Travamento de segurança de HD disponível no Setup de Notebook Acer funciona?

Publicado por meinhardt, jorge g em 21/09/2011

[ Hits: 15.282 ]

 


Travamento de segurança de HD disponível no Setup de Notebook Acer funciona?



Depois de tentar resolver um problema de acesso ou melhor de funcionamento de um HD usado porém em perfeitas condições de funcionamento, que estava tentando usar na montagem de um HD externo, encontrei a solução de forma extremamente simples.

Bastou montar novamente o HD no Notebook, inicializar (boot), entrar no Setup e nas opções de segurança, desabilitar, ou melhor registrar uma nova senha em branco no travamento de segurança do HD.

Para confirmar que o velho HD que havia ficado pequeno ao longo dos últimos 4 anos de uso ainda funcionava perfeitamente, fiz uma instalação de um Windows XP, criei uma partição de dados separada e outra partição para instalar uma distro Linux, onde instalei o Debian 6.

Depois de confirmar que tudo funcionava perfeitamente, voltei a fazer o teste deste mesmo HD, porém agora na gaveta externa.

Depois de mais de 10 meses de tentativas em vão, muita pesquisa na Internet, perguntas em fóruns especializados em hardware, outros fóruns em geral sem nenhuma resposta, resolvi verificar se o velho HD quando foi retirado do Notebook, tinha a senha de travamento do HD desabilitada. Bastou desabilitar e o HD passou a funcionar perfeitamente nas gavetas externas.

Consegui com isto testar, ainda que de forma involuntária a efetividade desta alternativa de segurança dos Notebooks da Acer, pelo menos em relação a gavetas externas.

Não pude confirmar se ocorreria o mesmo, ao instalar um HD "travado" em outro Notebook, mas acredito que haveria ocorrido o mesmo.

Suponho que ocorreria o mesmo, por uma razão muito simples, em uma das tantas tentativas de teste / diagnostico e recuperação do HD, usei até mesmo CD do próprio fabricante (Seagate) para teste e recuperação. A Seagate disponibiliza duas alternativas de mídia para teste, uma para operar de dentro do Windows e a outra, independentemente de qualquer sistema operacional instalado no Pc, via boot direto do CD. O teste de dentro do Windows XP, ficou travado, não conseguindo nem mesmo identificar o HD.

O teste, feito com boot a partir do CD do programa de teste / diagnostico, levou mais de 2 dias, com a máxima profundidade disponível.

Não apresentou defeitos, porém não permitia apagar o conteúdo do HD, nem formatar ou particionar o mesmo.

Abaixo segue o conteúdo dos posts que deixei em vários fóruns, descrevendo o problema em detalhes, porém sem obter nenhuma solução:

Tenho encontrado alguma dificuldade ou melhor muita dificuldade para conseguir preparar um HD externo aproveitando um Seagate Momentus 5400.3 com 120GB.

Este HD foi substituído neste NoteBook (NoBo) Acer, por outro HD maior também Seagate com 320GB de capacidade, 7200rpm e buffer de 16MB, portanto mais rápido e com quase o triplo da capacidade.

Antes da substituição este HD de 120GB estava em perfeito funcionamento e continua assim, contanto que seja instalado de volta no NoBo.

Ao instalar em pelo menos 3 "gavetas" especificas para HD externo de 2,5" SATA, não tenho conseguido fazer funcionar.

Quando fiz a migração (clonagem) do HD de 120GB para o de 320GB, usando para isto uma gaveta (Satellite) de um HD externo de 250GB, o HD de 120GB até funcionou bem, permitindo fazer a migração sem maiores problemas.

Depois da migração (clonagem), comprei uma primeira gaveta (enclosure) para HD de 2,5" da marca Noteship que não funcionou bem com o HD de 120GB, porém funcionava perfeitamente com o HD externo de 250GB (Case-Gaveta Satellite + HD Samsung).

Acreditando que o problema poderia ser incompatibilidade entre o HD Seagate e a gaveta, comprei outra gaveta para HD externo de 2,5", marca Philips porém de fabricação Ching Ling que após intensivos testes também não funcionou.

Desconfiando que poderia haver algum problema com o HD de 120GB, resolvi testa-lo novamente no NoBo, trocando de volta pelo de 320GB. Funcionou perfeitamente, tendo permitido instalar e rodar bem, tanto distros Linux como Win, tanto XP como Win7.

Depois de confirmado que o HD de 120GB estava bom, voltei a tentar rodar como HD externo com as gavetas que havia comprado anteriormente (Noteship e Philips Ching Ling). Não funcionou com nenhuma das duas.

Depois de já haver perdido uns $50 com as duas gavetas, resolvi fazer uma ultima tentativa com uma outra gaveta 2,5" também para SATA como as outras duas, agora da mesma marca com a qual havia conseguido fazer funcionar na primeira vez (Satellite).

Novamente não rolou.

Antes de desistir de dar cabeçadas e perguntar em fóruns, decidi testar novamente o HD de 120GB direto no NoBo. Reinstalei, reparticionei, fui pelo caminho mais fácil em reconhecimento de HW que foi a instalação do Win XP e o famigerado funcionou perfeitamente.

Novo round de testes com as três gavetas e com o HD devidamente configurado com Win XP, duas partições NTFS sendo uma para o sistema e outra para dados e nada. Nova re-instalação do HD no NoBo, apenas para re-particionar e reformatar em FAT32 porém limpo (sem nenhum S.O.), rodando a partir de CD com o Parted Magic ultima versão (6.3).

A partir de outro HD externo, enchi as duas partições do HD de 120GB com arquivos de vários formatos, deixando desta vez sem sistema operacional (S.O.) e novo round de testes com as 3 gavetas.

Novamente, não rolou.

A grande dúvida e finalmente a pergunta:

Alguém sabe se existe alguma restrição ou incompatibilidade quanto ao uso de HD Seagate em gaveta montado como HD externo?

No mercado, só tenho visto HD externo com hardware LG, Samsung, Toshiba e WD (Western Digital). Pelo menos até agora, não vi nenhum com Seagate. Alguém sabe de alguma coisa mais?


Tanto HD como as gavetas testadas são do mesmo tipo (SATA). Todas as gavetas funcionam bem com HD Samsung.

A clonagem já foi feita e o HD de 320GB está funcionando perfeitamente sem que eu precisasse re-instalar nenhum dos 3 sistemas que estavam instalados antes (Debian, aptosid e Win XP).

Toda esta experimentação visa apenas tentar aproveitar o HD Seagate de 120GB como HD externo USB, mas parece que será impossível.

Creio que definitivamente existe algum tipo de incompatibilidade pelo menos entre o mesmo e as 3 gavetas testadas. Não vale a pena seguir testando e botando grana fora. Por enquanto vou deixar este HD de 120GB pronto como reserva, caso ocorra algum problema com o atual ou para colocar no NoBo caso deseje vender o mesmo. Instalado diretamente no mesmo NoBo Acer Aspire do qual foi retirado, o HD funciona perfeitamente e tenho instalado nele a ultima versão do aptosid - 2011-02 codinome imera, agora devidamente atualizado com a novíssima versão de kernel 3.0-0.

Instalado diretamente no NoBo, funciona perfeitamente. Fora dele, não tem jeito.

Pensei que algum outro companheiro houvesse encontrado o mesmo tipo de problema e pudesse compartilhar a solução.

Finalmente depois de mais de 10 meses, consegui resolver este problema.

Não encontrei nenhuma resposta em nenhum site, fórum, suporte de fabricante, tanto em português como em inglês.

Encontrei a solução por experimentação e seguindo a lógica.

Mas que lógica afinal?

Se o HD apresentava problemas de funcionamento e mesmo mensagens de erro, quando usado em todas as gavetas experimentadas porém funcionava perfeitamente quando reinstalado no Notebook onde veio originalmente, imaginei que fosse algo relacionado ao Setup do Notebook.

Com efeito, bastou desabilitar a trava de segurança do HD no Notebook e o problema deixou de ocorrer.

Estou agora neste exato momento fazendo uma copia de backup dos dados das partições Linux no "novo" HD externo.

Com isto foi possível confirmar também que a tal "trava de segurança" disponível no Setup do Notebook Acer Aspire realmente funciona.

Em HD travado com senha que é pedida em cada boot, o HD não permite, formatação, particionamento, eliminação de dados, uso em outros equipamentos etc.

Para todos os efeitos, aparece como defeituoso, sem nenhum tipo de outra mensagem de erro que possa indicar algo em contrario.

Uma excelente ferramenta de segurança.

Conclusão

Depois de fazer cópias de backup de arquivos de dados, tanto das distros Linux instaladas como dos arquivos de dados do Win XP, usando o HD que não conseguia fazer funcionar em gaveta externa USB até hoje, estou agora rodando Debian 6 a partir dele depois de reinicializar a partir de USB, como se pode fazer tanto usando pendrive como HD externo.

O velho HD de 120Gb está funcionando de forma impecável com uma das gavetas externas que comprei. Depois vou ainda testar as outras gavetas, mas agora já sei que vão funcionar.

Para chegar a este ponto, depois de mais de 10 meses de luta e pesquisa, bastou simplesmente desabilitar a senha de travamento do HD, uma das opções padrões de segurança disponível no Setup dos Notebooks Acer.

A conclusão principal é de que não se deve perder a senha de travamento do HD pois se isto ocorrer, não encontrei forma de recuperação nem mesmo da mídia. O HD ficou imprestável, deixando de funcionar ou ser reconhecido possivelmente em qualquer Sistema Operacional.

Outras dicas deste autor

Linux Mint 7 não precisou de "cheatcodes" para rodar em NoBo Acer Aspire

Atualização do sidux para kernel 2.6.31 com KDE 4.3.1

Kernel 3.0-0 já disponível no aptosid

Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo

Após período de incerteza, aptosid renasce a partir do antigo sidux

Leitura recomendada

Ralink RT2561 no Slackware Linux 12.0

Scanner TCE S440 no Linux

Quickcam Express no Ubuntu 9.04

Fedora Core 3 - 3D com ATI

Configuração correta da placa de captura de vídeo Zogis Real Angel 220

  

Comentários
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 21/09/2011 - 12:04h

Já experimentei com outras duas gavetas (cases) externas e o HD "recuperado" está funcionando perfeitamente.

Realmente a trava de segurança de HD da ACER funciona e é muito boa, não dando nenhuma indicação de que falte apenas a senha.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts