Instalação do VLC no openSUSE Tumbleweed usando o repositório da VideoLAN

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 07/03/2019

[ Hits: 2.331 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Instalação do VLC no openSUSE Tumbleweed usando o repositório da VideoLAN



Meninos do computador e seres humanos, aqui começa mais uma Dica do Dino® trazendo para todos vocês um pouco de alegria e informações tão novas e frescas quanto o cérebro de um certo presidente eleito em 2018. Hoje, depois de um longo hiato, traremos mais um item no cardápio do openSUSE McTips, então se liga no riscado e vamos nós!

Como sempre, vamos falar do cenário dado. Imagine você que eu decidi migrar do openSUSE Leap para o Tumbleweed. Até aí bacana, já que o openSUSE é a única distro que segue os padrões Slackware de estabilidade, então dá pra usar a versão roling-release dela sem dor de cabeça. Só que o idiota do Dino® tomou uma decisão drástica, ao menos aos olhos dos demais usuários do camaleão: não instalar o falo fornicador do repositório Packman. Até aí de boas, já que muita coisa (incluindo, mas não se limitando a, Telegram, Discord e Dropbox) já estão nos repos principais da distro.

O mar de excrementos começou quando eu precisei do VLC. Sim, há pacotes do VLC nos repos da distro, mas, em virtude de licenciamento de codecs, ele foi compilado sem alguns, incluindo o libx264, necessário para ver, entre outras coisas, filmes em MPEG-4. Já que o Dino® decidiu não usar o Packman, sobrou só sentar, quicar e chorar, né? Negativo, jovem ubunteiro! A VideoLAN (a empresa responsável pelo desenvolvimento do VLC) tem seu próprio repositório. Problema: ela compila o VLC contra a libvpx5, e nos repos do Tumbleweed só tem a libvpx6. Como resolver isso? Com mais esta Dica do Dino®, o guardião do RTFM e STFW, os bons costumes da internet!

Instalação da libvpx5

Essa é bem trivial:

# zypper install ftp://ftp.pbone.net/mirror/ftp.opensuse.org/history/20190121/tumbleweed/repo/oss/x86_64/libvpx-devel-1.7.0-1.2.x86_64.rpm ftp://ftp.pbone.net/mirror/ftp.opensuse.org/history/20190121/tumbleweed/repo/oss/x86_64/libvpx5-1.7.0-1.2.x86_64.rpm ftp://ftp.pbone.net/mirror/ftp.opensuse.org/history/20190121/tumbleweed/repo/oss/x86_64/libvpx5-32bit-1.7.0-1.2.x86_64.rpm

Adição do repositório da VideoLAN

Outra bem trivial:

# zypper addrepo -f -g -p 95 https://download.videolan.org/pub/vlc/SuSE/Tumbleweed VideoLAN

Sim, o repositório está com prioridade maior do que os repositórios padrão da distro. Isso é necessário para evitar que um # zypper update substitua os pacotes da VideoLAN.

Instalação do VLC

Mais uma vez trivial:

# zypper install --from VideoLAN --allow-vendor-change vlc vlc-codec*

Aguarde um pouco e seu VLC estará instalado.

Conclusão

E é isso, subseres, menin?s do computador, seres humanos e subgênios. Aqui termina mais uma Dica do Dino®, compartilhando com vocês o segredo para uma vida longa e próspera: GET SLACK OR DIE, BEACHES!!!

Outras dicas deste autor

Fontes da Microsoft no Slackware

Jogando Diablo II via PlayOnLinux com áudio no OpenSUSE

Oracle Java em Debians-like (sem recorrer a PPAs)

Armazene seus arquivos na nuvem com o pCloud - com direito a 50GB de espaço vitalício!

Telegram Desktop parou de funcionar após atualização ou troca de idioma? Corrija isso já!

Leitura recomendada

Instalar Popcorn-Time no Linux

Instalar (compilar) CAVA no Ubuntu (sem PPA)

Gravando áudio a partir da linha de comando

Reprodutor Nulloy no Slackware 15.0 Current

Utilizando o ffmpeg para cortar vídeos

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário