Correção do erro "ACPI PCC probe failed"

Publicado por Rogerio Leiro Fontan em 23/10/2015

[ Hits: 21.815 ]

Blog: https://rlfontan.wordpress.com/

 


Correção do erro "ACPI PCC probe failed"



E aí galera, tudo beleza?

Seguinte, esta dica é para você que usa Ubuntu ou distribuições derivadas e que após instalar seu driver de vídeo recebeu um tal errinho de uma linha "ACPI PCC" na primeira reinicialização que você fez, esse erro parece e é relatado por alguns como inofensivo, mas é bom resolvê-lo pois em alguns casos ele pode provocar um erro na sua interface gráfica.

Mesmo já havendo materiais sobre isso em inglês percebi que algumas pessoas vinham ao Viva o Linux com essa dúvida, então resolvi simplificar a explicação e traduzir ao português com minhas palavras e em formato de dica, para que a resolução desse erro possa ser facilitado aos brazucas que o procuram no Google.

Se você porém não for ruim de inglês e nem um iniciante total no Linux, eu vou deixar a minha fonte no final dessa dica, para que você possa usá-la.

O procedimento é bem simples, procure no seu sistema o terminal, abra-o e digite:

sudo nano /etc/default/grub

Ele vai pedir a sua senha no terminal, basta digitar a senha administradora e apertar enter, repare que a você não vai poder ver os caracteres enquanto digita, então não precisa se preocupar, só digitar a senha e apertar enter.

É bem possível que essa seja a sua primeira vez fazendo uma modificação com o editor nano, mas não se preocupe, o procedimento é fácil, basta fazer com calma.

O que você está prestes a realizar é nada mais nada menos que uma edição de texto, como você faz em um documento qualquer. Você deve se mover pelo arquivo que acabou de abrir usando as setas, até alcançar a seguinte linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Então você deve editá-la para que ela fique dessa maneira:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"

Em seguida para sair do arquivo aperte Ctrl + X ao mesmo tempo, e ele lhe perguntará na parte de baixo do editor se você quer salvar o arquivo, basta digitar "yes" se a pergunta tiver sido feita em inglês, ou "sim" se a pergunta tiver sido feita em português, e apertar enter é claro.

Voltando ao estágio anterior do seu terminal digite:

sudo update-grub

Depois de ter fornecido a senha para o comando anterior e ter apertado enter, se você QUISER verificar se o arquivo ficou como deveria você pode usar novamente o comando "sudo nano /etc/default/grub" e verificar se o arquivo ficou corretinho.

Agora você deve reiniciar o computador, se tudo tiver dado certo ao invés do velho erro aparecerá umas linhas correndo pela sua tela, caso aconteça o contrário e o erro ainda não tiver sido resolvido, basta usar o mesmo procedimento, mas ao invés de deixar a linha que você deve editar assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"

Ela deve ficar assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

Após ter feito isso bastará reiniciar o seu computador e seu problema provavelmente estará resolvido.

Fonte:
Outras dicas deste autor

[RESOLVIDO] Corretor ortográfico não funciona no Libre Office

Como instalar o seu hp-plugin? Contornando o erro

openSUSE Leap 42.1 - 6 dicas de pós-instalação

Erro "BDB0087 DB_RUNRECOVERY: Fatal error, run database recovery" no Solus [Resolvido]

Leitura recomendada

Alfresco: Gerenciando documentos digitais na Era da Informação

É tudo questão de se desligar para se ligar...

Configurando modem Lucent v90 no Ubuntu 7.04

O comando "nice"

Placa Wireless Atheros AR5001 - Configuração no Debian Squeeze

  

Comentários
[1] Comentário enviado por williambarreto em 11/12/2015 - 02:03h

Aqui aparentemente resolveu o erro, porém toda a vez que der boot no sistema ele vai carregar todas aquelas letras ? É possível tirar isso ? Comigo a mensagem resolveu deixando apenas com "nomodeset"

[2] Comentário enviado por RLFontan em 11/12/2015 - 19:45h

E ae William tudo beleza?

Seguinte, eu nunca liguei para essas letras, provavelmente elas devem ser só alguns processos abrindo no sistema, recomendo que para resolver essa dúvida você abra um tópico novinho em folha aqui no fórum, porque então sua pergunta ganha mais visibilidade e mais pessoas podem ajudar.

Um abraço!

[3] Comentário enviado por yuricolen em 26/01/2016 - 11:37h


Yuri Martins Colen

Bom dia,

comigo isso ta acontecendo quando tento instalar o Ubuntu em uma máquina virtual, tem alguma dica?

[4] Comentário enviado por removido em 28/01/2016 - 20:42h

Comigo também logo no primeiro boot do ubunto. Queria botar em dual boot com o win 7 . Mais ele depois desse erro carrega o logo do ubuntu e quando esta indo para aquela parte de instalação trava na tela branca!

[5] Comentário enviado por RLFontan em 01/02/2016 - 15:36h

Pessoal, criem suas dúvidas no fórum, aqui a pergunta de vocês não tem visibilidade para o pessoal ajudar.

Abraço, Rogério.

[6] Comentário enviado por guicampos26 em 02/02/2016 - 16:27h

Então Rogerio, primeiramente obrigado, você me ajudou a resolver este pequeno erro que me deixava com a pulga atrás da orelha. Mas usei parte do que você colocou aí. Eu já utilizava o driver proprietário da Nvidia, então, o substituí pela opção open source da minha lista de drivers, e em seguida abri o terminal e executei o comando "sudo update-grub". Resolveu e sumiu a mensagem, inclusive, a unica tela preta com log que aparecia na incialização era a do erro, ela aparecia logo após o boot loader, onde seleciono se vou iniciar o windows 7 ou o Ubuntu, mas agora sumiu. Após o boot loader a tela fica naquele tom avermelhado do ubuntu e já aparece a tela de login. Valeu pela dica, novamente obrigado.

[7] Comentário enviado por RLFontan em 02/08/2016 - 00:19h

Show de bola, ao menos no meu computador, esse erro foi corrigido na versão 16.04 do Ubuntu!

[8] Comentário enviado por defeetal em 21/10/2016 - 10:42h

no meu caso, eu nem consigo entrar mais no sistema, entra direto a mensagem ACPI PROBE FAILED
com muito custo abre pra escolher as opções de inicialização do Ubuntu, eu entro em recovery mode e entro na parte do shell e de lá rodo o comando sudo nano /etc/default/grub mas já aparece que eu não tenho permissão de gravar, só de leitura. então, não consigo resolver. alguma dica?

[9] Comentário enviado por mathho em 30/10/2016 - 21:17h


[8] Comentário enviado por defeetal em 21/10/2016 - 10:42h

no meu caso, eu nem consigo entrar mais no sistema, entra direto a mensagem ACPI PROBE FAILED
com muito custo abre pra escolher as opções de inicialização do Ubuntu, eu entro em recovery mode e entro na parte do shell e de lá rodo o comando sudo nano /etc/default/grub mas já aparece que eu não tenho permissão de gravar, só de leitura. então, não consigo resolver. alguma dica?

De sudo su e coloque sua senha a pega



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts