Inicializando uma máquina virtual no VirtualBox via pendrive USB

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 21/05/2015

[ Hits: 6.664 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Inicializando uma máquina virtual no VirtualBox via pendrive USB



Seres sem vida e usuários do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino® trazendo para todos vocês alegria, diversão e todas essas coisas que você só consegue com certas plantas que nascem por aí mas ninguém deixa você nem ter uma mudinha em casa.

Hoje vou apresentar pra vocês uma coisinha simples e banal na qual eu esbarrei recentemente pela necessidade. Estava eu precisando de um pendrive com persistência, então pensei "por que diabos não usar a desgraça do VirtualBox pra isso?" Aí espeto o pendrive e... descubro que não posso dar boot por ele em uma máquina virtual!

Como diria um certo YouTube Let's Player (embora ele não se defina assim ), "this is buffalo diarrhea!" Mas não tem problema, porque sempre haverá o Dino para salvar o rabo de todos os necessitados!

Como faz? Chame uns amigos e amigas, comecem a rodada de strip-poker e mãos à obra!

1. Preparando o cenário

Supondo que você já tenha o VirtualBox instalado, será preciso instalar mais duas coisinhas. Siga os comandos (e sim, tudo deverá ser feito em nome do root três vezes poderoso para sempre seja louvado aleluia senhor!):

# wget http://download.virtualbox.org/virtualbox/4.3.28/Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-4.3.28-100309.vbox-extpack # (o número de versão pode mudar, instale o Extension Pack da mesma versão de seu VirtualBox instalado)
# VBoxManage extpack install Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-4.3.28-100309.vbox-extpack # (idem, ibidem)
# mkdir /root/guest_additions
# mount -o loop /usr/share/virtualbox/VBoxGuestAdditions.iso /root/guest_additions
# /root/guest_additions/VBoxLinuxAdditions.run


Caso você ainda não tenha entendido o que foi feito, essa desgrama toda de comandos instalou tanto o Extension Pack quanto o Guest Additions em seu computador.

2. O Pulo do Gato

Com isso tudo pronto e ainda como root, rode o comando:

# VirtualBox

Isso mesmo, como root. Isso vai criar em /root os arquivos e diretórios que o VirtualBox precisa. Considerando que você só pode usar o pendrive para inicializar uma máquina virtual se executar o VirtualBox como root, não adianta nada montar a sua máquina virtual como usuário comum. "Buffalo diarrhea", se me permitem uma opinião, mas OK. Essas são as regras, sigamos as regras.

De qualquer modo, feche o VirtualBox, espete o pendrive e execute mais um pouco de pajelança de terminal:

# VBoxManage internalcommands createrawvmdk -filename /root/VirtualBox\ VMs/pendrive.vmdk -rawdisk /dev/sdb # Altere /dev/sdb para a unidade de disco correspondente ao seu pendrive.

3. Finalizando a mágica

O Último Comando:

# VirtualBox

A partir daí, crie uma máquina virtual normalmente, mas na hora de adicionar um disco rígido não crie um novo, mas use um já existente: /root/VirtualBox VM/pendrive.vmdk - o que foi criado no passo anterior. O arquivo vai ter uns 400kb, não se espante, quando você retornar à tela de criação de disco para a máquina virtual ele irá reconhecer o tamanho do pendrive. A partir daí, use sua máquina virtual normalmente.

Conclusão

E é isso, seres com ou sem vida aqui do Viva o Linux. Chegou ao fim mais uma Dica do Dino® que trouxe para todos mais um tantinho de não informação para toda a família. Que "Bob" Dobbs esteja com todos vocês!

Outras dicas deste autor

Oneko: tenha um gato na tela do seu computador

Utilizando as configurações do GNOME em outros gerenciadores de janelas

Guia pós-instalação do Fedora 22 Xfce Spin

Criando o comando grub-update no Fedora

Descompactando arquivos ZIP divididos em partes

Leitura recomendada

Proxy transparente fácil com BrazilFW

A melhor forma de rodar o Kurumin 2.04 com o Windows em dual boot

Carregando o mapa correto do teclado na console do Linux

Alterar resolução de tela do terminal (modo texto)

O que fazer após instalar LMDE 3

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts