Tela estendida no Linux Mint 19.3

Publicado por j g meinhardt em 06/05/2020

[ Hits: 4.323 ]

 


Tela estendida no Linux Mint 19.3



A única razão pela qual decidi contribuir com esta dica foi o fato de não haver encontrado nenhuma informação que pudesse confirmar a possibilidade de habilitar uma tela (display) estendida no Linux Mint 19.3 sem precisar instalar nenhum aplicativo além daqueles já incluídos na instalação padrão desta excelente distribuição.

De antemão, sabia que a distribuição permitia o uso de um monitor externo como espelho da tela do Notebook, apenas com o uso de um cabo HDMI. Meu interesse entretanto era mais específico, planejando aumentar lateralmente o espaço da área de trabalho (Desktop) e não apenas fazendo a duplicação da tela no Notebook.

Entre a limitada informação que encontrei havia a sugestão de instalar o aplicativo ARandR, disponível entre os pacotes do Gerenciador de Aplicativos, por ser mais completo que o gerenciador original da distro. Segui esta sugestão e fiz a instalação do ARandR, porém o mesmo nem foi necessário.

Bastou conectar o monitor externo de 23" com um cabo standard VGA entre o monitor / televisor e o Notebook. O mesmo foi reconhecido corretamente e precisei apenas posicioná-lo no gerenciador de monitores na localização correta, no meu caso ao lado esquerdo do Notebook.

Além disto, não foram necessários quaisquer outros ajustes. O Gerenciador de Monitores está localizado no Centro de Controle. Fiquei com uma tela de 23" mais as 15" da tela do Notebook. Fantástico e extremamente fácil!

Outras dicas deste autor

Travamento de segurança de HD disponível no Setup de Notebook Acer funciona?

Epidemic tem instalação facílima em pendrive e permite salvar informações, configurações e aplicativos sem burocracia

LXDE também uma excelente alternativa para netbooks

Informações e instruções sobre GRUB (Legacy) e GRUB2

Canivete suíço: sidux Ouranos (2009-01) em pendrive

Leitura recomendada

Touchpad no Xubuntu - Habilitando no Dell Inspiron 14R 3440

Debian Lenny 5.0 64Bits Lenny no Dell Vostro 1310

Debian Wheezy - Removendo módulo indesejável através de uma blacklist

Tecla "? /" do notebook Lenovo T400 - Configuração no Debian Squeeze

Multifuncional HP Deskjet 2050 - scanner não funciona no Sabayon Linux [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 06/05/2020 - 10:41h


Gostei desse arandr vou deixar anotado para não esquecer

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 11/05/2020 - 18:21h

Complementando a dica, vou tentar postar a captura de tela para que possam ver o posicionamento do monitor externo de 23" e a tela do Notebook (15"), alinhadas por baixo.


/home/Captura de tela em 2020-05-10 16-25-23.xcf

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 20/05/2020 - 19:05h

Postei hoje duas capturas de tela onde é possível ver as duas telas, do Notebook (15") a direita e do monitor externo (23") a esquerda, alinhadas pelo lado de baixo para facilitar a operação. Algumas vezes é necessário insistir na operação de localização das telas. O padrão é ao contrario, mas com paciência se consegue.

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 25/05/2020 - 14:01h

Captura de tela publicada hoje (25Maio2020) mostrando a posição relativa entre a tela do Notebook de 15", localizada à direita e o monitor externo de 23" localizado à esquerda. Ao fazer a conexão do monitor ao notebook com cabo VGA, o sistema reconhece com a posição invertida ou seja o notebook à esquerda e o monitor externo à direita sendo necessária correção do posicionamento. Necessário notar também que os dois estão alinhados pelo lado inferior das telas tornando mais fácil a "circulação" do cursor do mouse entre as telas.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts