Acelerando downloads com facilidade em Firefox e SwiftWeasel

Publicado por Alberto Federman Neto. em 03/07/2008

[ Hits: 17.766 ]

Blog: https://ciencialivre.blog/

 


Acelerando downloads com facilidade em Firefox e SwiftWeasel



Comparado ao Windows, não existem tantos aceleradores de download para Linux. Testei dois, o Prozilla e o Igloo, este último não é gratuito, é Shareware. Com seu uso a aceleração é bastante grande (principalmente Prozilla), especialmente em redes domésticas de banda larga, tipo Speedy.

Não testei em linha discada, mas de maneira geral é conhecido que quanto mais lenta é a rede, maior é o efeito do acelerador, em porcentagem de aceleração.
Contudo existe uma alternativa mais simples, empregar o complemento de Firefox chamado DownlThemAll!, que pode ser baixado de:
E instalado simplesmente clicando em "Adicionar a Firefox". Caso não seja compatível com a versão de Firefox que você usa, pode ser facilmente compatibilizado. Veja:
Instalado, reinicie o Firefox. Em cada download que fizer aparecerá a opção de usar DownThemAll! ou seu cliente facilitado DTAOneClick! A figura mostra download em progresso, com DTAOneClick!.



Para comparações fora realizados downloads do programa-fonte clássico do aMSN, em Firefox e navegador Mozilla otimizado SwiftWeasel.

1) Linux Sabayon 3.4F, Conexão Banda Larga, Speedy Light 256, modem Speedtouch roteado, navegador Firefox versão 3.0, Português do Brasil. O arquivo amsn-0.97.tar.bz2 (programa fonte do aMSN) foi baixado do site:
Usando o espelho oficial do SourceForge no Brasil, ufpr.dl.sourceforge.net:
  • Tempo de download completo no Firefox clássico: 8, 36 minutos.
  • Tempo de download completo no Firefox com DownThemAll!: 4,34 minutos.
  • Tempo de download completo no Firefox com DTAOneClick!: 3.23 minutos.

2) Mesmas condições de 1, mas com Navegador otimizado SwiftWeasel 3.0 RC2.
O efeito de aceleração é menos pronunciado.
  • Tempo de download completo no SwiftWeasel 3.0: 6, 23 minutos.
  • Tempo de download completo no SwiftWeasel 3.0 com DownThemAll!: 5.03 minutos.
  • Tempo de download completo no SwiftWeasel 3.0, com DTAOneClick!: 4, 23 minutos.

3) Linux Mandriva 2008.1, rede de alta velocidade, USPNET 2, LAN direta da USP (Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto), Navegador mesmo pacote,sites e navegadores de 1 e 2:
  • Sem usar DownThemAll!, Firefox 1, 23 minutos.
  • Sem usar DownThemAll!, SwiftWeasel 1, 14 minutos.
  • Com DownThemAll!, Firefox: 32 segundos.
  • Com DownThemAll!, SwiftWeasel: 33 segundos.
  • Com DTAOneClick!, Firefox: 28 segundos.
  • Com DTAOneClick!, SwiftWeasel 29 segundos.

Esses resultados mostram razoável aceleração, apenas com a instalação do Complemento Firefox DownThemAll!, e sugerem que o navegador SwiftWeasel otimizado é bem mais rápido que o Firefox clássico, principalmente em redes mais lentas.

Outros testes gerais foram realizados, em Computadores Athlon, AMD64, 3200, 2 Giga de RAM e Semprom 1800, 32 bits, 1 Giga de RAM (USP), usando Linux: Sabayon 3.4F, Gentoo 2008 Beta 1 e Mandriva Free 2008.1, navegadores Firefox 3.0 oficial, Firefox-Minefield 3.1a1, SwiftWeasel 3.0, e em Windows XP SP2 e Windows Vista Ultimate, 64 Bits, Longhorn. Em todos esses testes a aceleração pode ser notada, e os downloads são comparativamente mais rápidos em sistema operacional Linux.

Outras dicas deste autor

Proteção simples de CPUs e equipamentos eletrônicos contra maresia

Testando o novo Firefox (Minefield) e compatibilizando quase todas as extensões

Krusader 2.0.0 Phoenix Egg - Gerenciador de arquivos completo para o KDE4 ou superior

Sabayon Linux - Nova sintaxe e modos de uso dos repositórios

Protegendo e restaurando arquivos de configuração do Linux

Leitura recomendada

USB no VirtualBox

Open Drive (Cliente Google Drive)

Correção de som no Skype do Ubuntu 13.10

Download do livro Grokking the Gimp

Instalando SeaMonkey versão 2.48 em Português com direito criação de atalho - via terminal

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rafamp em 26/09/2008 - 16:18h

Po sei lá eu não notei muita diferença, em alguns momentos a taxa de download inclusive diminuia.
Entretando, o DownThemeAll tem a vantagem de poder pausar os download, muito bom pra quem precisa parar o download por um tempo para poder fazer outra coisa na internet.



[2] Comentário enviado por katarinamina em 02/03/2009 - 02:58h

Caro Alberto,

Ganhei este PC há exatos 345 dias, já com o Linux instalado; de lá pra cá tenho 'pelejado' pra entender sobre como utilizar mais e melhor esta plataforma, sem êxito. Por teimosia e curiosidade (sem ordem definida), não quis substituir pelo Windows.
Porém, meu conhecimento de informática beira o zero e, por esse motivo, desanimo diante dos textos de 'dicas', 'orientações' etc, postadas nos sites específicos do Linux. Por mais que tente, eu não consigo acompanhar o raciocínio de quem escreve... São termos que, quando não são técnicos demais, vêm com 'gírias digitais' - se é que posso chamar assim. Dai, nem dou prosseguimento às leituras, vez que sei que vou ficar 'boiando'...
Acontece que, hoje - após umas 226 (rs) pesquisas que fiz para tentar saber algo sobre aceleração e gerenciamento de downloads, dei de cara com esta sua preciosidade. Putz! Finalmente!
De forma clara e precisa, leitura agradável, linguagem simples, sem lenga-lenga, mas com o perceptível domínio do assunto, você fez com que, mesmo eu - que trabalho na área jurídica e que de computador só sei a digitação -, conseguisse captar as orientações. Ainda nem testei o tal DownlThemAll, mas só de ter conseguido entender...!
Precisava registrar meu agradecimento, afinal tem sido uma constante pra mim essa coisa de pesquisas e tentativas frustadas.
Eu ia parabenizá-lo pelo trabalho, mas, pensando melhor, vi que quem está de parabéns sou eu! Por ter chegado até o seu texto.
De toda forma, fica o meu agradecimento: muitíssimo obrigada, Alberto!
KMina



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts