Cadê o menu.lst? Aprenda a configurar o Grub2!

Publicado por Gleudson Junior em 05/11/2009

[ Hits: 38.549 ]

Blog: http://www.gleudsonjunior.blogspot.com/

 


Cadê o menu.lst? Aprenda a configurar o Grub2!



Olá pessoal, hoje pela manha, assim que cheguei no trabalho e abri minha caixa de e-mail, me deparei com um questionamento de um amigo do tempo da faculdade. Ele não havia conseguido instalar o Fedora 11 em seu notebook por motivos técnicos e então resolveu testar o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala), isso por pura necessidade, mesmo sem anteriormente ter mexido sequer em uma distro Debian-like.

Em conversa com ele, tentei explicar de varias formas que Linux é Linux, e ponto final, e que essa distinção entre distribuições é coisa totalmente superável, bastando apenas um pouco de força de vontade para desvendar os caminhos de cada uma.

Mas, voltando ao questionamento central do post, no qual fui questionado em o que deveria fazer para configurar o gerenciador de boot, nesse caso o Grub. Fui incisivo em orientá-lo a localizar e editar o arquivo "menu.lst", e quão não foi a minha surpresa em obter o feedback negativo. O "menu.lst" havia sumido. Sumido? Mas como?

Bom gente, na minha humilde opinião, com essas atualizações constantes das versões de distros Linux, o que ocorre com o Linux/Ubuntu, cujo atualização se dá a cada 6 meses, os usuários e principalmente os administradores de sistemas sempre estarão a mercê desses "tais sumiços". O que eu estou tentando dizer é que isso é absolutamente normal (nem sempre aceitável), pois muitas vezes os desenvolvedores dessas ferramentas despadronizam ou mudam nomes de arquivos antes da atualização do software, confundindo assim diversas cabeças. Mas nada que uma boa pesquisa na web não resolva e ainda bem que existe a comunidade para nos ajudar.
Linux: Cadê o menu.lst? Aprenda a configurar o Grub2!
Então, após esse pequeno desabafo, deixa eu explicar como realmente configurar o Grub no Ubuntu 9.10, pois é isso que interessa:

O Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) utiliza o Grub2 como gerenciador de boot, logo teremos que configurar o seu arquivo já atualizado. Cuidado! Não editem o arquivo /boot/grub/grub.cfg, ele é o arquivo principal do Grub2 e substitui o menu.lst, nele encontramos as instruções do menu do Grub. Ao contrário do arquivo menu.lst do Grub Legacy, o grub.cfg não se destina a ser editado! O correto mesmo é configurar os parâmetros de boot através do arquivo: /etc/default/grub, depois basta rodar o script update-grub no terminal.

Dando uma fuçada na net encontrei um post bem legal que indica esse artigo no wiki do Ubuntu:
Obs: está em inglês.

Outras dicas deste autor

Rodando um servidor Apache com PHP e MySQL

Livrando-se dos "pacotes órfãos" (modo gráfico)

I Fórum de Tecnologia em Software Livre

Configurando o xorg.conf no Ubuntu

Forçando a montagem da partição NTFS no Linux

Leitura recomendada

Windows inicializando primeiro no GRUB

Desativar em definitivo o beep no Debian

Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo

Como eliminar um falso DHCP na rede

Problema com som muito baixo

  

Comentários
[1] Comentário enviado por JoseLucas em 05/11/2009 - 22:57h

Excelente! 10
Vai ser de grande ajuda.

[2] Comentário enviado por cesar em 06/11/2009 - 10:01h

Legal,

Última vez que usei o Ubuntu me deparei com este problema, porém como não sou usuário iniciantes, soube resolver o problema facilmente.

Parabéns pela dica!

[]'s

[3] Comentário enviado por walterti em 08/11/2009 - 21:27h

Em conssonancia com o exposto pelo autor do tópico concordo que mudanças na estrutura de pastas deixa os usuários desnoteados, mesmo que o usuário tenha experiencia pra buscar e entender os novos caminhos as vezes se sentem desconfortáveis, as vezes as mudanças ajudam como qdo migrei de slackware pra debian me vi feliz com /var/www mas /media ao inves de /mnt não me agradou muito... claro pode-se alterar o fstab mas isso de qualquer forma deixa o susuário desconfortável...

[4] Comentário enviado por robisonmachado em 06/12/2009 - 10:38h

Valeu pela dica, pena que o site está em inglês e eu ainda estou no básico desta língua, contudo, é possível entender muita coisa.

Valeu!!!!

[5] Comentário enviado por removido em 01/02/2010 - 18:09h

Aqui está em português:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0


[6] Comentário enviado por alaxricard em 27/04/2010 - 10:54h

Muito bom amigo e excelente muitas pessoas naum sabe mesmo como modificar o Grup2 do Ubuntu.

[7] Comentário enviado por infodias em 10/06/2010 - 21:41h

Para usuários do ubuntu, tem a opção startup-manager instalado a partir da central de programas, tudo feito em modo gráfico sem complicação.

Abçs

[8] Comentário enviado por asdfool em 05/06/2012 - 10:22h

Valeu pela dica. Muito oportuna e direta!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts