Ubindows Seven ou Winbuntu 9.10

Publicado por flavio ferreira hespanhol em 03/11/2009

[ Hits: 7.775 ]

 


Ubindows Seven ou Winbuntu 9.10



Instalaram o Windows Seven nos PCs no meu trabalho e a conclusão a que cheguei foi que ele é uma cópia mal acabada do Ubuntu.

No meu trabalho meu chefe é viciado em Windows e não quer mudar de jeito nenhum. Porém só gosta do Windows XP. Ele recebeu uma propaganda por e-mail oferecendo Windows Seven Home Premium por R$ 399,00 (achou uma pechincha) e comprou. O treco chegou e fui instalar no PC para testar.

A princípio a coisa impressiona. Ele reconheceu todo o hardware da máquina, configurou a rede sozinho e salvou os arquivos que estavam instalados anteriormente em uma pasta chamada Windows old. Perfeito. Mas... O Ubuntu já não fazia isso?

Passado o entusiamo comecei a fuçar o sistema e descobri que a interface do sistema é cópia do Ubuntu, a barra iniciar, a possibilidade de incorporarmos ícones a ela, o fato de ser transparente, tudo. O botão iniciar que agora tem formato circular e apresenta o logotipo da Microsoft.

Como ocorre no Ubuntu temos a aba ponto de partida onde podemos ajustar preferências do sistema, no mesmo estilo do menu preferências do Ubuntu. Agora os temas são apresentados em uma lista onde basta clicar sobre ele para modificá-lo, alterando também a cor das janelas. No Ubuntu já é assim há tempos não é?

Até o efeito de esmaecimento das janelas abertas é igual ao do Ubuntu. O Internet Explorer 8 é uma cópia do Google Chrome, o Windows Explorer está igualzinho ao Nautilus.

Os programas que antes rodavam no XP apresentam problemas no Seven como o programa que usamos para administrar o estoque e o gravador de DVDs, os codecs de áudio e vídeo também apresentam funcionalidade prejudicada tendo dificuldade para abrir determinados formatos. O firewall enche o saco e o consumo de memória é absurdo. Se estivermos ouvindo música e abrirmos um programa a música pára ou fica repetindo, exemplo de sobrecarga do sistema.

Resumindo para ter de pagar entre 330,00 à 650,00 por uma cópia mal acabada do Linux é melhor continuar com o meu Ubuntu mesmo, que é gratuito e não me enche o saco.

Outras dicas deste autor

Synfig - alternativa gratuita ao Flash

Como dar efeito 3D em suas fotos sem precisar de óculos especiais

Criando uma biblioteca multimídia no Ubuntu

É possível substituir o Photoshop pelo Gimp?

Instalando o Firefox 3.6 no Ubuntu

Leitura recomendada

Ubuntu (GRUB) - Erro: problema de resolução do monitor [Resolvido]

Netflix no Metamorphose Linux

Instalando fontes Truetype no Linux

Resolvendo o bug do kernel x teclado Microsoft

NeoGeo no Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por gariani em 03/11/2009 - 20:03h

Quando você diz Ubuntu, é isso mesmo ou seria o Gnome ou (no caso, para mim, o Windows Seven é mais cara do KDE).
Acho que falar que Windows copiou isso ou aquilo... bem todo mundo copia de todo mundo, isso é fato.
Mas, valeu pelo artigo, fez eu querer testar o Ubuntu, rsrs.


Abraços.

[2] Comentário enviado por albfneto em 03/11/2009 - 20:03h

não sei se as duas coisas são comparáveis, são SOs diferentes...
Mas não tive problemas com win 7, em meus testes...
O internet explorer 8,não gosto, é clean demais, mas Google Chromium também não gosto...

[3] Comentário enviado por Miojo em 03/11/2009 - 20:08h

A 'barra lateral' agora permite que você coloque os 'gadgets da barra lateral' em toda a área de trabalho, igual ao Plasma, só que pior. E o IE 8 não foi uma cópia do Google Chrome: O Chrome é seguro e não trava.

[4] Comentário enviado por fhespanhol em 03/11/2009 - 20:36h

É gente, será que a Microsoft nunca mais vai conseguir fazer nada melhor que o Windows XP?

E descobrí outra coisa. Se quiser instalar o Seven em mais de uma máquina ele não ativa. Temos de pagar uma licença de uso adicional. Quer dizer um abuso com o consumidor e um incentivo a pirataria, já que a cópia pirata funciona sem poblemas em qualquer computador.

[5] Comentário enviado por robsonpc em 04/11/2009 - 08:59h

So vale a pena pra quem processador 64bits, mais de 4gb de ram e gosta de jogar.

[6] Comentário enviado por juliofsn em 04/11/2009 - 09:48h

Se você tivesse visto o Windows primeiro ia achar que quem copiou foi o Ubuntu...

Só alguns esclarecimentos pra tentarmos ter um debate aproveitável:
- O botão iniciar é assim desde o Vista
- O IE8 foi lançado antes do Chrome, inclusive com a função de separar os processos entre as abas, não acho a interface dos dois parecidas, mas que o IE8 é muito lento, isso é.
- O Windows vem com codecs básicos, mas você pode instalar outros, sem problema nenhum.
- Não entendi essa de mudar os temas, o XP já não tinha isso?
- Alguns programas do XP deixam de funcionar no 7 por causa da mudança de kernel, normal, acontece no Linux também, por isso que a MS quer tanto que a forma padrão de desenvolver pra Windows seja o .NET (que já vem instalado no 7).
- Sobre o preço, eu também não acho caro, mais barato que um celular meia-boca e serve para muito mais coisas, e comprando junto com o PC o preço vai a bem menos que isso.

fhespanhol, mas é isso mesmo, você compra a licensa para UM computador, não houve abuso por que você sabe disso (ou devia saber, é só ler na caixa) quando compra. E não funciona sem problemas não, ele não permite atualizar o sistema, nem baixar outros pacotes de idiomas, o XP deixava, mas no 7 a MS já disse que não vai deixar (não testei pra ter certeza).

[7] Comentário enviado por marcovrj em 04/11/2009 - 09:59h

Ubuntu é ótimo, isso eu tenho certeza. Mas não largo Windows até que eu consiga editar um vídeo com a mesma facilidade. Uma pena.

[8] Comentário enviado por junior.corazza em 04/11/2009 - 10:02h

Hoje nao existe mais copias nesse sentido, isso eh uma questao de tendencias do mercado! Um exemplo pode simplificar a historia... quem lancou o primeiro carro flex foi a VW, logo depois a GM lancou tambem!! intao isso tambem foi uma copia? O negocio eh que a MIcrosoft viu que o Compiz era legal pros usuarios Linux ai implantou o Aero no Vista, tambem viu as barras laterais do Super-Karamba ou do Gdesklets / Cairo-Dock e tambem colokou!!!! Agora quando um usuario Windows ve um Desktop de Linux com Compiz + Emerald Theme + Gdesklets axa q isso foi copiado do Windows dele. Hoje tudo funciona com base em analise do mercado e eh isso que o mercado pedia, a microsoft errou no Windows Vista, mas acerto no Windows 7... mas eu prefiro o Ubuntu

[9] Comentário enviado por dbahiaz em 04/11/2009 - 10:46h

Pode haver semelhança em algumas funções, mais no geral não vejo semelhaça... e acho que o Kde 4 está um passo à frente do Gnome e do 7, tanto em usabilidade, quanto em aparência e personalização.

[10] Comentário enviado por alahara em 04/11/2009 - 10:58h

"Ubuntu é ótimo, isso eu tenho certeza. Mas não largo Windows até que eu consiga editar um vídeo com a mesma facilidade. Uma pena."

Concordo, em parte com a afirmação acima, pois, para editar um vídeo com facilidade no Windows ou você usa um programa pago, ou pirateado, como WinAvi, Xilisoft, Nero e tantos outros. Já no Linux, em especial no Ubuntu, tem-se o DeVeDe e o ManDVD que ajudam bastante e são gratuitos.

De minha parte não uso Ubuntu como padrão simplesmente porque trabalho com contabilidade e os programas do governo e programas contábeis em geral são criados exclusivamente para Windows e, raramente há versões em java que podem ser rodadas em Linux. Isto sim é uma pena.

Mas, convenhamos que o visual do Windows 7 ficou muito bonito. Pena que esta beleza custe muito caro.

[11] Comentário enviado por juliofsn em 04/11/2009 - 11:05h

alahara, isso pra mim não é editar, é apenas converter vídeos, pra mim editar é cortar quadros, montar cenas, pra isso tem o Windows Movie Maker, que é gratuito e fácil de usar para quem é leigo em edição. No Linux tem o Cinelerra, que eu confesso que ainda não testei.

[12] Comentário enviado por rodrigozanuzzo em 04/11/2009 - 14:19h

Hm...
Eles podem ter copiado a aparência do Ubuntu mas algumas coisas nunca mudam. Olhem esses videos:

http://www.youtube.com/watch?v=6vUqiIzifko

http://www.youtube.com/watch?v=mbtYOYLdP5s

8D

[13] Comentário enviado por educarrega em 04/11/2009 - 16:49h

Amigo Alahara, editar um vídeo no linux é tão gostoso e simples quanto no windows, e melhor, para usuário final mesmo, aconselho 2 ótimos softwares ao estilo MovieMaker.
1) kdenlive - para ambiente KDE - http://www.kdenlive.org/
2) OpenShot - para ambiente GNOME - http://www.openshotvideo.com/
Ambos, em bom português, e muito intuitivos, alias, bem mais que Moviemaker!

[14] Comentário enviado por fhespanhol em 04/11/2009 - 17:05h

Adorei os comentários de vocês e em especial as dicas sobre programas. Eu sou usuário de Ubuntu e só posso comentar as similaridades que o Windows seven tem com esta distribuição. Mas se vocês que usam outras distribuições também começarem a notar semelhanças entre funções e aplicativos do Windows e as de Linux postem aquí para que as pessoas saibam que estão sendo enganadas. Estão comprando um sistema operacional como se fosse top de linha quando na verdade é cópia de outros e o pior gratuitos. É claro que em comparação com o Vista o Seven é 10 vezes melhor, o preço não está mais tão alto apesar do fato da autenticação para outras máquinas precisar ser paga e se a Microsoft está seguindo tendências será que as interfaces gráficas do Linux estão se tornando uma tendência?

[15] Comentário enviado por albfneto em 04/11/2009 - 17:27h

não é cópia, exatamente, é mercado.... e não é tão parecido, opinião minha. Ubuntu não parece, não com Windows 7 ou Vista!
O Aero, também não é bem cópis de Kwin KDE 4 ou de Compiz.... Compiz, Metisse e mesmo Kwin 4, são Muito melhores, e são mais completos....
Os Gadgets e os Desklets e os Docks do Vista ou do Seven, não chegam nem aos pés do que existe para Mac ou para Linux!
Mas o Seven é bonito e melhor do que o Vista..
Também não concordo que XP é melhor que Windows 7, na minha opinião não é não... 0 Seven é o melhor Windows já feito, mas prefiro muito mais o Linux.

[16] Comentário enviado por annakamilla em 04/11/2009 - 20:32h

legal o artigo.

mas pelo que eu vi no youtube, se o windows tivesse copiado algumas coisas do linux seria um sistema bem melhor do que anda apresentando.


[17] Comentário enviado por fhespanhol em 05/11/2009 - 11:31h

Concordo com você annak1408 pelo preço cobrado pelo sistema e ainda limitando a instalação a apenas uma máquina deveriamos ter algo revolucionário. Mas não é isso que vemos com o passar dos dias e começando a usar com mais frequência vemos que as funções são as mesmas das demais versões do Windows inclusive com os mesmos problemas e limitações. E outro detalhe, o Windows Seven enxerga o Windows XP na rede mas o XP não consegue enxergá-lo ou seja somos obrigados a mudar todos os computadores para Windows Seven e pagar para obter licença de uso para cada um deles.

Não é querendo fazer terrorismo nem ficar malhando o Windows mas apenas expor fatos que causam certa indignação por parte do usuário.

As distribuições Linux que já ví sempre apresentam melhorias estruturais no sistema operacional, sempre foi assim com o Kurumin agora com o Ubuntu e pelo que ví esta linha segue em outras distribuições, ou seja cada nova versão é melhor que a anterior não apenas na aparência mas em funcionalidades. Basta colocarmos um CD do Ubuntu 6.0 e depois um do 9.10 no computador para vermos a diferença das versões não só em aparência mas em funcionalidade. E isso tudo gratuitamente e sem limitação de instalação por máquinas. Mesma coisa são os programas, no Linux a cada nova versão do sistema operacional temos melhoria considerável nos programas que sempre mantém a funcionalidade e agora temos uma enorme gama de programas para as mais diferentes aplicações também de forma gratuita e com bom acabamento e funcionalidade ao contrário do que vemos no Windows que os programas simplesmente deixam de funcionar de uma versão para outra do sistema operacional e se quisermos continuar usando-os temos de pagar por suas atualizações.


[18] Comentário enviado por fhespanhol em 05/11/2009 - 11:36h

A Microsoft acertou no Windows Seven mas continua pecando na forma como trata o usuário. Ou seja continua querendo forçar todo mundo a usar seu sistema de qualquer jeito. E se depender dos cursos de informática a Microsoft vai continuar reinando absoluta.

[19] Comentário enviado por edgarlemke em 13/11/2009 - 17:12h

Eu pessoalmente também achei que a Microsoft copiou um pouco sim do Compiz e do KDE.
De qualquer modo, não volto.
Aliás, gostaria sim de uma cópia original do Seven, poderia testar suas vulnerabilidades sem peso na consciência. :P

[20] Comentário enviado por ulisses_c em 14/11/2009 - 00:05h

Me desculpa gostei da iniciativa mas essas coisas que vc comentou sobre um copiar ao outro não tem relação exatamente com o Ubuntu é mais com o Gnome e na verdade o windows 7 é tão parececido com o KDE 4 e não com o Gnome, que um site australiano ( http://www.zdnet.com.au/insight/software/soa/Is-it-Windows-7-or-KDE-4- ) saiu nas ruas com o KDE4 falando que era o windows 7 e as pessoas diziam nossa parece até mais facil de usar. Bom eu era fanatico por Kde até que experimentei o Ubuntu onde tudo é tão facil que para ser sincero não gosto mais de Usar o KDE (logico que ele é mais bonito e tem mais funções) e para min que estou usando o win 7100 desde que saiu, não acho os dois parecidos não. na minha opnião o Win 7 é o melhor windows que saiu até hj ... Mas prefiro o linux em especial o Ubuntu (apesar de não ter gostado tanto do 9.10 pois achei meio bugado).

no mais todo mundo copia todo mundo isso desde de que a Apple copiou a Xerox e a MS copiou a Apple e tem porque não dizer que o Linus torvalds copiou o Minix afinal atualmente ... "quase nada se cria, mas tudo se copia".

vlw gente até + ver.

[21] Comentário enviado por maurobonas em 23/11/2009 - 14:48h

Comprei em setembro/2009 um netbook da asus o 1008ha, ele veio com o Win XP Home em inglês e um amigo me deu uma cópia do Win 7 para testar, achei legalzinho ( instalou tudo automaticamente) mas sinceramente não chega aos pés do Ubuntu, só tem beleza.

[22] Comentário enviado por fhespanhol em 23/11/2009 - 19:01h

Concordo com você maurobonas. Apesar de toda a pompa o Windows Seven continua com os mesmos problemas de funcionamento de suas versões anteriores. O que realmente me desestimulou de continuar usando Windows. Só uso no trabalho por imposição, porquê o Ubuntu realmente funciona melhor. Até a rede no novo Ubuntu está vem mais fácil de configurar.

[23] Comentário enviado por jcfaria em 27/01/2010 - 16:32h

Juro que esforço para compreender essas comparações, mas não consigo...

GNU/Linux é uma plataforma. Windows é outra.

Sistemas GNU/Linux, por enquanto, não são as melhores opções para edição multimídia profissional. Aliás, para melhores resultados editando um vídeo, por exemplo, recomendo o Mac.

O Windows Seven é uma cópia do Ubuntu? Posso dizer a curtas palavras que sim. Mas vamos analisar, o que o Ubuntu tem de diferente de outras distribuições? Para falar a verdade, o Windows Seven tem características que lembram todas as distros derivadas do Debian, com alguns detalhes que lembram o GNOME e outros detalhes que lembram o KDE (que possui um menu iniciar inspirado no Windows).

O Windows implementou no Vista a seta do mouse menorzinha, um capricho, mais elegante, e já acompanha as versões mais recentes de qualquer distro GNU/Linux de 2 anos pra cá.

O Windows Seven inicializa mais rápido. Já viram a tabela de partições depois da instalação? Ele dedica uma partição de 100Mb só para a inicialização. SWAP. GNU/Linux sempre fez isso.

Aero? Efeitos 3D em seu desktop. Não se compara ao Compiz, mas leigos, que só conhecem Windows, amam.

E o PoweerShell? Comandos GNU/Linux em seu MS-DOS. Maravilha!


Gente, esse é o risco de ser Software Livre. A concorrência vem, e copia, é livre.

Antes de mais nada, lembrem-se que o objetivo do Software Livre é antes de mais nada disseminar o conhecimento. Deixemos a briga de foices pelo eterno capitalismo com a Microsoft e Apple. Nós, entusiastas pelo conhecimento, nos mantemos fiéis ao Software Livre e ao Projeto GNU.



[24] Comentário enviado por Miojo em 08/04/2010 - 15:52h

"(...) mais barato que um celular meia-boca e serve para muito mais coisas (..)" - juliofsn
Como serve para muito mais coisas? Para que o Windows serve:
*Jogar paciência (embora o KPatience seja muito melhor que o paciência do Windows);
*Fazer o computador parar de funcionar;
*Instalar jogos (quando tem mais de 2 GB de RAM, um processador Intel Core 2 Quad 3GHz ou superior e uma placa de vídeo com pelo menos 512 MB).

Para que o celular meia-boca serve:
*Telefonar;
*Jogar;
*Enviar mensagens de texto;
*Em alguns modelos email e internet.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts