Redirecionadores

Publicado por Rafael Roncaglia em 18/07/2012

[ Hits: 9.598 ]

 


Redirecionadores



Um breve resumo sobre os redirecionadores do sistema.

Redirecionadores:
  • 0 = stdin - Entrada padrão
  • 1 = stdout - Saída padrão
  • 2 = stderr - Saída de erros

> (maior) - Direciona a saída de um comando para dentro de um arquivo, sobrescrevendo o seu conteúdo, caso o arquivo especificado não exista, ele o criará.

Exemplo:

echo 1 > arq

>> (maior-maior) - Direciona a saída de um comando para dentro de um arquivo, este não sobrescreve o seu conteúdo, apenas acrescenta a saída do comando ao final do conteúdo existente no arquivo, caso o arquivo especificado não exista, ele o criará.

Exemplo:

echo 1 >> arq

< (menor) - Direciona o conteúdo de um arquivo para a entrada de um comando.

Exemplo:

cat < /etc/passwd

2> (dois-maior) - Direciona a saída de erro (stderr) para dentro de um arquivo, sobrescrevendo o seu conteúdo, caso o arquivo não exista, ele o criará.

Exemplo:

downshut 2> arq2

2>> (dois-maior-maior) - Direciona a saída de erro (stderr) para dentro de um arquivo, este não sobrescreve o seu conteúdo, apenas acrescenta a saída de erro ao final do conteúdo existente no arquivo, caso o arquivo especificado não exista, ele o criará.

Exemplo:

bootre 2>> arq2

&> (e-maior) - Direciona o stdout (1) e o stderr (2) para dentro de um arquivo, sobrescrevendo o seu conteúdo, e caso o arquivo não exista, ele o criará.

Exemplo:

cat /etc/* &> arq_out

Neste exemplo, o comando cat irá exibir o conteúdo de todos os arquivos dentro do "/etc", porém, também existem diretórios dentro do "/etc", então, ele irá direcionar alguns erros (pois para exibir o conteúdo de diretórios é utilizado o "ls").

Ambas as saídas (stdin = a exibição do conteúdo dos arquivos, stderr = erro ao tentar listar o conteúdo dos diretórios com o cat) serão enviadas para o arquivo "arq_out".

&>> (e-maior-maior) - Direciona o stdout (1) e o stderr (2) para dentro de um arquivo, este não sobrescreve o seu conteúdo, apenas acrescenta a saída 1 e 2 ao final do conteúdo existente no arquivo, caso o arquivo especificado não exista, ele o criará.

| (pipe) - Direciona a saída de um comando para a entrada de outro.

Exemplo:

cat /etc/passwd | nl

Neste exemplo, o comando cat irá exibir o conteúdo do arquivo "/etc/passwd" e a saída dele será direcionada para a entrada do comando nl, que é responsável por exibir e numerar as linhas de um arquivo.

tee - Quando usado junto com o pipe, permite que a saída padrão do comando seja exibida na tela e enviada para um arquivo ao mesmo tempo.

Exemplo:

cat /etc/passwd | tee arq

Neste exemplo, o comando cat irá exibir o conteúdo do arquivo "/etc/passwd" e a saída dele será direcionada para o tee (que irá direcionar a saída do comando:

cat /etc/passwd

...Para a tela e simultaneamente para o arquivo "arq".

É isso aí pessoal, espero ter ajudado em algo.

Obrigado.

Outras dicas deste autor

Empacotamento e compressão de arquivos

Leitura recomendada

Como instalar o Insigne Momentum 5.5

Qual distribuição utilizar

Acesso via SSH entre servidores sem senha

BrasilLinux DosVox - Linux para deficientes visuais

Windows 10 e Netlogon

  

Comentários
[1] Comentário enviado por azk4n em 19/07/2012 - 00:19h

belo resumo!
digno de favoritar
;-))



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts