Nova distro brasileira - Librix Linux

Publicado por Alexandre de Jesus Marcolino em 08/06/2006

[ Hits: 17.061 ]

Blog: http://blog.marcolino.com.br/wordpress/

 


Nova distro brasileira - Librix Linux



Impressões iniciais sobre o Librix Linux da Itautec.

Estive no dia 29/11/05 em uma apresentação patrocinada pela Intel do novo produto da Itautec, o Librix AD. De quebra, tivemos uma demonstração do Librix Linux, distribuição nacional baseada no Gentoo e desenvolvida em conjunto com a Unicamp.

Comercializada em forma de serviços e não em forma de mídias, a Itautec busca se posicionar no mercado com uma distribuição passível de ser adaptada à realidade das empresas.

Uma vez que é baseada em Gentoo, a Itautec disponibiliza pacotes binários compilados e homologados para o hardware que comercializa, mantendo a característica do Gentoo de compilar para o hardware que se tem. A distro conta com um instalador gráfico bem objetivo e focado no usuário brasileiro comum, que aperta Próximo, Próximo e OK!

Duas ferramentas me chamaram a atenção: o ConfigCenter, por ser extremamente simples (embora eu ainda ache que poderia ter um módulo de configuração para a placa de vídeo e monitor), onde pode-se configurar teclado, mouse, interface de rede e acesso e o fuso horário da máquina, e o LibrixUpdate, interface para o serviço de atualizações de pacotes, que possui uma interface onde são classificados os pacotes pelo nível de criticidade e idade, tornando a atualização simples. O serviço de LibrixUpdate será cobrado pela Itautec.

Agora, o Librix ainda pode ser adquirido em versão embarcada, para hardwares específicos de automação comercial, personalizadas, para empresas com necessidades especiais e em computadores da Itautec. A empresa planeja colocar no ar um portal para suporte à comunidade Librix Linux e disponibilização de ISO´s em breve.

Com relação ao produto LibrixAD, trata-se de uma interface para o OpenLDAP com wizards e facilities para administração do serviço de diretórios. Clientes para Linux e Windows estão disponíveis. Minha opnião sobre a ferramenta: limpa e fácil.

Outras dicas deste autor

Tunning no boot do seu OpenSuSE Linux

Removendo linhas duplicadas de um arquivo texto

Instalar codecs e bibliotecas no OpenSuSE Linux 11

Eu quero ser processado pela SCO e você?

OpenSuSE Linux: Repositório KDE 4.2 estável

Leitura recomendada

Crie aliases para facilitar o uso do Package Manager no Arch e no KahelOS

Gerenciando processos no Linux

ZSNES - Emulador de Super Nintendo para GNU/Linux

Alternativas ao MS Paint pra Linux

Node.js e Apache juntos usando mod_proxy

  

Comentários
[1] Comentário enviado por megatux em 09/06/2006 - 14:52h

Falae Marcolino, blz ?

Conheci o Librix na conferência Linux World, realizada aqui em São Paulo no mês passado (Maio 2006). Ganhei duas mídias do Librix Desktop no stand da Itautec, mas ainda não instalei pra tirar conclusões. A apresentação do produto foi, como vc disse, muito simples e objetiva (próximo, próximo e ok). No stand, um monitor gigante, mostrava o kde (interface padrão), rodando superkaramba, slides e demais aplicações office, não esquecendo dos laptops, todos rodando Librix, o que denota grande compatibilidade de hardware. No tocante a atualização, também fiquei muito satisfeito com a interface e o método de classificação utilizado. Minha opnião é que o Librix é um produto para empresas, dado o foco do produto por politicas de suporte e os pacotes escolhidos desta ditro. Vai ganhar mercado ? Me parece que sim ...

Maiores informações:
http://www.itauteconline.com.br
Grande São Paulo - (11) 6097-2300
Demais localidades - 0800-550020

Abraços



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts