Braco Robotico em OpenGL

Publicado por Michael 25/12/2005 (última atualização em 13/09/2022)

[ Hits: 18.587 ]

Download braco.c

Download bracoFix.c (versão 2)




Este programa mostra como é utilizado matrizes no meio da computação grafica. É tulizado linguagem C com funções em Opengl, ele foi compilado no Dev C++  mais roda perfeitamente no ambiente Linux, basta fazer as configurações certa
Boa Sorte

  



Versões atualizadas deste script

Versão 2 - Enviado por Samuel Leonardo em 12/09/2022

Changelog: Bug fix:
Para compilar:
1-instale o opengl:
sudo apt install freeglut3-dev libgl1-mesa-dev libglu1-mesa-dev build-essential
2-compilando
2.1-salve o bracoFix.c numa pasta
2.2-abra um terminal na pasta do bracoFix.c
2.3-execute o comando:
gcc -o bracoFix bracoFix.c -lGL -lGLU -lglut
3-executando
Apenas rode o comando:
./bracoFix

Download bracoFix.c


Esconder código-fonte

/*Programa usado para estudar matriz em meio 3D
  Desenvolvido por : Michael D. Borges
*/


//#include <glut.h>
#include <gl/glut.h>

//Declaração de variáveis
float ang0=0, ang1=0 , ang2=0 ,vy=-1, ty=1;

// Objecto Quadric (gluCilinder, gluDisk)
GLUquadricObj      *planet;

void Desenha(void)
{
     glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
     glColor3f(0.0,0.0,1.0);
     glBegin(GL_QUADS);
        glVertex2f(-12,-2);
        glVertex2f(-12,0);
        glVertex2f(12,0);
        glVertex2f(12,-2);
     glEnd();
     glPushMatrix();
         glRotatef(ang0, 0.0, 0.0, 1.0);
         glColor3f(1.0,1.0,0.0);
         gluDisk(planet, 0, 2, 16, 1);
         glBegin(GL_QUADS);
            glVertex2f(0,-0.5);
            glVertex2f(0,0.5);
            glVertex2f(6,0.5);
            glVertex2f(6,-0.5);
         glEnd();
         glPushMatrix();
             glTranslatef(6.0, 0.0, 0.0);
             glRotatef(ang1, 0.0, 0.0, 1.0);
             glColor3f(1.0,0.0,0.0);
             gluDisk(planet, 0, 0.8, 16, 1);
             glBegin(GL_QUADS);
                glVertex2f(0,-0.3);
                glVertex2f(0,0.3);
                glVertex2f(3,0.3);
                glVertex2f(3,-0.3);
             glEnd();
             glPushMatrix();
                 glTranslatef(3.0, 0.0, 0.0);
                 glRotatef(ang2, 0.0, 0.0, 1.0);
                 glColor3f(0.0,0.0,1.0);
                 glBegin(GL_QUADS);
                    glVertex2f(0,-0.3);
                    glVertex2f(0,0.3);
                    glVertex2f(2,0.3);
                    glVertex2f(2,-0.3);
                 glEnd();
                 gluDisk(planet, 0, 0.8, 10, 1);
                 glPushMatrix();
                     glTranslatef(1., 0.0, 0.0);
                     glColor3f(0.0,0.0,1.0);
                     glBegin(GL_QUADS);
                         glVertex2f(1,-1);
                         glVertex2f(1,1);
                         glVertex2f(1.5,1);
                         glVertex2f(1.5,-1);
                      glEnd();
                      glBegin(GL_QUADS);
                         glVertex2f(1.5,ty-0.5);
                         glVertex2f(1.5,ty);
                         glVertex2f(3,ty);
                         glVertex2f(3,ty-0.5);
                      glEnd();
                      glBegin(GL_QUADS);
                         glVertex2f(1.5,vy);
                         glVertex2f(1.5,vy+0.5);
                         glVertex2f(3,vy+0.5);
                         glVertex2f(3,vy);
                      glEnd();

                 glPopMatrix();
             glPopMatrix();
         glPopMatrix();
     glPopMatrix();
     glFlush();
}

void TeclasEspeciais(int key, int x, int y)
{
    switch (key)
    {
      case GLUT_KEY_DOWN:
          if (vy>=-0.9 & vy<=-0.4) vy=vy-0.1;
          if (ty>=0.4 & ty<=0.9)ty=ty+0.1;
      break;

      case GLUT_KEY_UP:
          if (vy>=-1.1 & vy<=-0.5) vy=vy+0.1;
          if (ty>=0.5 & ty<=1.1)ty=ty-0.1;
      break;

      case GLUT_KEY_HOME:
          ang0=ang0+5.0;
      break;
      case GLUT_KEY_END:
          ang0=ang0-5.0;
      break;

      case GLUT_KEY_PAGE_UP:
          ang1=ang1+7.0;
      break;
      case GLUT_KEY_PAGE_DOWN:
          ang1=ang1-7.0;
      break;
      case GLUT_KEY_LEFT:
          ang2=ang2+9.0;
      break;
      case GLUT_KEY_RIGHT:
          ang2=ang2-9.0;
      break;

    }
    glutPostRedisplay();
}

void Inicializa (void)
{
    glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f);
    gluOrtho2D(-13.0,13.0,-13.0,13.0);
}

int main(void)
{
      glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
      glutCreateWindow("Braço robótico");
      planet=gluNewQuadric();
      glutDisplayFunc(Desenha);
      glutSpecialFunc(TeclasEspeciais);
      Inicializa();
      glutMainLoop();
}



Scripts recomendados

Lista dinâmica de variáveis

Jogo Guitar Hero

Imprimindo uma arvore graficamente

Cálculo de logaritmo de um número por Método de Newton-Raphson em C

POGRAMA EM C REGISTRO DE CADASTRO ALTERAR E REMOVER CLIENTES PRODUTOS


  

Comentários
[1] Comentário enviado por dibetao em 26/12/2005 - 17:48h

Muito bom o braço mecânico.

[2] Comentário enviado por f_Candido em 16/01/2008 - 01:28h

Fiocou show de bola. Muito bem elaborado.

[3] Comentário enviado por maurixnovatrento em 23/10/2022 - 16:57h


Muito top.

___________________________________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/mxnt10


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts