Tela estendida no Linux Mint 19.3

Publicado por j g meinhardt em 06/05/2020

[ Hits: 10.224 ]

 


Tela estendida no Linux Mint 19.3



A única razão pela qual decidi contribuir com esta dica foi o fato de não haver encontrado nenhuma informação que pudesse confirmar a possibilidade de habilitar uma tela (display) estendida no Linux Mint 19.3 sem precisar instalar nenhum aplicativo além daqueles já incluídos na instalação padrão desta excelente distribuição.

De antemão, sabia que a distribuição permitia o uso de um monitor externo como espelho da tela do Notebook, apenas com o uso de um cabo HDMI. Meu interesse entretanto era mais específico, planejando aumentar lateralmente o espaço da área de trabalho (Desktop) e não apenas fazendo a duplicação da tela no Notebook.

Entre a limitada informação que encontrei havia a sugestão de instalar o aplicativo ARandR, disponível entre os pacotes do Gerenciador de Aplicativos, por ser mais completo que o gerenciador original da distro. Segui esta sugestão e fiz a instalação do ARandR, porém o mesmo nem foi necessário.

Bastou conectar o monitor externo de 23" com um cabo standard VGA entre o monitor / televisor e o Notebook. O mesmo foi reconhecido corretamente e precisei apenas posicioná-lo no gerenciador de monitores na localização correta, no meu caso ao lado esquerdo do Notebook.

Além disto, não foram necessários quaisquer outros ajustes. O Gerenciador de Monitores está localizado no Centro de Controle. Fiquei com uma tela de 23" mais as 15" da tela do Notebook. Fantástico e extremamente fácil!

Outras dicas deste autor

Configurando o GRUB e usando CDs de manutenção

Será que a migração do GRUB Legacy para o GRUB2 tem volta? Acredito que não!

Travamento de segurança de HD disponível no Setup de Notebook Acer funciona?

Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo

Linpus Linux 9.6 Full - pequena revisão

Leitura recomendada

Instalar Impressora Canon IP1900 no Debian

Tecla Fn invertida em computadores Dell

Impressora HP LaserJet 1000 no Conectiva Linux 10 via CUPS

Hardware ideal para servidor

Webcam no Ubuntu 5.10

  

Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 06/05/2020 - 10:41h


Gostei desse arandr vou deixar anotado para não esquecer

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 11/05/2020 - 18:21h

Complementando a dica, vou tentar postar a captura de tela para que possam ver o posicionamento do monitor externo de 23" e a tela do Notebook (15"), alinhadas por baixo.


/home/Captura de tela em 2020-05-10 16-25-23.xcf

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 20/05/2020 - 19:05h

Postei hoje duas capturas de tela onde é possível ver as duas telas, do Notebook (15") a direita e do monitor externo (23") a esquerda, alinhadas pelo lado de baixo para facilitar a operação. Algumas vezes é necessário insistir na operação de localização das telas. O padrão é ao contrario, mas com paciência se consegue.

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 25/05/2020 - 14:01h

Captura de tela publicada hoje (25Maio2020) mostrando a posição relativa entre a tela do Notebook de 15", localizada à direita e o monitor externo de 23" localizado à esquerda. Ao fazer a conexão do monitor ao notebook com cabo VGA, o sistema reconhece com a posição invertida ou seja o notebook à esquerda e o monitor externo à direita sendo necessária correção do posicionamento. Necessário notar também que os dois estão alinhados pelo lado inferior das telas tornando mais fácil a "circulação" do cursor do mouse entre as telas.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts