Jogo da Velha com IA invencivel
Publicado por Hunz 10/05/2005
[ Hits: 53.209 ]
Homepage: http://tnegri.com/
Criei uma IA invencivel (até agora é o que parece...) para o jogo da velha.
Se alguém conseguir derrotar o computador, por favor poste como fez para derrota-lo. Afinal, quero construir uma IA invencivel mesmo. :)
Fiz um jogo da Velha em C++ com 2 opções de jogo.
· Jogador contra Jogador (mesmo computador...)
ou
· Jogador contra Computador
Divirtam-se!
Quero ver quem vence o computador hein... :P
#include <iostream.h>
#include <stdlib.h>
#define LIMPAR_TELA "clear"
class Casa
{
public:
int dominado_por;
Casa(void) {
dominado_por = 0;
}
};
class Linha
{
public:
Casa casa1;
Casa casa2;
Casa casa3;
};
Linha linha1;
Linha linha2;
Linha linha3;
void domina_casa(int i, int j, int dominador)
{
Linha *aux;
if (j == 1)
aux = &linha1;
else if (j == 2)
aux = &linha2;
else if (j == 3)
aux = &linha3;
if (i == 1)
aux->casa1.dominado_por = dominador;
else if (i == 2)
aux->casa2.dominado_por = dominador;
else if (i == 3)
aux->casa3.dominado_por = dominador;
}
int checa_casa(int i, int j)
{
Linha *aux;
if (j == 1)
aux = &linha1;
else if (j == 2)
aux = &linha2;
else if (j == 3)
aux = &linha3;
if (i == 1)
return aux->casa1.dominado_por;
else if (i == 2)
return aux->casa2.dominado_por;
else if (i == 3)
return aux->casa3.dominado_por;
}
void desenhar_jogo()
{
int j, i;
int aux;
cout << "+---+---+---+\n";
for (j = 1; j <= 3; j++)
{
cout << "|";
for (i = 1; i <= 3; i++)
{
aux = checa_casa(i,j);
if (aux == 0)
cout << " ";
else if (aux == 1)
cout << " X ";
else if (aux == 2)
cout << " O ";
cout << "|";
}
cout << "\n+---+---+---+\n";
}
}
int checa_win()
{
int aux1, aux2, aux3;
int i;
for (i = 1; i <= 3; i++)
{
aux1 = checa_casa(1,i);
aux2 = checa_casa(2,i);
aux3 = checa_casa(3,i);
if ((aux1 == aux2) && (aux2 == aux3) && (aux3 != 0))
return aux1;
aux1 = checa_casa(i,1);
aux2 = checa_casa(i,2);
aux3 = checa_casa(i,3);
if ((aux1 == aux2) && (aux2 == aux3) && (aux3 != 0))
return aux1;
}
aux1 = checa_casa(1,1);
aux2 = checa_casa(2,2);
aux3 = checa_casa(3,3);
if ((aux1 == aux2) && (aux2 == aux3) && (aux3 != 0))
return aux1;
aux1 = checa_casa(1,3);
aux3 = checa_casa(3,1);
if ((aux1 == aux2) && (aux2 == aux3) && (aux3 != 0))
return aux1;
return 0;
}
void loop_jogo(int jogador)
{
int aux;
int tmp_coluna, tmp_linha;
int confirma;
aux = 5;
while (aux != 0)
{
system(LIMPAR_TELA);
desenhar_jogo();
confirma = 5;
while (confirma != 1)
{
tmp_linha = 5;
while ((tmp_linha < 1) || (tmp_linha > 3))
{
cout << "Jogador " << jogador << ". Em que linha deseja jogar? ";
if ((scanf("%d",&tmp_linha)) == 0)
{
cout << "Huh?\n";
getchar();
}
}
tmp_coluna = 5;
while ((tmp_coluna < 1) || (tmp_coluna > 3))
{
cout << "Jogador " << jogador << ". Em que coluna deseja jogar? ";
if ((scanf("%d",&tmp_coluna)) == 0)
{
cout << "Huh?\n";
getchar();
}
}
confirma = 5;
while ((confirma < 1) || (confirma > 2))
{
cout << "Jogador " << jogador << ". Confirma? (1 Sim / 2 Nao) ";
if ((scanf("%d",&confirma)) == 0)
{
cout << "Huh?\n";
getchar();
}
}
}
aux = checa_casa(tmp_coluna,tmp_linha);
if (aux != 0)
{
cout << "Casa em uso. Escolha outra.";
getchar(); getchar();
}
}
domina_casa(tmp_coluna,tmp_linha,jogador);
}
int joga_computador()
{
int aux, aux1, aux2, aux3;
int i, j;
/* Level 1 AI */
aux1 = checa_casa(2,2);
if (aux1 == 0)
{
domina_casa(2,2,2);
return 0;
}
for (j = 2; j >= 1; j--)
{
for (i = 1; i <= 3; i++)
{
/* Horizontais */
aux1 = checa_casa(1,i);
aux2 = checa_casa(2,i);
aux3 = checa_casa(3,i);
if ((aux1 == aux3) && (aux2 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(2,i);
if (aux == 0)
{
domina_casa(2,i,2);
return 0;
}
}
else if ((aux1 == aux2) && (aux3 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(3,i);
if (aux == 0)
{
domina_casa(3,i,2);
return 0;
}
}
else if ((aux2 == aux3) && (aux1 == 0) && (aux2 == j))
{
aux = checa_casa(1,i);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,i,2);
return 0;
}
}
/* Verticais */
aux1 = checa_casa(i,1);
aux2 = checa_casa(i,2);
aux3 = checa_casa(i,3);
if ((aux1 == aux3) && (aux2 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(i,2);
if (aux == 0)
{
domina_casa(i,2,2);
return 0;
}
}
else if ((aux1 == aux2) && (aux3 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(i,3);
if (aux == 0)
{
domina_casa(i,3,2);
return 0;
}
}
else if ((aux2 == aux3) && (aux1 == 0) && (aux2 == j))
{
aux = checa_casa(i,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(i,1,2);
return 0;
}
}
}
/* Diagonal Principal */
aux1 = checa_casa(1,1);
aux2 = checa_casa(2,2);
aux3 = checa_casa(3,3);
if ((aux1 == aux3) && (aux2 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(2,2);
if (aux == 0)
{
domina_casa(2,2,2);
return 0;
}
}
else if ((aux1 == aux2) && (aux3 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(3,3);
if (aux == 0)
{
domina_casa(3,3,2);
return 0;
}
}
else if ((aux2 == aux3) && (aux1 == 0) && (aux2 == j))
{
aux = checa_casa(1,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,1,2);
return 0;
}
}
/* Diagonal Secundaria */
aux1 = checa_casa(3,1);
aux3 = checa_casa(1,3);
if ((aux1 == aux3) && (aux2 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(2,2);
if (aux == 0)
{
domina_casa(2,2,2);
return 0;
}
}
else if ((aux1 == aux2) && (aux3 == 0) && (aux1 == j))
{
aux = checa_casa(1,3);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,3,2);
return 0;
}
}
else if ((aux2 == aux3) && (aux1 == 0) && (aux2 == j))
{
aux = checa_casa(3,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(3,1,2);
return 0;
}
}
}
/* Level 2 AI */
/* Defesa */
aux1 = checa_casa(1,1);
aux2 = checa_casa(3,3);
if ((aux1 == 1) && (aux2 == 1))
{
aux = checa_casa(2,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(2,1,2);
return 0;
}
}
aux1 = checa_casa(3,1);
aux2 = checa_casa(1,3);
if ((aux1 == 1) && (aux2 == 1))
{
aux = checa_casa(2,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(2,1,2);
return 0;
}
}
aux1 = checa_casa(2,1);
aux2 = checa_casa(3,2);
aux3 = checa_casa(1,2);
if ((aux1 == 1) && (aux2 == 1))
{
aux = checa_casa(3,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(3,1,2);
return 0;
}
}
if ((aux1 == 1) && (aux3 == 1))
{
aux = checa_casa(1,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,1,2);
return 0;
}
}
if ((aux3 == 1) && (aux2 == 1))
{
aux = checa_casa(1,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,1,2);
return 0;
}
}
aux1 = checa_casa(2,3);
if ((aux1 == 1) && (aux2 == 1))
{
aux = checa_casa(3,3);
if (aux == 0)
{
domina_casa(3,3,2);
return 0;
}
}
if ((aux1 == 1) && (aux3 == 1))
{
aux = checa_casa(1,3);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,3,2);
return 0;
}
}
aux1 = checa_casa(1,1);
aux2 = checa_casa(2,2);
aux3 = checa_casa(3,3);
if ((aux1 == 2) && (aux2 == 1) && (aux3 == 1))
{
aux = checa_casa(3,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(3,1,2);
return 0;
}
}
/* Ataque */
for (i = 1; i <= 3; i++)
{
aux1 = checa_casa(1,i);
aux2 = checa_casa(2,i);
aux3 = checa_casa(3,i);
if ((aux1 == 2) && (aux2 == 0) && (aux3 == 0))
{
aux = checa_casa(2,i);
if (aux == 0)
{
domina_casa(2,i,2);
return 0;
}
}
if ((aux2 == 2) && (aux1 == 0) && (aux3 == 0))
{
aux = checa_casa(1,i);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,i,2);
return 0;
}
}
if ((aux3 == 2) && (aux1 == 0) && (aux2 == 0))
{
aux = checa_casa(1,i);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,i,2);
return 0;
}
}
aux1 = checa_casa(i,1);
aux2 = checa_casa(i,2);
aux3 = checa_casa(i,3);
if ((aux1 == 2) && (aux2 == 0) && (aux3 == 0))
{
aux = checa_casa(i,2);
if (aux == 0)
{
domina_casa(i,2,2);
return 0;
}
}
if ((aux2 == 2) && (aux1 == 0) && (aux3 == 0))
{
aux = checa_casa(i,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(i,1,2);
return 0;
}
}
if ((aux3 == 2) && (aux1 == 0) && (aux2 == 0))
{
aux = checa_casa(i,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(i,1,2);
return 0;
}
}
}
aux1 = checa_casa(1,1);
aux2 = checa_casa(2,2);
aux3 = checa_casa(3,3);
if ((aux2 == 2) && (aux1 == 0) && (aux3 == 0))
{
aux = checa_casa(1,1);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,1,2);
return 0;
}
}
aux1 = checa_casa(3,1);
aux3 = checa_casa(1,3);
if ((aux2 == 2) && (aux1 == 0) && (aux3 == 0))
{
aux = checa_casa(1,3);
if (aux == 0)
{
domina_casa(1,3,2);
return 0;
}
}
aux1 = checa_casa(1,1);
if (aux1 == 2)
{
aux2 = checa_casa(2,2);
aux3 = checa_casa(3,3);
if ((aux3 == 0) && (aux2 == 0))
{
aux1 = checa_casa(3,2);
aux2 = checa_casa(1,2);
if ((aux1 != 1) && (aux2 != 1))
{
aux1 = checa_casa(2,1);
aux2 = checa_casa(2,3);
if ((aux1 != 1) && (aux2 != 1))
{
aux = checa_casa(3,3);
if (aux == 0)
{
domina_casa(3,3,2);
return 0;
}
}
}
}
}
for (i = 1; i <= 3; i++)
{
aux1 = checa_casa(1,i);
aux2 = checa_casa(2,i);
aux3 = checa_casa(3,i);
if (aux1 == 0)
{
domina_casa(1,i,2);
return 0;
}
else if (aux2 == 0)
{
domina_casa(2,i,2);
return 0;
}
else if (aux3 == 0)
{
domina_casa(3,i,2);
return 0;
}
aux1 = checa_casa(i,1);
aux2 = checa_casa(i,2);
aux3 = checa_casa(i,3);
if (aux1 == 0)
{
domina_casa(i,1,2);
return 0;
}
else if (aux2 == 0)
{
domina_casa(i,2,2);
return 0;
}
else if (aux3 == 0)
{
domina_casa(i,3,2);
return 0;
}
}
}
int main()
{
int i;
int tipo_de_jogo = 5;
int jogador = 0;
int aux;
while ((tipo_de_jogo < 0) || (tipo_de_jogo > 2))
{
system(LIMPAR_TELA);
cout << "[1] Jogador contra Jogador\n";
cout << "[2] Jogador contra Computador\n";
cout << "[0] Sair\n";
if ((scanf("%d",&tipo_de_jogo)) == 0)
{
cout << "Huh?\n";
getchar();
}
}
if (tipo_de_jogo == 0)
return 0;
else if (tipo_de_jogo == 1)
{
for (i = 0; i < 9; i++)
{
jogador++;
if (jogador > 2)
jogador = 1;
loop_jogo(jogador);
aux = checa_win();
if (aux != 0)
{
system(LIMPAR_TELA);
desenhar_jogo();
cout << "Vencedor: Jogador " << aux << "!";
getchar(); getchar();
return 0;
}
}
}
else if (tipo_de_jogo == 2)
{
for (i = 0; i < 9; i++)
{
jogador++;
if (jogador > 2)
jogador = 1;
if (jogador == 1)
loop_jogo(jogador);
else if (jogador == 2)
joga_computador();
aux = checa_win();
if (aux != 0)
{
system(LIMPAR_TELA);
desenhar_jogo();
if (aux == 1)
cout << "Vencedor: Jogador!";
else if (aux == 2)
cout << "Vencedor: Computador!";
getchar(); getchar();
return 0;
}
}
}
if (tipo_de_jogo != 0)
{
system(LIMPAR_TELA);
desenhar_jogo();
cout << "Empate!";
getchar(); getchar();
return 0;
}
}
Jantar dos Filósofos - Programação Paralela
Funções com número variável de argumentos
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Como fazer a instalação do Samba
Como fazer a conversão binária e aplicar as restrições no Linux
Duas Pasta Pessoal Aparecendo no Ubuntu 24.04.3 LTS (19)
Formas seguras de instalar Debian Sid (13)
Malware encontrado em extensões do Firefox. (0)
Fiz uma pergunta no fórum mas não consigo localizar [RESOLVIDO] (21)









