Ajude sua distro: faça download via torrent

Publicado por Fábio Farias em 07/08/2010

[ Hits: 10.663 ]

 


Ajude sua distro: faça download via torrent



Uma das principais características do Linux é ser distribuído gratuitamente na internet na página de download de cada distribuição. As imagens ISO dos CDs ou DVDs são disponibilizadas de muitas formas, para plataformas diversas, podendo também ser vendidas. Mas é fato que, a grande maioria baixa a imagem e grava em uma mídia para proceder a instalação.

Ocorre que muitas distribuições sobrevivem de doações e voluntariado da comunidade de desenvolvedores e utilizadores. Poucas são as que tem o apoio e o financiamento de alguma empresa. Por isso existe uma alternativa que deve ser usada para todas as distros, mesmo as que tem o "patrocínio" de alguma empresa. Afinal, tal alternativa ajuda também ao usuário final. A alternativa sugerida é: faça o download por torrent. Não vou entrar em detalhes aqui sobre a tecnologia P2P, afinal isso é apenas uma dica e não um artigo completo.

A maioria das distros Linux disponibilizam downloads via torrent. O uso desta tecnologia ajuda a desafogar os servidores onde estão hospedados as distros. Em época de lançamento de novas versões por exemplo, é muito comum que os sites fiquem congestionados e os downloads mais lentos devido ao grande número de acesso. O download via torrent ajuda exatamente a diminuir esse congestionamento, pois estará sendo feito o download de muitos lugares diferentes ao mesmo tempo, sendo que o usuário enquanto baixa também compartilha (envia) os dados baixados. Essa troca de dados (baixa e envia) tem um enorme vantagem sobre a forma tradicional de se fazer download (onde o usuário só baixa), facilitando muito o acesso à distribuição Linux em questão. Uma vez terminado o download, o programa utilizado para baixar por torrent verifica a integridade da imagem. Algo que é extremamente útil para evitar erros que comprometem instalação do Linux posteriormente.

Uma outra dica que pode ajudar e muito é que uma vez terminado o download o usuário deixe por mais algumas horas ou mesmo um dia inteiro (se possível, é claro). Isso faz do usuário, um "servidor" ajudando na distribuição da distro Linux preferida.

Muitos querem ajudar a sua distro programando e criando programas ou novos efeitos, mas não percebem que atitude simples como essas, ajuda e muito a sua distribuição Linux preferida, tanto no desafogamento dos servidores quanto na própria divulgação da mesma.

Programas sugeridos para download via torrent:

Linux:
  • KDE: Ktorrent
  • Gnome, Xfce e Lxde: Transmission

Windows (para aqueles que decidiram experimentar ou instalar o Linux):
  • Bit Torrent
  • Free Download Manager (possui um recurso de download por torrent, mas esse recurso precisa ser ativado nas opções do programa)

Todos são muito intuitivos e fáceis de usar. Em geral, basta clicar em "Abrir" e localizar o arquivo torrent referente a distro Linux a ser baixada. Esse arquivo torrent pode ser obtido na página de downloads da sua distro preferida. E em caso de dúvidas, conte com a ajuda da comunidade aqui do VOL.

Bom download a todos!

Outras dicas deste autor

openSUSE - Guia pós-instalação

StarOffice, OpenOffice, BrOffice e finalmente LibreOffice

GeForce 7300GS no SuSE 10.2

Tutoriais sobre o OpenSUSE

Tutoriais sobre o openSUSE 11.3

Leitura recomendada

Montando um Linux com até 21 monitores!

Entendendo essa coisa de Grátis (GNU)

Configuração de VPN PPTP no Ubuntu 10.04 - passo-a-passo

Exercício Prático LPIC 07

IPPL - IP Protocols Logger

  

Comentários
[1] Comentário enviado por projeto_cem em 07/08/2010 - 16:58h

Muito boa a sua idéia. =D

[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 07/08/2010 - 17:07h

Obrigado amigo!
Abraços!

[3] Comentário enviado por fernandoguedes em 07/08/2010 - 20:09h

Interessante. Só acho que as pequenas distribuições não tem esse tipo de problema e as grandes tem mirrors espalhados por todo mundo mundo independente do local aonde fica hospedado o website.

[4] Comentário enviado por removido em 08/08/2010 - 20:21h

Isso é verdade.

Eu também acrescentaria um outro conselho: Sempre esperar alguns dias ou porque não, algumas semanas, para baixar a iso da distro.

Dessa forma, dá tempo de desafogar um pouco os servidores, e dá tempo tb de bastante gente baixar a iso e disponibilizar por torrent.

Quando eu fui baixar o fedora 13, ainda não tinha gente compartilhando por torrent. O mesmo aconteceu com o Uuntu 10.04 e com o Slackware 13.1.

Resumindo: se eu tivesse esperado mais alguns dias, com certeza poderia baixar as ISOs tranquilamente.

Valeu Fábio

Abraço

[5] Comentário enviado por Fabio_Farias em 09/08/2010 - 09:26h

Fernando
Obrigado pelo comentário. De qualquer forma ainda acho o download via torrent mais eficiente em termos de verificação de erros e desafogamento de servidores. Mas obrigado pela contribuição.

Gedimar meu amigo!
Obrigado pelo comentário.

de fato, se esperar um pouco para fazer o download verá resultados melhores. Ex.: o openSuSE 11.3 só foi estar realmente bom depois de uma semana mas não por causa da distro em si e sim porque faltavam coisas como o driver da nvidia e o plugin do mplayer. Coisas pequenas mas que fazem a diferença. Além do mais quanto mais gente baixa por torrent mais rápido pode ser o download e o download via torrent tem essa vantagem de verificar o download para ver se não há erros.

Abraços a todos!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts