openSUSE Leap 42.1 - 6 dicas de pós-instalação

Publicado por Rogerio Leiro Fontan em 19/11/2015

[ Hits: 13.528 ]

Blog: https://rlfontan.wordpress.com/

 


openSUSE Leap 42.1 - 6 dicas de pós-instalação



E aí galera tudo beleza?

Esta será uma dica simples, com os procedimentos que tive que fazer para ter um openSUSE Leap 42.1 utilizável como desktop.

Os procedimentos foram: atualização do sistema, instalação de codecs, configuração da impressora da HP, instalação do driver da NVIDIA, instalação de um player de vídeo e da Steam.

Obs.: para mais informações use as fontes que estão no rodapé desta dica.

1. Atualizar o sistema

Abra o YaST e vá na aba Software, haverá uma opção chamada "Atualização Online", coloque ela para funcionar.

Entretanto, caso dê algum erro, como este:

Erro de download (curl) para 'http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.1/repo/oss/repodata/repomd.xml': Código de erro: Connection failed Mensagem de erro: Failed to connect to download.opensuse.org port 80: A rede está fora de alcance
Tente usar o seguinte comando no terminal para desabilitar o IPv6:

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6

E rode a "Atualização Online" outra vez. Caso você queira saber o comando que ativa do IPv6 aqui está ele:

# echo 0 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6

Obs.: o comando que desativa o IPv6 é muito importante. Se aquele erro se repetir no seu sistema em outra ocasião, é esse comando que o resolverá. Portanto guarde-o com carinho.

2. Instalação de codecs

Essa parte é bastante importante, pois sem esses codecs você pode simplesmente não conseguir reproduzir vídeos. Então para resolver tal problema iremos ao terminal e faremos assim:

Primeiro adicionamos alguns repositórios adicionais:

# zypper addrepo -f http://packman.inode.at/suse/openSUSE_Leap_42.1/ packman
# zypper addrepo -f http://opensuse-guide.org/repo/openSUSE_Leap_42.1/ dvd


E depois rodamos o comando de instalação dos codecs:

# zypper install k3b-codecs ffmpeg lame gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly gstreamer-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-plugins-libav libdvdcss2

É só ler direitinho as perguntas que ele te fizer no terminal, permitindo que ele realize as operações que ele quer, e vai dar tudo certo.

3. Configurar impressora da HP

Depois de mandar instalar a impressora da HP pelo próprio ambiente gráfico podemos ter problemas com o hp-plugin, portanto devemos baixar o pacote do HPLIP no YaST (o openSUSE não vem com HPLIP, apenas com o pacote de drivers dele), e em seguida rodar o seguinte comando no terminal:

# hp-setup

Então teoricamente é só seguir o protocolo e ser feliz.

Entretanto, mesmo depois de fazer isso, você pode ter futuramente alguns problemas nos momentos da impressão.

Se esse for o caso recomendo que você apague toda e qualquer configuração/adição de impressoras que você tiver feito, seja no HPLIP ou no seu ambiente gráfico, e só depois de ter feito isso vá no terminal e rode o comando:

# hp-setup

Seguindo o protocolo provavelmente tudo ocorrerá bem dessa vez.

4. Instalando drivers da nVidia

Apenas rode os dois comandos a seguir e depois dê reboot.

# zypper addrepo -f http://download.nvidia.com/opensuse/leap/42.1 nvidia
# zypper install-new-recommends


5. Instalando o player de vídeo Totem

Basta ir no YaST, selecionar a aba Gerenciamento de Software e procurar pelo Totem.

Esse é o meu player de vídeo preferido. E, diferente do VLC, você não vai ter que esquentar a cabeça com os problemas de codecs.

6. Instalando Steam

Basta acessar o links abaixo, clicar no botão de instalação e observar o YaST, esse é o famoso One Click Install do openSUSE.
É isso aí galera, estou gostando bastante do openSUSE Leap e espero que vocês possam achar minha dica útil e possam usufruir do sistema com mais facilidade.

Um abraço!

Fontes:
Outras dicas deste autor

[RESOLVIDO] Corretor ortográfico não funciona no Libre Office

Correção do erro "ACPI PCC probe failed"

Erro "BDB0087 DB_RUNRECOVERY: Fatal error, run database recovery" no Solus [Resolvido]

Como instalar o seu hp-plugin? Contornando o erro

Leitura recomendada

Chmod + dicas

@GimmeThatSong - Baixe músicas de graça, legalmente, via download direto

Terminais estilo Quake para Linux

Target TTL do Iptables: Contornando bloqueios de compartilhamento

Pequena faxina no Ubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por cezaraugusto1980 em 20/11/2015 - 15:10h

Não consegui fazer nado do que você escreveu.

[2] Comentário enviado por RLFontan em 20/11/2015 - 16:01h

Olá Cesar tudo beleza?

Tente ser mais específico para que a galera possa entender porque você não conseguiu usar as dicas, onde exatamente você sentiu dificuldade?

Abraço!

[3] Comentário enviado por Guruga em 23/11/2015 - 09:04h

Há muito tempo venho tentando gostar do openSUSE, mas sempre esbarro em algo que me faz desistir de usá-lo. Desta vez, por enquanto, é a questão do MP3. Instalei o sistema uma vez, instalei alguns aplicativos e codecs e quando fui tentar escutar minhas músicas no Amarok ele não reproduzia nada. Quero dizer nada mesmo, nem mesmo o áudio de amostra que vem junto com o aplicativo. Formatei novamente a máquina e deixei a instalação padrão; funcionou muito bem, até eu perceber que o Amarok reproduzia alguns MP3 e outros não. Resolvi seguir a dica desta página. O primeiro problema é que sempre que encontra uma divergência o openSUSE pede para o usuário resolver, mas as informações que ele passa são muito poucas para que a gente tome uma decisão acertada. Escolhi sempre a opção 1, que era para instalar os novos aplicativos, ao invés de quebrar e ignorar a instalação - as outras opções disponíveis. Agora novamente o Amarok não reproduz nada. Deveria ser mais fácil, para um sistema que pretende agradar a usuários avançados e leigos, a instalação e uso dos aplicativos mais simples. Ressalto que não sou um usuário iniciante, já usei Fedora, Mandriva, Arch, Kubuntu... etc. Ainda busco um sistema Linux que seja fácil de usar, mas que também não me limite nas minhas opções.

Desculpe pelo desabafo, mas é que desta vez pensei ter encontrado o sistema certo para mim. Uma distribuição de longo tempo de suporte, mas que pretende ter os softwares estáveis mais recentes. Mas parece que ainda não foi desta vez.

Se o autor ou alguém puder me dar uma solução para o problema do Amarok eu tentarei dar mais uma chance ao openSUSE. O sistema parece ser bem feito, mas esses problemas acabam com minha paciência.

------
Desinstalei os codecs, removi o repositório e atualizei o sistema, depois instalei os pacotes gstreamer oficiais e agora está funcionando bem. Inclusive as músicas que não reproduziam antes. Estou percebendo que é muito arriscado adicionar repositórios não oficiais no openSuse.

[4] Comentário enviado por Bequimao.de em 24/11/2015 - 14:15h

@ Guruga e @ Cesar Augusto
Por favor abrem tópicos separados para seus problemas.

O Amarok começou a funcionar após a instalação dos codecs do repositório packman. O VLC também não deu dores de cabeça. Basta só instalar os pacotes vlc e vlc-codecs.

Abraços
Bequimão

[5] Comentário enviado por aaobts em 12/12/2015 - 17:11h

faço minhas as palavras do guruga... aqui tb nao roda quase nada... filmes mp4, avi, mkv etc uns rodam outros nao... mp3 com muitos neuronios danificados consegui... deveria ser mais facil se a distro é candidata para usuarios leigos...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts