Mini-aplicativo KDE para velocidade do modem

Publicado por Renato Florentino Garcia em 29/05/2007

[ Hits: 5.620 ]

 


Mini-aplicativo KDE para velocidade do modem



Essa dica mostra um passo-a-passo de como adicionar ao painel do KDE um gráfico para monitorar a velocidade de conexão à internet discada. Todo o procedimento foi feito no Ubuntu 7.04, sob o qual instalei os pacotes do KDE 3.5.6.

O primeiro passo é adicionar o mini-aplicativo no painel. Clique com o botão direito sobre ele e escolha "adicionar mini-aplicativo ao painel". Depois selecione "Guarda do Sistema".

Por padrão será monitorado a memória e o processador. Para adicionar o modem, ou remova um dos dois (segundo botão, remover display), ou adicione mais um display, clicando com o segundo botão nas extremidades dos gráficos (quando aparece uma barra para arrastar) e escolha configurar guarda do sistema. Com um display livre e conectado à internet, abra o ksysguard e expanda as seguintes entradas: localhost, Rede, Interfaces, ppp0, Receptor. Feito isso, arraste o item Dados até o display livre e escolha traçador de sinais (ou experimente as outras opções). Agora é só configurá-lo clicando com o botão direito e propriedades. Pessoalmente eu retirei todas as linhas e a barra superior na aba grade.

Até aqui tudo bem, mas o problema é que quando reiniciar o computador ou desconectar aparecerá um aviso de erro e não funcionará mais. Para resolver isso é necessário reiniciar o processo ksysguardd quando for estabelecida uma conexão à internet. Uma maneira de automatizar isso é usando o kppp. Com ele aberto, clique em configurar, selecione a conta desejada, vá em editar, aba executar, e digite: "killall -HUP ksysguardd" (sem aspas) no campo "Ao conectar". Isso irá reiniciar o ksysguardd toda vez que uma conexão à internet através do modem for estabelecida.

Outras dicas deste autor

Módulo para modem conexant no Ubuntu

Leitura recomendada

Solução para problema com a troca de temas de cursor no Ubuntu

openSUSE 11.4: Fontes mal-desenhadas (feias) no Firefox? Veja como resolver

Salvando as configurações de brilho no GNU/Linux

Desabilitando o Ctrl + ALT + DEL no terminal

Slackware Linux com cara de Solaris (Gnome, XFCE e Emerald)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por edumlopes em 11/10/2007 - 11:48h

eu tennho um modem motorola sm56 e não estou conseguindo instalalo no mandriva kernel 2.6.17 kde 3.5 pois quando eu tento fazer a coneção atraves do Kppp ele dá um erro de que o modem está ocupadado o que fazer?

[2] Comentário enviado por davi.fisica em 27/10/2007 - 20:25h

Amigo, eu to com um problema, apaguei a parte do painel onde apareciam o controlador da bateria do meu note, o simbolo do skype depois te ativado, o do amorok, etc. Nao sei como faço pra voltar com esta parte o painel... na verda nem sei o nome disto. Me ajude por favor.
Att Davi



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts