Mini-aplicativo KDE para velocidade do modem

Publicado por Renato Florentino Garcia em 29/05/2007

[ Hits: 5.665 ]

 


Mini-aplicativo KDE para velocidade do modem



Essa dica mostra um passo-a-passo de como adicionar ao painel do KDE um gráfico para monitorar a velocidade de conexão à internet discada. Todo o procedimento foi feito no Ubuntu 7.04, sob o qual instalei os pacotes do KDE 3.5.6.

O primeiro passo é adicionar o mini-aplicativo no painel. Clique com o botão direito sobre ele e escolha "adicionar mini-aplicativo ao painel". Depois selecione "Guarda do Sistema".

Por padrão será monitorado a memória e o processador. Para adicionar o modem, ou remova um dos dois (segundo botão, remover display), ou adicione mais um display, clicando com o segundo botão nas extremidades dos gráficos (quando aparece uma barra para arrastar) e escolha configurar guarda do sistema. Com um display livre e conectado à internet, abra o ksysguard e expanda as seguintes entradas: localhost, Rede, Interfaces, ppp0, Receptor. Feito isso, arraste o item Dados até o display livre e escolha traçador de sinais (ou experimente as outras opções). Agora é só configurá-lo clicando com o botão direito e propriedades. Pessoalmente eu retirei todas as linhas e a barra superior na aba grade.

Até aqui tudo bem, mas o problema é que quando reiniciar o computador ou desconectar aparecerá um aviso de erro e não funcionará mais. Para resolver isso é necessário reiniciar o processo ksysguardd quando for estabelecida uma conexão à internet. Uma maneira de automatizar isso é usando o kppp. Com ele aberto, clique em configurar, selecione a conta desejada, vá em editar, aba executar, e digite: "killall -HUP ksysguardd" (sem aspas) no campo "Ao conectar". Isso irá reiniciar o ksysguardd toda vez que uma conexão à internet através do modem for estabelecida.

Outras dicas deste autor

Módulo para modem conexant no Ubuntu

Leitura recomendada

Configurando a interface de rede no Debian e Ubuntu

Corrigindo "Signature is unknown trust" no Arch Linux

Alterar mapeamento de teclas da extensão Media Keys do Firefox

Unity 3D: ícones na "área de notificação"

Instalando a JRE da SUN no Ubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por edumlopes em 11/10/2007 - 11:48h

eu tennho um modem motorola sm56 e não estou conseguindo instalalo no mandriva kernel 2.6.17 kde 3.5 pois quando eu tento fazer a coneção atraves do Kppp ele dá um erro de que o modem está ocupadado o que fazer?

[2] Comentário enviado por davi.fisica em 27/10/2007 - 20:25h

Amigo, eu to com um problema, apaguei a parte do painel onde apareciam o controlador da bateria do meu note, o simbolo do skype depois te ativado, o do amorok, etc. Nao sei como faço pra voltar com esta parte o painel... na verda nem sei o nome disto. Me ajude por favor.
Att Davi



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts