LiveUSB do openSUSE a partir do Windows

Publicado por Fábio Farias em 11/08/2010

[ Hits: 8.805 ]

 


LiveUSB do openSUSE a partir do Windows



Algum tempo atrás publiquei aqui no VOL uma dica de como usar o openSUSE a partir de um pendrive, tornando-o um LiveUSB capaz de rodar o sistema e instalá-lo no computador. Porém, para a realização desta tarefa era necessário um Linux preexistente, pois os comandos necessários para esta tarefa deveriam ser feitos em um terminal de Linux. Contudo, esta tarefa é perfeitamente possível de se fazer no Windows também. E é isso que veremos nessa dica.

Material necessário:

Criando o Live USB

Descompacte o programa Win32Disk Manager em uma pasta. Não será necessário instalar o programa, bastando apenas clicar no executável para iniciar o programa. Aparecerá uma janela semelhante a essa.
Selecione sua imagem ISO clicando no ícone de reticências (...) próximo a caixa "Image File" (como mostra a imagem acima) e navegue até o diretório aonde sua imagem ISO está. Se você não ver a imagem ISO baixada, digite "*.iso" na caixa "Nome do arquivo" e pressione Enter como mostra abaixo. A imagem ISO deve aparecer.
Selecione a letra da unidade do seu pendrive USB da lista suspensa "Device" (no exemplo o pendrive está selecionado na letra E:). Tome cuidado para não errar e sobrescrever outro disco ou mesmo outra unidade removível. O pendrive deverá estar vazio. Se contiver arquivos, faça uma cópia em outro local para não perdê-los, pois eles serão sobrescritos pelos arquivos do openSUSE. Por fim, clique no botão "Write" e aguarde alguns minutos. Veja a imagem abaixo mostrando o progresso da tarefa.
Uma vez a gravação termine, você poderá sair do programa e "Remover com segurança" seu pendrive USB.

Pronto. Seu LiveUSB está criado e você poderá usá-lo em qualquer computador que dê suporte a inicialização por pendrives e unidades USB, bastando apenas configurar a ordem de inicialização na BIOS. Ele se comportará da mesma forma que um LiveCD (inclusive com a limitação de não poder guardar arquivos gerados durante a execução do sistema, a não se que se crie uma partição no pendrive para essa tarefa). Em caso de dúvidas sobre a configuração da BIOS e da inicialização por pendrive consulte o manual do fabricante da placa-mãe do seu computador.

Uma ótima função para um LiveUSB é a de permitir a instalação do openSUSE em netbooks que não possuem gravadores de CD/DVD dependendo de unidades externas deste periféricos para a instalação de sistemas operacionais.

Para mais detalhes sobre isso, consulte o tutorial disponível aqui:
Outras dicas deste autor

Instalando o OpenSuSE a partir do Windows

OpenSUSE a partir do pendrive

Áudio e vídeo no OpenSUSE

LibreOffice no openSUSE 11.3 e versões anteriores

Tutoriais sobre o OpenSUSE

Leitura recomendada

Lazarus no Fedora

usbboot.img - A mídia de instalação mínima do Slackware

Instalador de games para Linux

Conexão pppoe no Debian 6

Pequena pós-instalação Fedora 39

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 12/08/2010 - 00:18h

o win32 diskimager é muito prático....

[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 12/08/2010 - 09:34h

Obrigado Alberto.

[3] Comentário enviado por sostenesdias em 24/06/2011 - 21:46h

Contribuindo um pouco.... no site do OpenSuse tem algumas maneiras de criar esse LiveUSB...

Eis o endereço... Vale a pena conferir!!!

http://en.opensuse.org/SDB:Live_USB_stick




Abraço a todos!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts