Áudio e vídeo no OpenSUSE

Publicado por Fábio Farias em 08/06/2010

[ Hits: 13.649 ]

 


Áudio e vídeo no OpenSUSE



Diversão também não falta no openSUSE. Assim como a maioria das distros Linux, ele já vem com programas para você ouvir suas músicas preferidas e assistir seus vídeos favoritos. Contudo, assim como nessa mesma maioria de distribuições Linux, o suporte a mp3 e outros formatos não vem configurado por padrão (por questões de licença do formato em questão), necessitando assim da instalação de alguns codecs e plugins. Veremos como fazer isso.

Os players utilizados aqui são os que são instalados por padrão no openSUSE: Amarok (para áudio) e Kaffeine (para vídeo e áudio). Os pacotes que vamos instalar resolvem esses problemas com praticamente todos os players disponíveis para Linux. Caso o player que você usa ainda não execute todos os tipos de arquivos de áudio e vídeo que você possui, faça uma busca na internet.

Em geral a solução não é difícil e provavelmente você só precisará fazer a instalação de mais algum pacote. Para instalar ou remover algo, basta acessar o YaST e em Gerenciamento de Software fazer as instalações necessárias.

Instale os seguintes pacotes:
  • libdvdcss
  • w32codec
  • libxine1
  • libxine1-codecs
  • phonon-backend-xine
  • ffmpeg
  • flash-player
  • k3b-codecs

Se aparecer uma janela informando que a instalação destes pacotes requer troca do fornecedor do pacote, aceite a opção que confirma a troca do fornecedor. Os repositórios necessários para essas instalações são:
  • Non-Oss
  • VideoLan. Habilite-o somente para a instalação do libdvdcss. Feito isso, desabilite-o ou exclua-o pois esse repositório pode entrar em conflito com o packman, que no caso é muito mais importante e necessário para o openSUSE.
  • Packman

Plugins:
  • kde3-kaffeine-mozilla (para que o Kaffeine possa interagir com o Firefox e assim poder executar áudio pelo navegador, como no caso de se ouvir rádio pela internet). No teste, a Rádio Evangelizar em Curitiba-PR e a Rádio Eldorado em São Paulo-SP foi executada com sucesso no Kaffeine.
  • kde3-kaffeine-gstreamer

Com esses codecs instalados executei os mais variados formatos de áudio e vídeo. Apenas o formato do Real Player não foi testado. Todos os outros funcionaram normalmente no Kaffeine (vídeos, as rádios pela internet e alguns áudios) e no Amarok (apenas áudio).

Para quem quiser experimentar, existe no openSUSE uma ferramenta muito fácil de usar, principalmente por usuários iniciantes, que se chama "1-Click Install". Para instalar os codecs citados acima acesse esse endereço:
Selecione a interface usada (Kde ou Gnome) e siga as instruções.

Se o usuário deseja conhecer melhor o 1-Click Install poderá procurar programas para o openSUSE nos seguintes endereços:
Abraços!

Outras dicas deste autor

OpenSUSE a partir do pendrive

Tutoriais sobre o OpenSUSE

openSUSE - Guia pós-instalação

Ajude sua distro: faça download via torrent

Instalando o OpenSuSE a partir do Windows

Leitura recomendada

Parted Magic - Ferramenta para particionamento

Linux como cliente VPN de servidor Windows

Linux com Inteligência Artificial

Instalando Sun-Java no Debian Squeeze

Imperdível: 2º Linux Install Fest @ Rio de Janeiro x 24/06

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Lisandro em 09/06/2010 - 09:44h

Ótima dica. Parabéns!

[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 09/06/2010 - 09:52h

Obrigado Amigo.
Só quero contribuir.
Obrigado!

[3] Comentário enviado por ileaoorg em 07/08/2010 - 17:06h

pq meu opensuse 11.3 aparece o nome dhcppc98 ?

exemplo:
[email protected]:~>

eu lembro que antes era diferente...
uma hora eu precisei reiniciar aqui e ficou no modo texto com esse usuário. pediu senha pra reiniciar e não era a mesma senha do meu usuário.

eu hein...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts