Lxde no sidux Momos 2009-03 - leveza, riqueza de recursos e performance

Publicado por meinhardt, jorge g em 06/01/2010

[ Hits: 5.403 ]

 


Lxde no sidux Momos 2009-03 - leveza, riqueza de recursos e performance



A utilização do gerenciador de janelas Lxde no sidux ficou uma combinação fantástica que reúne os recursos do Gnome e KDE com a leveza e rapidez e a performance excelente do xfce. Além disto tem uma produção visual apurada.

Embora não seja ainda promovido no site oficial como gerenciador de janelas preferencial, tem sido sugerido pela equipe de desenvolvimento como outra alternativa altamente viável.

Por concordar plenamente após experimentar o Lxde, transcrevo abaixo citação constante do fórum www.sidux.com.br de autoria do companheiro Otto Sá, com descrição detalhada do Lxde:

O "Lightweight X11 Desktop Environment", é um ambiente de área de trabalho extremamente rápido, ágil e poupador de energia. Ele é mantido por uma comunidade internacional de desenvolvedores e vem com uma bonita interface com o usuário, suporte a múltiplos idiomas, atalhos de teclado padrões e características adicionais, como um gerenciador de arquivos com navegação em abas. O LXDE exige menos da CPU e consome menos memória RAM. Ele é desenhado especialmente para computadores em nuvem com especificações de hardware limitadas, como netbooks, dispositivos móveis (ex.: MIDs) ou computadores antigos. O LXDE pode ser instalado em distribuições como Ubuntu ou Debian. Ele provê uma rápida interação com o desktop, conectando-se facilmente com aplicativos na nuvem. O LXDE suporta uma gama enorme de programas, que podem ser instalados localmente com os sistemas Linux. O código-fonte do LXDE está licenciado parcialmente sob os termos da Licença Pública Geral (GPL) e parcialmente sob a LGPL.

O LXDE é um ambiente de área de trabalho de código aberto e licenciado sob a GPL, destinado a plataformas Unix e outras plataformas compatíveis com POSIX, como o Linux. O nome LXDE significa "Lightweight X11 Desktop Environment", ou traduzindo para o português, "Ambiente de área de trabalho leve para o X11".

O LXDE é uma solução de área de trabalho que economiza energia e é extremamente rápido. Ele funciona muito bem em computadores de baixo custo como os da nova geração de netbooks e outros pequenos computadores móveis. O LXDE é desenhado para redes em nuvem como uma nuvem local sem fio ou a nuvem global Internet. Ele pode ser montado sob várias distribuições Linux como Ubuntu ou Debian. Além disso, provê uma rápida experiência de área de trabalho ao se conectar facilmente com aplicativos em nuvem e suporta uma grande quantidade de programas, que podem ser instalados localmente com sistemas Linux. O LXDE também já suporta várias arquiteturas de processadores, incluindo Intel, MIPS e ARM.

O projeto LXDE iniciou-se em 2006 quando Hong Yen Jee,de Taiwan, conhecido como PCMan, publicou o primeiro componente, chamado "PCMan File Manager". Hoje o time do LXDE cresceu e se tornou uma comunidade internacional de desenvolvedores, designers e contribuintes do mundo todo.

Características

  • Leve - Requer pouco uso de CPU e funciona extremamente bem com uma quantidade razoável de memória.
  • Rápido - Roda bem rápido mesmo em computadores antigos, produzidos em 1999.
  • Economiza energia - Requer menos energia para realizar as mesmas tarefas que outros sistemas no mercado realizam.
  • Simplesmente bonito - Inclui uma interface de usuário polida e internacionalizada, usando o poder do GTK+ 2.
  • Fácil de usar - Permite que se escolha entre o simples Lançador parecido com a interface do EeePC ou um painel de aplicativos parecido com o MS Windows.
  • Personalizável - É extremamente fácil personalizar a aparência do LXDE.

Características adicionais

Características adicionais oferecidas como, navegação em arquivos por abas ou diálogos de execução de aplicativos, conhecidos de sistemas operacionais como o Mac OS. Ícones de novos aplicativos exibidos na área de trabalho logo após a instalação.
  • Independente de gerenciador de área de trabalho - Cada componente pode ser usado independentemente de outros componentes do LXDE, oferecendo flexibilidade para usar partes do LXDE com diferentes sistemas "Unix-like".
  • Compatível com padrões - O LXDE segue padrões como os especificados pelo freedesktop.org.

Componentes

  • PCManFM - O mais rápido e robusto gerenciador de arquivos. Dispõe de navegação em abas e ícones na área de trabalho com pouco uso dos recursos do sistema.
  • LXPanel - Um painel de área de trabalho rico em recursos e amigável que dispõe as funções mais cruciais que você espera de um painel. Toda sua configuração é feita através de uma interface gráfica com o usuário.
  • LXSession - Gerenciador de sessão X11 compatível com os padrões, com suporte a desligamento, reinicialização e suspensão do sistema via HAL e gdm (O LXSession Lite é uma versão mais simples sem o gerenciamento de sessões X11 e mais estável).
  • LXSession Edit - O editor padrão do gerenciador de sessão, com habilidade para ligar aplicativos desabilitados no LXDE.
  • LXAppearance - O LXAppearance é o novo alternador de temas rico em recursos, permitindo alterar temas GTK+, temas de ícones e fontes usadas pelos aplicativos.
  • LXLauncher - O LXLauncher permite que a área de trabalho tenha áreas orientadas por tópicos.
  • Openbox - Gerenciador de janelas leve, compatível com os padrões e altamente configurável (adaptado pelo LXDE. Nós sugerimos sua utilização como gerenciador de janelas padrão). Pode ser substituído por qualquer outro gerenciador de janelas como icewm, fluxbox, metacity, ..., etc.
  • GPicView - Um visualizador de imagens muito simples, rápido e leve, que tem como característica um início imediato.
  • Leafpad - Um editor de textos leve e simples, adaptado pelo LXDE (nós sugerimos sua utilização como editor de textos padrão).
  • LXDE Common - O LXDE Common é o arquivo de configuração padrão para a integração entre os diferentes componentes do LXDE. O LXDE Common gerencia o comportamento do sistema e funções para integrar ícones e decoração.
  • LXTerminal - Emulador de terminal para o LXDE. Independente de área de trabalho e baseado no VTE sem qualquer dependência desnecessária (Todas as instâncias compartilham o mesmo processo para reduzir o uso de memória).
  • XArchiver - Um compactador de arquivos leve, rápido e independente de área de trabalho, baseado no GTK+ (Adaptado pelo LXDE. Nós sugerimos seu uso como compactador de arquivos padrão).
  • LXRandR - Ferramenta de configuração de monitores. Você pode conectar outra tela no LXDE ou escolher usar um grande projetor. Telas locais e externas podem ser usadas ao mesmo tempo. A LXRandR configura a resolução da tela automaticamente.
  • LXNM - Gerenciador de conexões de rede leve. O LXNM é um daemon para o LXDE que suporta conexões sem fio (somente para Linux).
  • LXMusic - O reprodutor de músicas minimalista, baseado no XMMS2.
  • GtkNetCat - Interface gráfica de usuário para o netcat. O Netcat dispõe funções de sistema como um utilitário de redes de computadores para leitura e escrita em conexões de rede usando tanto o protocolo TCP quanto o UDP.

Requisitos do sistema

O LXDE foi testado sob as seguintes configurações de hardware e roda muito bem.
  • CPU RAM Disco rígido Velocidade
  • Pentium II 266 MHz 192 MB 5400 rpm moderada - rápida
  • VIA 400 MHz 256 MB 5400 rpm moderada - rápida
  • Pentium III 600 MHz 512 MB 4500 rpm rápida
  • Emulação através do QEMU em um AMD Athlon 1.6 (1.4 GHz) 128 MB Imagem de disco QEMU rápida
  • AMD Athlon 1.6 (1.4 GHz) 512 MB 7200 rpm muito rápida

Configurações recomendadas:
  • Os requisitos de hardware do LXDE são similares aos do Windows 98 (talvez um pouco mais altos). Uma velha CPU Pentium II é suficiente.
  • Depois que o X11 e o LXDE são iniciados, o uso total de memória fica em torno de 45 MB em máquinas i386. (Este valor pode ser mais alto ou mais baixo de acordo com configurações de sistema diferentes).
  • Embora o LXDE não requeira um hardware melhor para si mesmo, outros aplicativos sob o X podem vir a necessitar. Por exemplo, Firefox e OpenOffice.org 3 são consumidores vorazes de memória. Então, recomendamos que você tenha pelo menos 128 MB de RAM ou mais.

Distribuições atualmente usando o LXDE

LXDE - distribuições no wiki em: http://wiki.lxde.org/en/Category:Linux_Distributions

Fonte: http://www.lxde.org/

Simplicidade, leveza e rapidez é a combinação certa do sidux com lxde.

Citação:

"O LXDE tem a aparência do KDE, a sensação do Gnome e a simplicidade do XFCE. É um gerenciador de janelas agradável para um laptop. Não muito pesado, não muito simples. Levei menos de 5 minutos para sentir isto. Eu ainda tenho muito a aprender sobre LXDE, mas eu me apaixonei pelo lxde imediatamente, foi "amor à primeira vista". Há ainda recursos que gostaria de adicionar, mas vamos aprendendo aos poucos. Eu li em algum lugar que podemos acrescentar o dock do gnome no lxde, mas vou precisar de mais experiência. Embora seja apenas em versão beta, ele ainda é estável o suficiente para usar em um laptop. Junto com o sidux, é uma combinação que faz uma grande distro (Dica dos desenvolvedores do sidux). Muito tempo usando o Gnome, o kde e o xfce mas acho que vai ficar muito melhor com o LXDE para sidux.

Leia mais sobre o LXDE no seu site: http://www.lxde.org

Para instalar o Lxde no sidux, basta usar o código abaixo a partir do terminal:

# apt-get update && apt-get install lxde

Após a instalação basta reiniciar e na tela de inicialização optar pelo tipo de sessão Lxde.

Para baixar e instalar a ultima versão do sidux (2009-03) cujo codinome é Momos, use os repositórios disponíveis em ww.sidux.com.br.

Estão disponíveis duas alternativas de mídia-live, CD ou DVD, sendo o DVD mais completo e com suporte nativo ao Português do Brasil já desde a inicialização e o CD, mais "enxuto". Por padrão o sidux Momos, vem com kernel 2.6.31, porém após atualização já estamos rodando com 2.6.32 e KDE 4.3.4.

Outras dicas deste autor

Após atualização completa (D-U) sidux 2009-03 Momos já está rodando com kernel 2.6.32

Configurando o GRUB e usando CDs de manutenção

Cronograma de lançamento das versões do sidux

Após período de incerteza, aptosid renasce a partir do antigo sidux

Debian Squeeze, fantástico mesmo - apenas em versão Beta2

Leitura recomendada

Como instalar BrOffice.org no Debian e derivadas

Jogo Educacional Soma 10

Criando capa para canal no YouTube com o GIMP [vídeo]

avconv - Convertendo vídeo para MP3 rapidamente

Criando arquivo (executável) auto-extraível com o RAR

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts