SSH - Máquina nova, configuração antiga

Publicado por em 14/08/2006

[ Hits: 6.430 ]

 


SSH - Máquina nova, configuração antiga



Na empresa em que trabalho, alguns servidores possuem IP fixo e, como é de costume, quando o equipamento é depreciado, é substituído por um novo. Pois bem, esse é um "causo". A máquina era acessada pelo SSH. Para quem não sabe há vários tutoriais aqui mesmo no VOL sobre essa importante ferramenta, que permite acessar remotamente o Shell das máquinas. Uma dessa dicas é a Instalação e configuração sshd.

Pois bem, o servidor em questão não tinha monitor, teclado e nem mouse, tudo era feito via SSH e rodando o Mandrake Linux 10.1 com Squid, SAMBA e uma aplicação dedicada a jornalismo. Fiz a troca da máquina e, como a nova possui processador com instruções EMT64, optei por atualizar a distribuição também. Instalei o Mandriva 2006. Após a instalação e com tudo rodando, ajustei a máquina para o mesmo IP fixo da antiga máquina e verifiquei que o SSH não havia sido instalado. Tanto na distribuição Mandriva quanto no Mandrake o procedimento é o mesmo, e é bem simples. Abri o gerenciador com:

# drakconf

E instalei o SSH-mdk. Como no Mandriva, quando há espaço em disco, os repositórios já ficam no próprio HD, o própio gerenciador fez tudo. Após isso, no próprio drakconf, deixei o serviço inicializando no boot. Isso nada mais é que linkar o serviço em /etc/rc.d/init.d/.

Legal, instalei a máquina no rack, fechei tudo e fui a uma estação acessar o servidor. Foi aí que o erro apareceu.

SSH ERROR
SOMEONE MAKE A NASTY !!!!
Verify a security season , because someone change the network stats Incorrect MAC Adress , Consult your system administrator
SSH CANNOT Start

Tentei acessar outros servidores e estava tudo normal, menos a máquina nova. O que acontence é que o SSH armazena o MAC Adress e chave de cada na estação em /root/.ssh/know_hosts. O arquivo é de texto simples do tipo ip-da-máquina ssh-rsa chave-da-máquina.

Como a máquina nova usava o mesmo IP mas chave não batia, o SSH dava a mensagem de erro, como se alguém estivesse "clonando"a sua máquina na rede. Bastou apagar a maquina antiga:

# mcedit /root/.shh/know_hosts

Chamando o SSH novamente, foi adicionada a nova chave da máquina em seu arquivo e tudo voltou a funcionar.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Instalar Firefox 3.6 e Thunderbird 3.0 no Ubuntu 9.10

Convertendo arquivos MP3 para WAV e vice-versa

Peppermint 10 em um PC da "pré-histórico"

VPN com Mikrotik

Compiz, conhecendo a fundo (parte 1)

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário