian é um SO muito bem feito e estável, pois foi (e deve ser) um dos mais testados sistemas operacionais em plataforma GNU. É muito utilizado em servidores por sua estabilidade e segurança.

Já no caso do Ubuntu, eu descobri que ele é destinado a iniciantes e pessoas finais por ter uma interface mais fácil de entender e de usar.

Minhas dúvidas:
-Qual deles é melhor? Eu necessito de um sistema operacional estável e rápido, além de ter um bom potencial gráfico (eu uso muito programas gráficos para webdesign e alguns jogos feitos para GNU Linux). Estou perguntando isso pois ouvi dizer que o Ubuntu pode ter bugs (eu mesmo já vi um, no botão de desligar umas 2 vezes)e que também ele deixava um pouco a desejar quanto a qualidade gráfica.
-Como é o Debian no assunto de instalar programas e drives? Ouvi dizer que ele é enjoadinho para se fazer isso e o Ubuntu era mais flexível.
-O Debian é para usuários avançados ou não? Eu que conheço muito pouco de GNU Linux tenho "chance" com ele? Esta pergunta é referente à interface gráfica mais fácil do Ubuntu.

Me desculpem pelo testamento, mas era realmente necessário. Essa dúvida está me matando! Por favor, me corrijam se eu estiver errado em algum assunto aí em cima citado. Obrigado a todos pela ajuda!

PS: acabei de dar uma olhada em Linux para elementos gráficos e achei interessante o Mandriva. Alguém arrisca a me dizer se ele é um bom sistema operacional? É estável e seguro? Obrigado a todos novamente.


  


2. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/09/2010 - 00:41h

Eu não recomendaria Debian p/ iniciante.
Para um novato em linux eu sugiro linuxmint ou ubuntu.
Mas se vc é um cara que gosta de estudar e de desafios o debian é uma boa pedida juntamente com o fedora.




3. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Raimundo Alves Portela
rai3mb

(usa Outra)

Enviado em 29/09/2010 - 00:55h

Eu também recomendo que você continue no Ubuntu, a menos que queria dedicar-se e aprender bastante sobre GNU/Linux e o funcionamento do Debian, instalação de programas, drives, configurações etc.

Sobre os Bugs do Ubuntu, geralmente pode ser culpa do ciclo curto de atualização que é feito a cada 6 meses, mas você pode ficar usando por um bom tempo a versão 10.04 que terá suporte por 3 anos.

Outra recomendação é que você instale os 2, Ubuntu e Debian em dual-boot, assim você pode testar o melhor dos dois mundos :-)

Abraços


4. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/09/2010 - 01:11h

"Sou muito novo na linguagem GNU/Linux" - n existe linguagem GNU/linux.

Qual é melhor só vc poderá dizer e, para isso, só experimentando...

Bugs todo programa de computador tem, de qqr sistema operacional. Isso é inerente a atividade humana. Nada é perfeito.

O debian tem mais atualizações de segurança pois n muda a cada 6 meses, é rolling release. Por exemplo: se vc instalar a versão lenny e ela ficar ativa por 2 anos, vc vai baixar as atualizações e só atualizará p nova versão quando a atual for descontinuada.

Vc deve compreender que o foco das duas s diferentes: o ubuntu visa usuários finais (desktop) E servidores; o debian, só o segundo. N q o debian n possa ser usado no desktop mas as preocupações dos desenvolvedores é usá-lo como servidor. Assim, a instalação dele é mais crua, sem as belezas e os recursos do ubuntu.

Mas muitos dos recursos podem ser instalados pelo synaptic. Muitas configurações deverão ser feitas por vc, manualmente, mas nada é impossível e aqui a gente ajuda.

Qual é o melhor, qual o "pior", qual vai lhe agradar???? Somente VC poderá idzer ao usá-los. Só vc e mais ninguém.

Tanto ubuntu qto debian podem ser usados por usuários avançados ou não, depende do q c qr fazer com eles.

Mandriva tb é ótimo, opensuse idem, fedora ibidem... Mas são sistemas com empacotamento distintos (rpm). Se vc já usa ubuntu, recomento o pclinuxOS, que é um derivado do mandriva mas com ferramentas do debian como o apt e synaptic, entre outros.

Mas teste todas as que encontrar e tire suas próprias conclusões. Não há outro caminho.

att,

ac



5. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/09/2010 - 07:52h

assim ... bug todo sistema tem... Debian é bem estável, mais como você mesmo falou há uma diferença entre os dois em termos de facilidade de instalação de pacotes, onde o Ubuntu tem uma maior praticidade. Acho que não existe sistema difícil, mais sim disponibilidade do usuário para estuda-lo.
Todas as ferramentas gráficas do Debian rodam no Ubuntu .
Eu em particular fico com o Ubuntu. ;)


6. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/09/2010 - 11:07h

Citação:
'Já no caso do Ubuntu, eu descobri que ele é destinado a iniciantes e pessoas finais por ter uma interface mais fácil de entender e de usar'

Veja, Ubuntu e LinuxMint são mesmo destinados para quem precisa de uma distribuição pronta pro trabalho, mas nem por isso são distro menos poderosas. Empresas são administradas utilizando Ubuntu.
Em meu condomínio tudo é administrado com Ubuntu e coloquei nele uma interface do Win7 pro pessoal não se assustar(rs). O cinema americano usa Ubuntu pra criar seus efeitos visuais, já viu 'Avatar'?
Essa versão 10.4 é LTS, não precisarei me preocupar com outra instalação por 3 anos seguidos a contar pelo lançamento em abril deste ano. É estável, é seguro, não me trouxe problemas desde que iniciei no Software Livre.

Mas nada impede que você crie uma partição para testar outras distros, como o Debian que citou.
Eu mesmo faço isso, considero o Ubuntu meu porto seguro(rs) e testo outras distros em modo virtual ou em outra partição.

E como disse o pessoal, repito: teste tudo o que quiser mas saiba como, aprender sobre partições, é o início para fazer isso de forma cuidadosa e responsável com seus dados.

Espero que tenha ajudado.



7. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 29/09/2010 - 12:15h

eu acho que vc tem chance com ele sim, mas vai ter que pesquisar muito na internet para achar repos. eu penei muito a primeira vez que instalei de verdade o lenny no meu pc, mas em comparação está mais estavel que a versão do ubuntu que eu usei.


8. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/09/2010 - 12:39h


Conhece o Ubuntu Studio?

http://ubuntustudio.org/downloads
https://wiki.ubuntu.com/UbuntuStudio/PackageList

#

Se não tem paciência para você mesmo resolver seus problemas, fique com o Ubuntu ou baixe o Linux Mint Debian Edition (um Debian pronto pra uso com quase todas as opções da Main Edition do Linux Mint).

Faça uma pesquisa na caixa de busca, há diversos tópicos acerca do MintDE.



9. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 29/09/2010 - 13:13h

Olha, vc vai trabalhar com Web Design...
O debian é muito crú, vai ter que instalar muita coisa,pra vc.
o Ubuntu e o Mint servem, mas...
se vai trabalhar com webdesign, eu usaria algo especial e já cheio de pacotes
e programas para isso, como Ubuntu Studio, Dynabolic etc...


10. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/09/2010 - 13:19h

Ótima recomendação pessoal, o UbuntuStudio para o que ele pretende.


11. Debian vs. Ubuntu

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/09/2010 - 15:37h

Importante:
O debian não é uma distro de um único cd. Para ter um sistema razoável precisa baixar pelo menos 4 CD´s. De resto o debian e o Ubuntu são gêmeos.
O Ubuntu tem mais pacotes non-free.
Uma opção é o MINT-DEBIAN . Procure Linux Mint no google. É um debian testing em dvd e é bem completo. Eu não gosto do Menu do MINT, mas dá para instalar outro Menu.

Se quiser multimedia é o Ubuntu studio mesmo. O ubuntu studio é o ubuntu cmo mais programas mas os programas estão no repositório do ubuntu, é só instalar.


12. Re: Debian vs. Ubuntu [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/09/2010 - 18:11h

Obrigado a todos por esclarecerem a minha duvida. Obrigado mesmo... até mais!

Viva a liberdade!!



01 02