Configurando aceleração 3D e Compiz-Fusion no Mandriva 2009.0

Publicado por Alberto Federman Neto. em 31/10/2008

[ Hits: 13.181 ]

Blog: https://ciencialivre.blog/

 


Configurando aceleração 3D e Compiz-Fusion no Mandriva 2009.0



Verifiquei que a instalação automática do Compiz-Fusion, ao instalar o Mandriva em meu novo computador, não foi efetiva.

Reporto um procedimento fácil para configurar a aceleração 3D, o Compiz-Fusion e o Metisse no novo Mandriva 2009.0, Final Release.

Características do meu computador são adequadas ao Compiz-Fusion: AMD Athlon, 64 Bits, Dual Core X2, 4 Giga de RAM, DDR2 600 Mhz, com placa de vídeo NVIDIA GForce 6800 GT, 512 Mega de RAM de vídeo.

Instale o Mandriva Free 2009.0, 64 bits. Se o Compiz não funcionar, faça o seguinte:

No menu, "Adicionar ou Remover Software" ou digitando rpmdrake em um terminal, como root. Acesse o RPMDrake e procure pela ocorrências de "nvidia".

1) Remova qualquer driver nvidia que estiver instalado. O sistema pode piscar e dar um erro de execução do Plasma. Não há problema...

2) No mesmo RPMDrake, marque para instalar o mais recente driver nvidia, o 177.80, pois verifiquei que o 173.12 anterior, dá um conflito com o teclado (repetição não controlável de caracteres) e o instalado por default, o 177.70, não ativa a aceleração 3D!

3) Ainda no RPMDRake, aproveite e marque para instalar todas as ocorrências de Compiz, Compiz-Fusion, Emerald e Metisse, inclusive o Fusion-Icon.

4) Rode o RPMDrake para instalar.

5) No Menu do KDE 4.1.2, acesse "Ferramentas", "Ferramentas de Sistema", "Configure seu Computador". Esse é o novo Centro de Controle do Mandriva 2009.0.

Escolha "Hardware", "Configurar o servidor Gráfico", "Placa de Vídeo 6100 ou superior" e clique. Vai aparecer uma mensagem de que existe um driver proprietário com recursos adicionais. Clique para utilizá-lo.

6) Ainda no Centro de Controle, acesse "Hardware", "Configurar Aceleração 3D" e siga as instruções, configurando o Compiz Fusion.

7) Para rodar o Compiz-Fusion, como root digite "fusion-icon" em um terminal, escolha Compiz como gerenciador de janelas e Emerald como decorador.

8) Para o Metisse, em Mandriva, Metisse e Compiz Fusion não rodam juntos (em Sabayon, sim!). Para usar o Metisse, clique no Fusion-Icon com o botão direito, troque o gerenciador de janelas pelo Kwin ou pelo Metacity.

Reinicie a sessão em KDE ou em GNOME, vá novamente para o "Centro de Controle" (item 5), "Hardware", aceleração 3D e escolha configurar Metisse ao invés de Compiz-Fusion. Feche e reinicie a sessão em KDE ou GNOME.

Outras dicas deste autor

Suas partições Linux encheram? Não tem mais espaço? Veja o que você pode fazer!

Instalando e rodando múltiplas interfaces gráficas em Linux tipo Debian

Desmascarando pacotes em Sabayon e Gentoo

Clonar Partições - Um Jeito Fácil

Como liberar espaço em partições cheias no Mandriva Linux

Leitura recomendada

Usando login nome e sobrenome separados por ponto no Slackware 14.1 x86_64 e PDC Samba

Personalizando o terminal do Gnome + teclas de atalho

Restaurando o lilo no Slackware

Resolvendo cores e resolução da tela nas placas Permedia 3DLabs no Ubuntu 8.04

Restaurando o GRUB após a instalação de outro sistema operacional

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 02/11/2008 - 22:25h

No Sabayon e no Gentoo, verifiquei recentemente que o driver mais antigo 173.10.12, funciona melhor que o 177.80,na mesma placa de vídeo GForce 8600 GT.
Errata, onde está "placa de vídeo NVIDIA GForce 6800 GT" le-se 8600 GT...

[2] Comentário enviado por deivid.veras em 15/11/2008 - 18:03h

Amigo acabei de instalar e ao seguir estes passos ele me pede para inserir o CD do Mandriva, faço o q se pede, mas o mesmo não instala!

Tem como me ajuda!

[3] Comentário enviado por albfneto em 15/11/2008 - 19:40h

Deivid, seu Mandriva está usando a Mídia do DVD - CD como preferencial...
O jeito mais fácil de resolver:
antes de mexer no driver nvidia...
Abre o RPMDrake, o instalar programas, do Menu ou o Centro de controle Mandriva e e vai no " Gerenciar Mídias de Atualização", e remove a Mídia CD ou DVD, isto precisa sempre ser feito,pq os pacotes do CD e ou DVD ficam antigos rápido em Mandriva, a mídia de instalação ésó pra instalar..
aproveite,ative outras mídias,se quiser um sistema estável, evite as mídias "Testing", mas se quiser pacotes muito novos, use as mídias Testing....
Evite ativar as mídias "Backport", a não ser para atualizar pacotes muito novos....... As mídias Backport, contém pacotes Trunk ou em Desenvolvimento e não necessáriamente estáveis....
Resumindo, Tire as mídias do CD ou DVD, e não as recoloque (elas ficam desatualizadas em dias!) e ative a mídias online...
a seguir atualize todo o seu sistema....
depois tente novamente trocar o driver NVIDIA, se for necessário, dpeendendo do seu hardware, a detecção do driver que funciona, pode ser inclusive automática....
Resolvendo a sua duvida, ele não instala da mídia DVD ou CD,pq encontra o drievr ou pacote anterior,e ai o sistema faz um downgrade.

[4] Comentário enviado por albfneto em 27/11/2008 - 02:25h

O Mandriva 2009.1 saiu a poucos dias.
Ele é muito bom e estável.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts