Modem 3G da Brasil Telecom no OpenSuSE 11.1

Publicado por Fábio Farias em 20/02/2009

[ Hits: 18.624 ]

 


Modem 3G da Brasil Telecom no OpenSuSE 11.1



Essa dica mostra como configurar o modem ZTE MF622 da BrasilTelecom no openSUSE 11.1. Porém a dica original é baseada na instalação no Ubuntu. Aqui mostro apenas as modificações necessárias para o openSUSE Linux.

Felizmente a versão 11.1 do openSUSE já reconhece o modem de maneira correta, indicando a porta "/dev/tty/USB0" para ele. Ou seja, não precisamos mexer em nada nesta configuração. O roteiro a seguir portanto é esse:

1. Conecte o modem em uma porta USB do seu computador. O openSUSE o reconhecerá em /dev/tty/USB0.

2. Se você não tiver o gcc instalado, faça-o agora, pois será necessário compilar um pequeno pacote. Você pode fazer isso no Yast > Gerenciamento de Software ou abrindo um terminal e logado como root, digitar "yast -i gcc" (sem as aspas).

3. Feito isso, siga a dica do nosso amigo Cristiano em:
4. Faça tudo como ele mostra em seu tutorial.

5. A seguir, abra o NetworkManager e selecione "Nova Conexão". Selecione a interface de rede /dev/tty/USB0.

6. Siga os passos do assistente que se abre, deixando o ip como automático e inserindo o número de telefone *99***1# para a conexão e no lugar do usuário e senha você digita "claro". Eu testei também com "brtelecom" no usuário e na senha e funcionou. Fica a sua escolha.

Fica assim:
  • Telefone: *99***1#
  • Usuário: claro
  • Senha: claro

7. Agora é só efetuar a conexão normalmente. Se durante a configuração você marcou ele para se autoconectar, ele o fará quando o sistema for iniciado.

Espero que essa dica tenha sido útil.

Abraços!!!

Outras dicas deste autor

Áudio e vídeo no OpenSUSE

LiveUSB do openSUSE a partir do Windows

openSUSE - Guia pós-instalação

StarOffice, OpenOffice, BrOffice e finalmente LibreOffice

Instalando driver nvidia no OpenSuSE Linux

Leitura recomendada

Como instalar o modem HSP-56 no Linux

Email POP: endereços de alguns servidores

Instale o navegador Chrome em seu Linux

Limitação de banda de download com wget

Evitando problemas com Sarg + Squid

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 22/03/2009 - 19:47h

E aí, beleza?

Fiz algo diferente e que deu certo no OpenSuse 11.1. Como estava sem net, tentei primeiramente me conectar com um modem TrendNet TFM-560X External Modem Dial para baixar o gcc, só que conectar eu consegui, mas não abria página nehuma e o yast dava erro. Como minha intenção era meu modem 3G da Claro, Fiz os downloads dos pacotes citados nesta página e no outro site citado por outra máquina. Baixei também o gcc e as dependências dele, só que na hora de instalar sempre aparecia novas dependências. Bom, então resolvi fazer um teste e funcionou de primeira. E' o seguinte, extrai e entrei na pasta que estava o usb_modeswitch e copiei o binário usb_modeswitch para /usr/local/sbin, depois mudei o nome do arquivo 15-zte-mf622.txt para 15-zte-mf622.rules e copiei para /etc/udev/rules.d. Fiz as configurações necessárias no NetworkManager e reininciei o computador, Conectou e até estou postando esse comentário pelo dito cujo. Agora umas considerações para finalizar, do pacote gcc e suas dependências não instalei nehuma. Não realizai a compilação citada no outro site do arquivo usb_modeswitch e nem uma outra configuração senão as citadas aqui. É só isso, inté.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts