Cloud Computing - Querem transformar o computador em uma TV... e a cabo!

Publicado por flavio ferreira hespanhol em 14/10/2009

[ Hits: 12.448 ]

 


Cloud Computing - Querem transformar o computador em uma TV... e a cabo!



Creio que todos já ouviram falar deste conceito, que segundo os "especialistas" irá revolucionar o mundo da informática, mas a coisa não é bem assim. Pelo que pude ver a intenção disso tudo é transformar o computador em uma TV e a cabo ainda por cima.

Basta pegarmos planos de Cloud Computing e comparar com planos de TV à cabo.

Cloud Computing da Locaweb:
Linux: Querem transformar o computador em uma TV... e a cabo!
Net Combo:
Linux: Querem transformar o computador em uma TV... e a cabo!
Como podemos ver, agora para usar o computador vai acontecer o que acontece com a televisão. Para termos algum conteúdo teremos de pagar. Com isso fica encerrada a disputa entre Windows e Linux, já que o importante agora será termos um bom navegador e uma boa conexão de Internet, já que todo o processamento de dados ficará por conta do provedor.

Com isso temos um paradoxo: se um Mobo da Positivo com 512MB de RAM e 2GB de HD rodando Windows XP Home será suficiente para rodarmos qualquer aplicação, já que todo esforço de processamento estará no servidor, para que precisaremos investir em novo hardware e atualizar o sistema operacional e os aplicativos do computador?

Esforços como o da comunidade Linux, da Microsoft para lançar o Windows Seven e da Apple para melhorar seu MAC Snow Leopard tornam-se vazios, já que seus programas agora estarão nas mãos das mega corporações e o usuário a mercê delas para poder escrever um simples texto como este.

Outras dicas deste autor

Alterando ícones no Ubuntu Linux (válido para qualquer versão)

Criando uma biblioteca multimídia no Ubuntu

Synfig - alternativa gratuita ao Flash

Como dar efeito 3D em suas fotos sem precisar de óculos especiais

Instalando o Firefox 3.6 no Ubuntu

Leitura recomendada

VPN PPTP Windows 2003 Server + GRE + Slackware 12

Criando assinaturas para autenticidade e segurança

Servidor Apache2 + MySQL + PHP5 + PHPMyAdmin (Ubuntu)

VPN L2TP com Mikrotik

Hacker vs. Cracker

  

Comentários
[1] Comentário enviado por lkmazaki em 14/10/2009 - 19:18h

Eu realmente não concordo com a idéia apresentada neste texto, não que ela seja completamente infundada, mas é um tanto exagerada em vários aspectos.

Pra começar, sobre o hardware. foi dito que:

"[...] já que seus programas agora estarão nas mãos das mega corporações e o usuário a mercê delas para poder escrever um simples texto como este."

Mas, como assim? Se eu estiver no Mobo com 512 de ram será impossível digitar um texto sem acessar a web? Realmente um pouco estranho isso soou...

Porém é natural textos como este serem escritos, pois os conceitos de Cloud Computing ainda são muito vagos e inexplicados, afinal, que tipo de hardware irá utilizar a CC? Se todo o processamento irá ficar nas nuvens e a idéia é a de ter apenas um monitor e teclado, como esse hardware vai ser administrado? Um micro-kernel? O que afinal vai ficar dentro ou fora das nuvens?

Minha opinião pessoal é de a CC ou ainda está distante verdadeiramente, ou é uma nuvem furada de belos conceitos.

De todo modo, este texto foi bom para refletir sobre todas as dúvidas que se gera desse conceito, Obrigada mesmo ^^

[2] Comentário enviado por ricardok2 em 14/10/2009 - 19:43h

Na minha opinião, ainda estamos muito distantes deste conceito apresentado de Cloud Computing.
Não temos nem Banda Larga de verdade, e nem preços razoáveis, no Brasil.

[3] Comentário enviado por removido em 14/10/2009 - 21:36h

Fala a verdade, não é a maravilha das maravilhas ???? Controle absoluto sobre conteúdo midiático !... Nem as maiores ditaduras/ditadores da história conseguiram isso.

Agora vejamos isso: se nos clientes o SO não terá importância, ele será vital no servidor pois nele não será cloud computing mas "HD computing" e em disco rígido ou um "pendrivão" da moléstia com trocentos pentelho-bytes que ainda inventarão... mas que inventarão isso inventarão !!!

Imaginemos que oprotocolo de transmissão seja por IP com alguma frescura para encriptação para evitarmos que haja pirataria de cnteúdo como ocorre hoje nas TV's por assinatura...

Imaginemos um protocolo de encriptação com código proprietário....

Imaginemos este mesmo código proprietário nas mãos da M$....

He, he... adeus linux!!!

;-))

[4] Comentário enviado por ricardok2 em 14/10/2009 - 22:05h

Que é isso?? Parece um profeta anunciando o apocalipse ...
O que torna a computação em nuvem tão atraente a ponto de parar a produção de hardware "doméstico" e investir apenas em grandes servidores??

Vocês realmente acham que as pessoas vão abandonar os PCs como são para ter "mobilidade"??
É possível ter essa mobilidade sem isso. Eu não confio meus dados totalmente a um computador que não posso controlar, e acredito que a maioria das pessoa não o faria ...

Por exemplo, todos os serviços do Google que eu uso, tem backup no meu PC. Eles estão lá, posso acessarem qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet, mas estão aqui no meu computador também.

Não sejamos tão catastróficos.

[5] Comentário enviado por fabio em 15/10/2009 - 06:44h

Hoje sou dependente de um serviço de Cloud Computing, o Gmail, mas acho que essa tecnologia se expandirá até um certo limite, como no o caso dos webmails, aplicativos de escritório e aplicativos comuns. Não vejo o Cloud Computing substituindo, por exemplo, um desktop com monitor LCD de 23 polegadas + 4GB de RAM usado para edição de imagens, desktops top de linha que rodam desktop 3D ou coisas do gênero.

Cloud Computing, quando bem usada, é até um ganho de segurança e praticidade. Por exemplo, minha pasta de e-mails que eu tinha no Evolution, antes de usar o Gmail, já era. Hoje, se eu preciso consultar um e-mail arquivado, tenho a facilidade da interface do Gmail adicionado a confiabilidade do sistema de armazenamento deles, enquanto meu desktop por exemplo, não possui redundância para tais dados importantes.

Mas é isso, nada em excesso é saudável, se a Cloud Computing for usada com moderação, acredito que tratá mais benefícios que prejuízos.

Um abraço.

[6] Comentário enviado por albfneto em 15/10/2009 - 09:15h

olha, essas pesquisas com cloud computing, elas se expandem sim, e são preucupantes, pq apesar de tudo, existem pessoas e empresas favoráveis a sua implantação em escala muito grande!
inclusive, uma dessas empresas é a Google!
e isso tem preucupado inclusive a microsoft... a idéia e fazer os micros se transformarem em terminais burros, inclusive no futuro, até sem disco rígido....!
não se poderá instalar nada, nem configurar etc... só usar!
realmente é muito preucupante!

[7] Comentário enviado por removido em 15/10/2009 - 15:42h

O caros colegas que dizem que CC está muito distante da nossa realidade se enganam. Já vi um comercial de uma empresa sobre hospedagem nas nuvens, inclusive ratificando que este será o futuro da informática. Não me lembro o nome da empresa, apenas que o comercial foi transmitido em um canal de TV fechada.

Se alguém se lembra da guerra dos navegadores, irão se lembrar de como Bill Gates e sua empresa, a M$, fizeram de tudo para tirar a Netscape do mercado, inclusive em certo ponto distribuindo o Internet Explorer gratuitamente. Será que a M$ é boazinha e por isso disponibilizou seu Browser gratuitamente? Ou será que Gates percebeu o potencial do navegador, podendo inclusive no futuro substituir um SO, já que o mesmo pode rodar um SO hospedado, fazendo com que outros SOs convencionais se tornem ultrapassados?

Engana-se quem pensa que grandes empresas (Google, Microsoft) não tentaram implementar em escala global a CC. O que resta saber é a aceitação que a CC terá dos usuários, sejam eles de Dsktops ou Corporativos. Em minha opinião os usuários mais leigos irão aderir ao CC, pois não precisam entender o que o SO realmente faz, nem onde suas aplicações são processadas. Apenas querem ver seus e-mails, conversar no msn, ouvir suas músicas, ver seus vídeos e acessar seus arquivos. Se puderem fazer isso em casa ou em outro "PC" no outro lado do mundo da mesma forma, tanto melhor para eles.

Tenho o mesmo pensamento que o Fábio, nada em excesso é saudável. Acho que a CC pode trazer muitos benefícios, mas precisamos ficar alertas para não ficar nas mãos de uma grande empresa, seja ela Google, Microsoft, ou qualquer outra.

[8] Comentário enviado por juliaojunior em 16/10/2009 - 03:34h

Nada de exageros, nada de exageros... precisamos lembrar que parte do bafáfá sobre CC é puro marketing. Como tudo neste mercado tão competitivo.

Não acredito no fim dos desktops tão cedo. Claro que um dia este conceito estará ultrapassado. É difícil pensar assim, mas o boom da informática no mundo não tem nem 20 anos... muito pouco tempo para amadurecimento ou um 'estado estacionário', como gostamos de falar na Física.

A computação como é hoje ainda está atrelada aos conceitos iniciais de 20, 30 anos atrás. Chegará um momento onde perceberemos que mudamos drasticamente nossa relação com os pcs, como já fizemos como e-mail (graças ao Google, pois todos os outros webmails seguiram esta gigante). Mas por hora, isto é apenas futuro e nada mais.

[9] Comentário enviado por walescko em 18/11/2009 - 14:55h

sistemas operacionais sempre irão existir.

[10] Comentário enviado por tchaikovsky em 21/11/2009 - 15:18h

Não tenho nada contra o sistema de cloud computing, mas tenho algumas preocupações. 1- Se a empresa que está hospedando os meus dados falir, como ficaram os meus dados? 2- O Governo, principalmente o Poder Judiciário (Não apenas em questão de crimes - para isso eu acho justo), pode inventar em ter acesso aos nossos dados, qual proteção teremos? (Será permitido arquivar as informações criptografadas??) 3 - Se for um serviço pago, qual é a garantia de acesso aos dados, quando ocorrer falta de pagamento, os dados serão meus, ou da empresa? Como pode se ver este é um assunto novo, e enquanto não houver algumas certezas e garantias legais, aconselho que seja usado apenas para guardar o mínimo necessário, e nada que possa ser embaraçoso, ou dificil de explicar caso vaze.


[11] Comentário enviado por removido em 27/11/2009 - 12:44h

Pra quem achou que o C/C ainda estava distante, leiam bem esse artigo:

http://softwarelivre.org/portal/empresas/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-chrome-os

O novo SO do Google está vindo para popularizar o conceito de cloud computing, inicialmente em notbooks, e dependendo do seu sucesso, com certeza Desktops no futuro também.

[12] Comentário enviado por fhespanhol em 27/11/2009 - 16:49h

É, aí nós cairemos no problema citado pelo Tchaykovsky. Será que nossos dados estarão realmente seguros?

O conceito do google os é o que viabilizaria o uso dos netbooks já que os mesmos são muito fracos, porém o problema da segurança irá continuar. Continuarei a fazer cópias de segurança de meus arquivos importantes em um HD externo.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts