Áudio e vídeo no OpenSUSE

Publicado por Fábio Farias em 08/06/2010

[ Hits: 12.552 ]

 


Áudio e vídeo no OpenSUSE



Diversão também não falta no openSUSE. Assim como a maioria das distros Linux, ele já vem com programas para você ouvir suas músicas preferidas e assistir seus vídeos favoritos. Contudo, assim como nessa mesma maioria de distribuições Linux, o suporte a mp3 e outros formatos não vem configurado por padrão (por questões de licença do formato em questão), necessitando assim da instalação de alguns codecs e plugins. Veremos como fazer isso.

Os players utilizados aqui são os que são instalados por padrão no openSUSE: Amarok (para áudio) e Kaffeine (para vídeo e áudio). Os pacotes que vamos instalar resolvem esses problemas com praticamente todos os players disponíveis para Linux. Caso o player que você usa ainda não execute todos os tipos de arquivos de áudio e vídeo que você possui, faça uma busca na internet.

Em geral a solução não é difícil e provavelmente você só precisará fazer a instalação de mais algum pacote. Para instalar ou remover algo, basta acessar o YaST e em Gerenciamento de Software fazer as instalações necessárias.

Instale os seguintes pacotes:
  • libdvdcss
  • w32codec
  • libxine1
  • libxine1-codecs
  • phonon-backend-xine
  • ffmpeg
  • flash-player
  • k3b-codecs

Se aparecer uma janela informando que a instalação destes pacotes requer troca do fornecedor do pacote, aceite a opção que confirma a troca do fornecedor. Os repositórios necessários para essas instalações são:
  • Non-Oss
  • VideoLan. Habilite-o somente para a instalação do libdvdcss. Feito isso, desabilite-o ou exclua-o pois esse repositório pode entrar em conflito com o packman, que no caso é muito mais importante e necessário para o openSUSE.
  • Packman

Plugins:
  • kde3-kaffeine-mozilla (para que o Kaffeine possa interagir com o Firefox e assim poder executar áudio pelo navegador, como no caso de se ouvir rádio pela internet). No teste, a Rádio Evangelizar em Curitiba-PR e a Rádio Eldorado em São Paulo-SP foi executada com sucesso no Kaffeine.
  • kde3-kaffeine-gstreamer

Com esses codecs instalados executei os mais variados formatos de áudio e vídeo. Apenas o formato do Real Player não foi testado. Todos os outros funcionaram normalmente no Kaffeine (vídeos, as rádios pela internet e alguns áudios) e no Amarok (apenas áudio).

Para quem quiser experimentar, existe no openSUSE uma ferramenta muito fácil de usar, principalmente por usuários iniciantes, que se chama "1-Click Install". Para instalar os codecs citados acima acesse esse endereço:
Selecione a interface usada (Kde ou Gnome) e siga as instruções.

Se o usuário deseja conhecer melhor o 1-Click Install poderá procurar programas para o openSUSE nos seguintes endereços:
Abraços!

Outras dicas deste autor

Vídeo: Instalando o openSUSE

Instalando o OpenSuSE a partir do Windows

Soluções para aplicativos de escritório e os vários formatos de arquivos

Tutoriais sobre o openSUSE 11.3

OpenSUSE a partir do pendrive

Leitura recomendada

Openfire Autenticando no Active Directory

Instalando novos temas de ícones no seu Linux

Como instalar o Lazarus no Ubuntu Dapper 6.06

Ntop em um G4 com Yellow Dog Linux 6.0

Instalando o KDE 4.1 no Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Lisandro em 09/06/2010 - 09:44h

Ótima dica. Parabéns!

[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 09/06/2010 - 09:52h

Obrigado Amigo.
Só quero contribuir.
Obrigado!

[3] Comentário enviado por ileaoorg em 07/08/2010 - 17:06h

pq meu opensuse 11.3 aparece o nome dhcppc98 ?

exemplo:
gianni@dhcppc98:~>

eu lembro que antes era diferente...
uma hora eu precisei reiniciar aqui e ficou no modo texto com esse usuário. pediu senha pra reiniciar e não era a mesma senha do meu usuário.

eu hein...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts