Ubuntu + Nvidia - Monitor perdendo sinal ao dar boot após instalação

Publicado por Deivid em 24/10/2011

[ Hits: 8.814 ]

 


Ubuntu + Nvidia - Monitor perdendo sinal ao dar boot após instalação



Bom, já tive problemas com o Ubuntu. Tenho uma placa de vídeo Nvidia 9600 GT. O engraçado é que o livecd dá boot normalmente, mas depois de instalar o sistema operacional, e dar boot, passar pela tela do grub (ou não caso você não tenha outro SO instalado), o monitor perde o sinal, mas dá pra perceber que o Ubuntu carrega normalmente, mas não dá pra ver nada.

Essa dica consiste em ativar o driver proprietário da nVidia, o que vai corrigir o problema de não dar vídeo.

Bom, seguem as soluções que utilizei para solucionar o problema.

1ª SOLUÇÃO

Depois de instalar o Ubuntu, desligue seu micro e remova sua placa offboard. Conecte o cabo na sua placa de vídeo onboard (que no meu caso também é nVidia, só que de outra série) e dê boot normalmente. Instalei o driver da nVidia mais atual.

Desligue o micro e recoloque sua placa onboard, dê boot por ela. Pronto! Problema resolvido. E se você tiver a placa onboard nVidia como eu tenho, vai ser mais fácil, pois o próprio Ubuntu vai sugerir atualizar o driver de vídeo para o driver proprietário da nVidia.

2º SOLUÇÃO (tem que ter conexão com internet já funcionando)

Instale o Ubuntu, de preferência com conexão a internet, e marque logo a opção de baixar a instalar as atualizações. Após o boot o monitor vai desligar, mas o SO estará rodando mesmo assim. Então faça o seguinte.

Se você na instalação marcou a opção de não pedir senha, mas carregar o sistema direto, pule o passo 1.

PASSO 1: Até a versão 11.04 do Ubuntu: Dê enter, para ser possível digitar a senha. Digite sua senha e tecle enter. A partir da 11.10 do Ubuntu: Não precisa dar enter. Digite a senha, e dê enter.

PASSO 2: Tecle Esc umas 3 vezes, pois pode ter aberto alguma tela de atualização do sistema, ou correção de idioma, a tecla Esc deve fechar essas telas. Também pode utilizar Alt+f4.

PASSO 3: Tecle a tecla "Super" (aquela que tem o símbolo do lá ele).

Obs.: As vezes teclar Super não abre a pesquisa do Unity, se você seguir os passos seguintes, e não der certo, comece tudo de novo, mas ao invés de usar super, mova o mouse bem para esquerda e para cima, para se certificar que ele chegou no cantinho superior da tela, depois abaixe um pouquinho de nada, e clique, isso deve apertar aquele botão que tem o símbolo do Ubuntu, e abrir a tela de pesquisa.

PASSO 4: Deve aparecer a tela de pesquisa do Unity (mesmo que você não esteja vendo ;] ).

Digite "drivers" sem as aspas.

Tecle enter e espere uns 45 segundos.

PASSO 5: Agora tecle seta para baixo duas vezes (isso deve marcar o "driver recomendado", se não marcar ele também não tem problema).

PASSO 6: Agora tecle Alt+a (isto vai acionar o botão ativar).

Pronto, agora veja que o sinal de internet vai começar a piscar... isto é o Ubuntu baixando o driver... quando o sinal de internet parar de piscar, significa que o driver já foi baixado, e vai começar a instalar... o que deve começar a piscar agora é o seu led de HD.

PASSO 7: Depois de baixado o driver, espere pelo menos uns 20 minutos, veja se a atividade do disco diminuiu bastante... se diminuiu e você achar que já terminou a instalação, aperte o botão de desligar do seu micro, aguarde algum tempo, o micro deve ser desligado. Quando você ligar de novo, voilà, seu micro vai passar a dar vídeo, e você vai poder enxergar seu Ubuntu!

Bom, já fiz dos dois jeitos e deu certo pra mim, espero que essa dica seja útil para você também!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Liberando conexões do terminal service e VNC no firewall

User-Theme-Extension - sem funcionar após atualização

screenFetch no Fedora 18

Erro ao iniciar Steam no Void Linux [Resolvido]

Limitando a banda do Kazaa com CBQ

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rafunhel em 26/10/2011 - 20:15h

Tenho esse mesmo problema em qualquer distribuição baseada em Debian (e no poróprio) que testei até hoje.

Resolvia do mesmo modo do passo 1, mas ao invés de remover a offboard, eu simplesmente setava na bios qual ela deveria usar. Acho que pra quem não tem prática em manipular peças de hardware que são bem sensíveis, essa é uma opção melhor.

Assim que eu comprei minha placa de vídeo e tentei instalar o ubuntu, não encontrei nada na internet que falava sobre isso. E como eu pensei que esse método que eu usava pra resolver não era uma solução e sim uma "gambiarra", não me interessei em escrever um tutorial como o seu .

Obrigado.

[2] Comentário enviado por deividluduvico em 28/10/2011 - 09:46h

Obrigado pela contribuição rafunhel, eu mesmo não desabilito a placa no setup pois minha placa mãe não dá essa opção. Se eu desabilitar, fico sem vídeo... Mas sua informação é importante para quem tem uma placa mãe que suporte a seleção de saída de vídeo, sem precisar remover a placa...

Bom, eu decidi publicar pois tinha visto gente no fórum que procurava solução para este problema mas não tinha resposta... Bom agora já tem. Inclusive com a possibilidade de ativar o driver instalando ele "na sega".



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts