Ubuntu + Nvidia - Monitor perdendo sinal ao dar boot após instalação

Publicado por Deivid em 24/10/2011

[ Hits: 8.635 ]

 


Ubuntu + Nvidia - Monitor perdendo sinal ao dar boot após instalação



Bom, já tive problemas com o Ubuntu. Tenho uma placa de vídeo Nvidia 9600 GT. O engraçado é que o livecd dá boot normalmente, mas depois de instalar o sistema operacional, e dar boot, passar pela tela do grub (ou não caso você não tenha outro SO instalado), o monitor perde o sinal, mas dá pra perceber que o Ubuntu carrega normalmente, mas não dá pra ver nada.

Essa dica consiste em ativar o driver proprietário da nVidia, o que vai corrigir o problema de não dar vídeo.

Bom, seguem as soluções que utilizei para solucionar o problema.

1ª SOLUÇÃO

Depois de instalar o Ubuntu, desligue seu micro e remova sua placa offboard. Conecte o cabo na sua placa de vídeo onboard (que no meu caso também é nVidia, só que de outra série) e dê boot normalmente. Instalei o driver da nVidia mais atual.

Desligue o micro e recoloque sua placa onboard, dê boot por ela. Pronto! Problema resolvido. E se você tiver a placa onboard nVidia como eu tenho, vai ser mais fácil, pois o próprio Ubuntu vai sugerir atualizar o driver de vídeo para o driver proprietário da nVidia.

2º SOLUÇÃO (tem que ter conexão com internet já funcionando)

Instale o Ubuntu, de preferência com conexão a internet, e marque logo a opção de baixar a instalar as atualizações. Após o boot o monitor vai desligar, mas o SO estará rodando mesmo assim. Então faça o seguinte.

Se você na instalação marcou a opção de não pedir senha, mas carregar o sistema direto, pule o passo 1.

PASSO 1: Até a versão 11.04 do Ubuntu: Dê enter, para ser possível digitar a senha. Digite sua senha e tecle enter. A partir da 11.10 do Ubuntu: Não precisa dar enter. Digite a senha, e dê enter.

PASSO 2: Tecle Esc umas 3 vezes, pois pode ter aberto alguma tela de atualização do sistema, ou correção de idioma, a tecla Esc deve fechar essas telas. Também pode utilizar Alt+f4.

PASSO 3: Tecle a tecla "Super" (aquela que tem o símbolo do lá ele).

Obs.: As vezes teclar Super não abre a pesquisa do Unity, se você seguir os passos seguintes, e não der certo, comece tudo de novo, mas ao invés de usar super, mova o mouse bem para esquerda e para cima, para se certificar que ele chegou no cantinho superior da tela, depois abaixe um pouquinho de nada, e clique, isso deve apertar aquele botão que tem o símbolo do Ubuntu, e abrir a tela de pesquisa.

PASSO 4: Deve aparecer a tela de pesquisa do Unity (mesmo que você não esteja vendo ;] ).

Digite "drivers" sem as aspas.

Tecle enter e espere uns 45 segundos.

PASSO 5: Agora tecle seta para baixo duas vezes (isso deve marcar o "driver recomendado", se não marcar ele também não tem problema).

PASSO 6: Agora tecle Alt+a (isto vai acionar o botão ativar).

Pronto, agora veja que o sinal de internet vai começar a piscar... isto é o Ubuntu baixando o driver... quando o sinal de internet parar de piscar, significa que o driver já foi baixado, e vai começar a instalar... o que deve começar a piscar agora é o seu led de HD.

PASSO 7: Depois de baixado o driver, espere pelo menos uns 20 minutos, veja se a atividade do disco diminuiu bastante... se diminuiu e você achar que já terminou a instalação, aperte o botão de desligar do seu micro, aguarde algum tempo, o micro deve ser desligado. Quando você ligar de novo, voilà, seu micro vai passar a dar vídeo, e você vai poder enxergar seu Ubuntu!

Bom, já fiz dos dois jeitos e deu certo pra mim, espero que essa dica seja útil para você também!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Plugin do Banco do Brasil (Warsaw) no Fedora 31

Grupos importantes de acesso a dispositivos no Slackware 12.1

Problemas com arquivos .conf em formato Windows

Login mediante senha no Acer Aspire One (Linpus Linux Lite)

The system is running in low-graphics mode [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rafunhel em 26/10/2011 - 20:15h

Tenho esse mesmo problema em qualquer distribuição baseada em Debian (e no poróprio) que testei até hoje.

Resolvia do mesmo modo do passo 1, mas ao invés de remover a offboard, eu simplesmente setava na bios qual ela deveria usar. Acho que pra quem não tem prática em manipular peças de hardware que são bem sensíveis, essa é uma opção melhor.

Assim que eu comprei minha placa de vídeo e tentei instalar o ubuntu, não encontrei nada na internet que falava sobre isso. E como eu pensei que esse método que eu usava pra resolver não era uma solução e sim uma "gambiarra", não me interessei em escrever um tutorial como o seu .

Obrigado.

[2] Comentário enviado por deividluduvico em 28/10/2011 - 09:46h

Obrigado pela contribuição rafunhel, eu mesmo não desabilito a placa no setup pois minha placa mãe não dá essa opção. Se eu desabilitar, fico sem vídeo... Mas sua informação é importante para quem tem uma placa mãe que suporte a seleção de saída de vídeo, sem precisar remover a placa...

Bom, eu decidi publicar pois tinha visto gente no fórum que procurava solução para este problema mas não tinha resposta... Bom agora já tem. Inclusive com a possibilidade de ativar o driver instalando ele "na sega".



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts