SSH - Máquina nova, configuração antiga

Publicado por em 14/08/2006

[ Hits: 6.436 ]

 


SSH - Máquina nova, configuração antiga



Na empresa em que trabalho, alguns servidores possuem IP fixo e, como é de costume, quando o equipamento é depreciado, é substituído por um novo. Pois bem, esse é um "causo". A máquina era acessada pelo SSH. Para quem não sabe há vários tutoriais aqui mesmo no VOL sobre essa importante ferramenta, que permite acessar remotamente o Shell das máquinas. Uma dessa dicas é a Instalação e configuração sshd.

Pois bem, o servidor em questão não tinha monitor, teclado e nem mouse, tudo era feito via SSH e rodando o Mandrake Linux 10.1 com Squid, SAMBA e uma aplicação dedicada a jornalismo. Fiz a troca da máquina e, como a nova possui processador com instruções EMT64, optei por atualizar a distribuição também. Instalei o Mandriva 2006. Após a instalação e com tudo rodando, ajustei a máquina para o mesmo IP fixo da antiga máquina e verifiquei que o SSH não havia sido instalado. Tanto na distribuição Mandriva quanto no Mandrake o procedimento é o mesmo, e é bem simples. Abri o gerenciador com:

# drakconf

E instalei o SSH-mdk. Como no Mandriva, quando há espaço em disco, os repositórios já ficam no próprio HD, o própio gerenciador fez tudo. Após isso, no próprio drakconf, deixei o serviço inicializando no boot. Isso nada mais é que linkar o serviço em /etc/rc.d/init.d/.

Legal, instalei a máquina no rack, fechei tudo e fui a uma estação acessar o servidor. Foi aí que o erro apareceu.

SSH ERROR
SOMEONE MAKE A NASTY !!!!
Verify a security season , because someone change the network stats Incorrect MAC Adress , Consult your system administrator
SSH CANNOT Start

Tentei acessar outros servidores e estava tudo normal, menos a máquina nova. O que acontence é que o SSH armazena o MAC Adress e chave de cada na estação em /root/.ssh/know_hosts. O arquivo é de texto simples do tipo ip-da-máquina ssh-rsa chave-da-máquina.

Como a máquina nova usava o mesmo IP mas chave não batia, o SSH dava a mensagem de erro, como se alguém estivesse "clonando"a sua máquina na rede. Bastou apagar a maquina antiga:

# mcedit /root/.shh/know_hosts

Chamando o SSH novamente, foi adicionada a nova chave da máquina em seu arquivo e tudo voltou a funcionar.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Instalando Flash Player para Firefox/Opera/etc na mão

Alterando a cor do console

ADSL da Brasil Telecom sem provedor

Como instalar o Docker no openSUSE 15 (15.1 e 15.2)

Relação de confiança entre máquinas através do serviço SSH

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts