O que é samba

Publicado por Fábio Berbert de Paula em 07/11/2002

[ Hits: 47.045 ]

Blog: https://youtube.com/c/cotidianohackeado

 


O que é samba



O programa smbd é o componente que permite que servidores Linux compartilhem seus recursos de disco e impressão com clientes Windows.

O daemon smbd permite o compartilhamento de seus recursos tanto no modo de compartilhamento (share mode) quato no modo usuário (user mode). No modo de compartilhamento, que é o modo mais simples e menos recomendável, a cada recurso compartilhado atribui-se uma senha. No modo usuário, cada um possui um login e senha e os privilégios de acesso a recursos são outorga-dos pelo administrador do sistema.

Em domínios Windows NT, este controle de acesso é gerenciado pelo Controlador de Domínio (Domain Controler). A partir da versão 2.0, o Samba já provê suporte para esse tipo de autenticação.

O outro componente do pacote Samba, nmbd, é o servidor de nomes NetBios. Este servidor entende e responde solicitações de resolução de nomes NetBios sobre IP. Este é o responsável pelo aparecimento do ícone do servidor Samba no ambiente de rede do Windows.

Sistemas Linux oferecem ainda um nível adicional de funcionalidade através do suporte a sistemas de arquivos do tipo smbfs. Desta forma é possível se utilizar em sistemas Linux arquivos compartilhados do ambiente microsoft como se fosse sistemas de arquivos locais.

Curiosidade

De onde vem o nome Samba? O nome Samba foi adotado visto que o nome original do software, SMB Server, era marca registrada de outro produto. Andrew Tridgell, autor do software, consultou então seu verificador ortográfico e procurou palavras que contivessem as letras SMB. A palavra Samba era uma delas. Desta forma tivemos, de forma indireta, uma contribuição para o produto.

Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
[email protected]
Outras dicas deste autor

Python para Zumbis - curso gratuito de Python

Comunidade brasileira de usuários do Arch Linux

pydance, um jogo para quem tem gingado

Desativando popups "O sistema detectou um problema no aplicativo" no Ubuntu

Como gravar imagem ISO em DVD via linha de comando

Leitura recomendada

Ligando no Asterisk via Vono

Criando ícone do jogo Sauerbraten no XFCE

Velocidade de navegação vs taxa de transferência

Vale a pena trocar o Windows pelo Linux?

Linux ou Windows: como, onde e por que?

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Oki em 13/04/2003 - 00:13h

Eu instalei o samba e um programa chamado Jags como browser de rede, no entanto ele dá pau no Red Hat 8, vc tem alguma sugestão melhor para utilizar?, pois o Nautilus é legalzinho, mas não permite montar os compartilhamentos windows automaticamente.
Vale ressaltar que eu tentei o Gnomba e também o xSMB, o xSMB funciona, mas os meus usuários não conseguem utilizá-lo, visto que a interface dele é horrível.

[]'s
Celso Goya
moinho.net

[2] Comentário enviado por Fabiano Cardoso em 27/11/2003 - 15:45h

Existe um programa que acho que já vem até com o Kurumin que é o smbnavigator.

Não posso te dizer com certeza, pois utilizo pouco o Linux em modo gráfico, Em modo texto uso muito o smbclient para navegar em sistemas SMB.

[]'s
Cardoso

[3] Comentário enviado por Fabiano Cardoso em 27/11/2003 - 15:53h

Só uma pequena adição ao seu comentário amigo Fábio: o nmbd também é o responsável pelo servidor WINS do Samba se o mesmo for configurado para estar ativo (vide smb.conf), e não fazer somente pesquisas. Acrescentado então: Ele entende, responde e cria requisições netbios, via servidor Wins, DNS lookup e arquivo lmhosts.

[4] Comentário enviado por joao.rodolfo em 04/12/2005 - 15:43h

Oq ajuda na rede windows um servidor WINS ?

[5] Comentário enviado por leorocco em 17/11/2012 - 23:57h

eu lembro q as primeiras vezes q lia a respeito, deduzia que pelo nome, era um software criado por brasileiros! rs



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts