O programa smbd é o componente que permite que servidores Linux compartilhem seus recursos de disco e impressão com clientes Windows.
O daemon smbd permite o compartilhamento de seus recursos tanto no modo de compartilhamento (share mode) quato no modo usuário (user mode). No modo de compartilhamento, que é o modo mais simples e menos recomendável, a cada recurso compartilhado atribui-se uma senha. No modo usuário, cada um possui um login e senha e os privilégios de acesso a recursos são outorga-dos pelo administrador do sistema.
Em domínios Windows NT, este controle de acesso é gerenciado pelo Controlador de Domínio (Domain Controler). A partir da versão 2.0, o Samba já provê suporte para esse tipo de autenticação.
O outro componente do pacote Samba, nmbd, é o servidor de nomes NetBios. Este servidor entende e responde solicitações de resolução de nomes NetBios sobre IP. Este é o responsável pelo aparecimento do ícone do servidor Samba no ambiente de rede do Windows.
Sistemas Linux oferecem ainda um nível adicional de funcionalidade através do suporte a sistemas de arquivos do tipo smbfs. Desta forma é possível se utilizar em sistemas Linux arquivos compartilhados do ambiente microsoft como se fosse sistemas de arquivos locais.
Curiosidade
De onde vem o nome Samba? O nome Samba foi adotado visto que o nome original do software, SMB Server, era marca registrada de outro produto. Andrew Tridgell, autor do software, consultou então seu verificador ortográfico e procurou palavras que contivessem as letras SMB. A palavra Samba era uma delas. Desta forma tivemos, de forma indireta, uma contribuição para o produto.
[1] Comentário enviado por Oki em 13/04/2003 - 00:13h
Eu instalei o samba e um programa chamado Jags como browser de rede, no entanto ele dá pau no Red Hat 8, vc tem alguma sugestão melhor para utilizar?, pois o Nautilus é legalzinho, mas não permite montar os compartilhamentos windows automaticamente.
Vale ressaltar que eu tentei o Gnomba e também o xSMB, o xSMB funciona, mas os meus usuários não conseguem utilizá-lo, visto que a interface dele é horrível.
[3] Comentário enviado por Fabiano Cardoso em 27/11/2003 - 15:53h
Só uma pequena adição ao seu comentário amigo Fábio: o nmbd também é o responsável pelo servidor WINS do Samba se o mesmo for configurado para estar ativo (vide smb.conf), e não fazer somente pesquisas. Acrescentado então: Ele entende, responde e cria requisições netbios, via servidor Wins, DNS lookup e arquivo lmhosts.