[RESOLVIDO] Corretor ortográfico não funciona no Libre Office

Publicado por Rogerio Leiro Fontan em 06/08/2017

[ Hits: 8.215 ]

Blog: https://rlfontan.wordpress.com/

 


[RESOLVIDO] Corretor ortográfico não funciona no Libre Office



Olá pessoal, beleza?

Seguinte, em mais de uma distribuição eu tive o seguinte problema: coloquei o sistema todo instaladinho com tudo em português, instalei aquelas extensões de "dicionário" e "ajuda" em português e quando finalmente vou usar o Libre Office... a correção ortográfica não funciona corretamente, simplesmente não funciona, ela chega a corrigir algumas palavras automaticamente, mas simplesmente aquele grifo vermelho, que fica embaixo das palavras nos oferecendo as correções após clicarmos com o botão direito em cima da palavra, simplesmente não aparece.

Ok, sem mais delongas, como corrigir esse problema? Em Ubuntu e derivados (KDE no meu caso):

sudo apt-get install hunspell-pt-br
e
sudo apt-get install hyphen-pt-br

Provavelmente o danado que realmente resolve o problema é o tal do hunspell-pt-bt, uma vez que ele é, pasme, o próprio corretor ortográfico do Libre Office, mas enfim, instale o de baixo também, vai que ele é útil né?

Para instalar esses pacotes em outras distribuições vocês usam o devido comando de instalação da distribuição em questão com o nome do pacote em questão, o nome pode variar dependendo da distro, nessas horas que o Google e o instalador gráfico de sua distribuição como o YaST, Rigo etc serão seus amigos, pois você joga a palavra chave no buscador, o nome do pacote (nesse caso : hunspell e hyphen), e eles provavelmente lhes darão algo semelhante que será o que você busca, daí é só vocês darem uma lidinha na descrição do pacote para confirmar e tudo resolvido, é só instalar. Lembre-se que os comentários e o fórum do VOL estão aqui sempre para te socorrer :).

Lembrando que indivíduos usando distribuições KISS podem estar nesse momento estar tendo esse problema... o repositório do Alien BOB do Slackware que eu me lembre por exemplo não disponibiliza o hunspell na seção do Libre Office... bem meu amigo Slacker, está aí o nome do pacote que estava lhe faltando compilar.

Observação final: essa dica leva em consideração que você já instalou outros pacotes como o dicionário etc. O objetivo específico desse tópico é resolver a questão do problema do corretor ortográfico. Mas a título de ajuda, segue um pacote relacionado a esses outros problemas que talvez estejam te afetando:

Pacote de idioma em Português Brasileiro: libreoffice-l10n-pt-br (Debian e Ubuntu). Para instalar:

Ubuntu:

sudo apt-get install libreoffice-l10n-pt-br

Debian:

su
# apt-get install libreoffice-l10n-pt-br


Slackware: http://www.slackware.com/~alien/slackbuilds/libreoffice/pkg64/14.2/

E se vira, que Slacker não precisa de babá uaheuaheuaheuhahe.

Aparentemente inclusive, esse pacote de idioma do Debian e Ubuntu resolve todos os problemas de idioma de uma vez só... mas enfim, ficam aí recursos diversos para ajudar vocês.

Beleza galera, boa noite pra vocês e tudo de bom!

Outras dicas deste autor

openSUSE Leap 42.1 - 6 dicas de pós-instalação

Erro "BDB0087 DB_RUNRECOVERY: Fatal error, run database recovery" no Solus [Resolvido]

Correção do erro "ACPI PCC probe failed"

Como instalar o seu hp-plugin? Contornando o erro

Leitura recomendada

LibreOffice 3.6.3 no Fedora 17

LibreOffice 3.5.3 - Instalação no CentOS 6.x

LibreOffice - Instalação da tradução para o português via terminal

Qual o substituto para o Microsoft Office?

Corretor ortográfico no LibreOffice Writer

  

Comentários
[1] Comentário enviado por tobiassilva em 11/11/2018 - 12:29h

Boa tarde.

Obrigado por compartilhar seu problema e a correção para o mesmo.

Estou com problema parecido, tanto no LibreOffice, quanto no Firefox, mas a distro que uso é o Manjaro com KDE. Fiz como você, instalei os pacotes de idiomas sugeridos, conferi nas configurações do LibreOffice se tudo estava ok, e sim, lá está tudo em Português, mas ao redigir os textos, a única correção que o programa Writer faz é acrescentar o til "~" em algumas palavras. Mesmo marcada a correção automática, o programa não corrige, não sublinha o erro, muito menos sugere correção.
Saberia informar como corrigir no Manjaro? Já reinstalei diversas vezes, instalei outros editores, mas me identifico melhor com o Writer do LibreOffice.

Desde já Agradeço.

[2] Comentário enviado por oxediogo em 25/02/2019 - 15:21h

Muito obrigado por compartilhar essa ótima dica. Precisei apenas do primeiro comando e tudo resolvido! Thanks Bro



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts