Synfig - alternativa gratuita ao Flash

Publicado por flavio ferreira hespanhol em 16/01/2010

[ Hits: 10.970 ]

 


Synfig - alternativa gratuita ao Flash



Para quem acha que não existe nada além do Flash para gerar animações, temos um bom programa e gratuito com esta finalidade. O Synfig é um programa de animação 2D que permite animações bem complexas e permite salvar em .AVI e Gif os projetos gerados nele.

O problema é que como a empresa que o desenvolveu fechou, o invento do mesmo o lançou sobre a sigla GNU, cabendo aos programadores desta acabarem de desenvolvê-lo e lançá-lo.

Sendo assim temos um programa bom, porém com nenhum ou pouquíssimo material acadêmico sobre ele. Só encontrei alguns poucos vídeo-tutoriais no Youtube sobre ele, contudo muito esclarecedores. Sendo assim divulgo aqui as impressões sobre o programa, bem como suas funcionalidades.

Tudo começou quando buscava um programa para gerar animações para minhas fotos. Comecei a pesquisar pois não quero ter de usar o Flash através do Wine, quero usar um software livre, por questões principalmente financeiras e depois que os programas para Linux rodam bem melhor (pelo menos acho assim).

Instalando o Synfig

O Synfig pode ser instalado através da central de programas do Ubuntu ou encontrado no link:
Após instalá-lo você poderá abri-lo através de Aplicativos/Gráficos/Synfig.
Linux: Synfig alternativa gratuita ao Flash
Ao iniciá-lo a primeira impressão que temos é de que se trata de um programa de edição de imagens, pois apresenta uma barra de ferramentas similar as encontradas em programas do gênero e janelas soltas no estilo do Gimp.
Porém atentando para as outras barras que aparecem começamos a notar as diferenças. Na parte inferior da tela vemos uma janela chamada Canvas, esta janela pode ser comparada a linha do tempo no Flash e do seu lado esquerdo temos uma pequena janela com três abas. Estas abas são o controle das ações em sua animação assim como acontece no Flash ao clicarmos em propriedades. Para adicionar uma camada basta clicar no sinal de mais(+) verde na parte de baixo desta pequena janela.
Na janela principal onde temos a área de trabalho do programa temos uma área na parte inferior esquerda ao lado da régua de tempo que nos mostra o nome da camada normalmente aparece como 0f. Ao inserirmos uma nova camada devemos dar um nome para ela nesta área.

Para criarmos uma animação sempre teremos que criar pelo menos duas camadas, que funcionarão como se fossem folhas de papel vegetal sobrepostas, mas com a mesma funcionalidade encontrada nas camadas do Photoshop por exemplo onde podemos alterar as características da imagem em cada camada separadamente.

As ferramentas para alterar tamanho e mover a imagem pela tela o fazem ponto a ponto de forma adequada a elaboração de uma animação, pois garante a precisão necessária a movimentação quadro-a-quadro.
Para iniciar uma animação clique no sinal de visto verde na parte inferior direita da janela principal do programa, ela se transformará em um X de modo que bastará você iniciar a movimentação do elemento a ser animado e depois clicar sobre este X. Uma mensagem informando "Render animation end of sucessfull" irá aparecer mostrando que a animação foi concluída com sucesso. E é justamente neste ponto que o programa se diferencia do Flash. Pois no Flash temos a linha do tempo devendo criar uma animação passo a passo. No Synfig basta mover o objeto a ser animado pela tela e o programa gera os frames restantes sozinho.

Para alterar as características do projeto clique no sinal de maior (>) do lado superior esquerdo da janela principal do programa coloque o mouse sobre "Edit" e clique em "Properties". Na janela que irá se abrir você verá várias opções, entre elas você pode alterar o nome do arquivo, o frame inicial e o tempo de animação. Após fazer as modificações necessárias você clica em "Apply" e depois em "OK". O programa aplica as mudanças que você fez ao projeto.
Enfim, o Synfig é uma alternativa livre ao Flash e tutoriais sobre ele podem ser encontrados no Youtube. Basta entrar no Youtube e digitar Synfig. Vários vídeos tutoriais serão mostrados ajudando bastante quem deseja realmente entrar no mundo da animação e como eu utiliza GNU/Linux. Quem tiver maiores informações sobre como utilizar o Synfig seria de grande valia que postasse aqui para nós.

Outras dicas deste autor

Instalando o Firefox 3.6 no Ubuntu

Ubuntu salva "computalixos"

Como dar efeito 3D em suas fotos sem precisar de óculos especiais

Blog: Informática ao alcance de todos

Criando uma biblioteca multimídia no Ubuntu

Leitura recomendada

Google Chrome no Slackware 13.1 x86

Krusader 2.0.0 Phoenix Egg - Gerenciador de arquivos completo para o KDE4 ou superior

Google Meet - Ativar Câmera em Segunda Chamada Consecutiva no Google Chrome

Amule, DreaMule, Emule: todos juntos pelo mesmo arquivo!

Instalando o gnome-app-install no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx

  

Comentários
[1] Comentário enviado por SamL em 16/01/2010 - 17:23h

Boa Dica, vou começar a usar esse programa e fazer algumas animações só por diversão. :P
Valeu!

[2] Comentário enviado por igorx94 em 16/01/2010 - 20:31h

Você só pode estar brincando!!! Não é possível que haja tal coincidência. Estava eu procurando um programa desses no Google, porém, sem sucesso, resolvi ver as atualizações do VOL e me surge esta Dica incrível! Sorte? oO Valeu mesmo, hein. :D

[3] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 18/01/2010 - 20:12h

Me parece interessante :)

[]'s

[4] Comentário enviado por fhespanhol em 19/01/2010 - 17:29h

Usem e se possível postem suas opiniões sobre o programa. Isto visa auxiliar a todos que vierem a utiliza-lo. Obrigado pelo apoio.

[5] Comentário enviado por isaiasbraga em 10/07/2010 - 12:30h

Exelente, instalei e vou fazer minhas experiencias, vamos ver, mais desde já fico feliz por existir algo parecido com o flash.

[6] Comentário enviado por fhespanhol em 11/07/2010 - 09:45h

Caro isaias braga o Synfig normalmente aparece no menu aplicativos / gráficos ou então aplicativos / desenvolvimento. Daí é só clicar com o botão direito sobre seu ícone e mandar criar um atalho na área de trabalho.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts