sidux versão 2009-03 Momos - notas de lançamento (release notes)

Publicado por j g meinhardt em 13/11/2009

[ Hits: 4.862 ]

 


sidux versão 2009-03 Momos - notas de lançamento (release notes)



Descrição das características principais deste novo lançamento do sidux e comentários adicionais - tradução livre das notas de lançamento visando melhor suporte e acesso a usuários iniciantes ou com dificuldades referentes ao idioma inglês. Outro artigo em preparação apresenta a segunda parte das notas de lançamento.

Afinal, o que é o sidux e porque se diz o Debian Hot & Spicy (Debian - Quente e Apimentado)!?

A definição simplificada publicada na página do sidux é a seguinte:

O sidux é um sistema operacional baseado no kernel Linux, mais especificamente no ramo mais moderno ou atualizado (chamado "Sid"), além de muitos outros pacotes a aplicativos gratuitos ou de código aberto.

Abaixo, uma das melhores senão a melhor definição do sidux em português, publicada no GDH em mini-review do sidux pelo autor Carlos E. Morimoto:

"O sidux é um dos derivados mais bem sucedidos do Knoppix, desenvolvido pela sidux e.V., uma entidade sem fins lucrativos sediada na Alemanha.

O principal objetivo do sidux é oferecer uma versão "suportada" do Debian Sid para uso em desktops, adicionando scripts e ferramentas de configuração e solucionando bugs e problemas diversos relacionados ao uso dos pacotes instáveis, de maneira que o sistema possa ser usado e atualizado sem sustos. Entre os truques usados estão o reempacotamento ou o congelamento de pacotes problemáticos (uma versão corrigida do pacote é disponibilizada como uma solução temporária, ou a versão anterior continua sendo usada até que uma versão corrigida seja disponibilizada pela equipe do Debian) e o uso de versões alternativas de alguns pacotes."

Notas de lançamento da versão 2009-03 Momos pelo desenvolvedor slh (Steffen Lippers-Hollmann):

Mais tarde do que originalmente planejado temos o prazer de anunciar que estamos lançando hoje para disponibilidade imediata, o sidux 2009-03 "Momos", com kernel 2.6.31 e KDE 4.3.2 de acordo com os seguintes "sabores":
  • KDE-lite, amd64, en/ de, ≈565 MB.
  • KDE-lite, i686, en/ de, ≈560 MB.
  • KDE-full, amd64+i686, en/ de (bg, da, el, es, fr, hr, hu, it, ja, nl, pt, pt_BR, ro, ru through liveapt) ≈2.1 GB.
  • XFCE, amd64, en/ de, ≈495 MB.
  • XFCE, i686, en/ de, ≈490 MB.
  • XFCE-lite, amd64+i686, ≈765 MB.

O sidux vem em CD ou DVD-Live sendo uma distribuição baseada no Debian, cheia de recursos e focada na instalação em HD, processo de atualização limpo com base nos repositórios sid e suporte adicional a hardware e software.

A ISO é completamente baseada no Debian sid, enriquecida e estabilizada com pacotes do próprio sidux e scripts adicionais.

Para o lançamento da versão Momos, foram necessárias alterações maciças em sysvinit/ insserv, X.org, bem como na detecção de itens de hardware (devices) incluindo alterações na infra-estrutura do sidux visando a integração do KDE4 e atualização do kernel para a versão 2.6.31.

Devido a isto, estas são as primeiras versões do sidux sem o KDE3 ou pacotes qt3, já que a versão anterior 2009-02 também foi lançada nas mesmas condições.

O kernel 2.6.31 não melhora apenas o suporte e a estabilidade do hardware para itens de hardware de lançamento recente, como também suporte a USB 3.0 e placas de som Creative Labs Sound-Blaster-X-Fi.

Desenvolvimento recente agrega também suporte por driver experimental a placas RaLink rt2770, rt2870 e placas wlan rt3070 802.11b/g/n USB (rt2800usb), melhorando o sistema e modos de economia de energia para drivers wlan baseados em drivers mac80211.

Para a "arena" de netbooks, novos mecanismos de controle de ventilação e suporte ampliado para webcam foi disponibilizado.

Como é usual, um grande número de melhorias individuais e soluções de problemas (bug-fixes) foram aplicados aos pacotes completos e aos pacotes próprios do sidux objetivando a melhoria geral da infra-estrutura geral da distribuição.

Nossos agradecimentos especiais a toda a equipe de arte do sidux e em especial a todos os espelhos (mirrors) por seus esforços de suporte ao sidux. Em particular, nossos agradecimentos a Hetzner Online AG pela atualização do hardware dos servidores do sidux. Adicionalmente queremos dar as boas vindas ao espelho hospedado por Cybermirror em Dusseldorf, Alemanha.

Recursos mínimos para o sistema:

amd64:

CPU:
  • AMD64
  • Intel Core2
  • Intel Atom 330
  • qualquer CPU x86-64/ EM64T ou mais atual bem como novos processadores AMD Semprom 64 bits e CPUs Intel Pentium 4 (preste atenção ao marcador "lm" em /proc/cpuinfo ou use infobash -v3).

Memória RAM:
  • KDE: ≥512 MB RAM (≥768 MB RAM recomendada), ≥1 GB RAM para liveapt.
  • XFCE: ≥256 MB RAM.

Placa de vídeo VGA com capacidade de resolução 640x480 pixels.

Drive óptico ou USB mídia.

Espaço em HD ≥3 GB HDD ou ≥10 GB recomendado.

i686:

CPU:
  • Intel Pentium pro/ Pentium II
  • AMD K7 Athlon (not K5/ K6)
  • Intel Atom N-270/ 230
  • VIA C3-2 (Nehemiah, não C3 Samuel ou Ezra)/ C7 bem como qualquer CPU x86-64/ EM64T ou mais nova
  • O conjunto completo de comandos i686 requerido.

Memória RAM:
  • KDE: ≥384 MB RAM (≥768 MB RAM recomendado), ≥1 GB RAM para liveapt.
  • XFCE: ≥192 MB RAM.

Placa de vídeo VGA com resolução de 640x480 pixels.

Drive óptico o mídia USB.

Espaço mínimo ≥3 GB HDD, ≥10 GB recomendado.

Esta tradução seguirá na segunda parte deste artigo.

Material de referência e links

Lista de material de referência e links para consulta:
Outras dicas deste autor

Cronograma de lançamentos sidux 2010

Epidemic tem instalação facílima em pendrive e permite salvar informações, configurações e aplicativos sem burocracia

sidux foi a única distro das que tenho instaladas que me tirou do aperto

Sidux com kernel 2.6.29 atualizado por script smxi

Cronograma de lançamento das versões do sidux

Leitura recomendada

A criação do mundo segundo o root!

Ajuda e como pedi-la

Instalação do DHCP Server

@GimmeThatSong - Baixe músicas de graça, legalmente, via download direto

Criando animações com Giftedmotion

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário