Criar mirror do CentOS (CentOS-BR.org)

Publicado por Thiago Avelino em 27/03/2009

[ Hits: 7.913 ]

Blog: http://www.avelino.us

 


Criar mirror do CentOS (CentOS-BR.org)



Rsync é um programa de transferência de arquivos para sistemas UNIX. Ele utiliza um algoritmo de sincronização que permite que apenas as partes alteradas dos arquivos sejam transferidas pelo link, poupando a banda do link e tornando a sincronização rápida.

O Rsync pode atualizar árvores de arquivos e diretórios completas, pode preservar links simbólicos, links absolutos, propriedades e permissões, bem como dispositivos e datas/horários.

Ele não requer privilégios especiais para sua instalação e pode trabalhar por ssh, rsh ou sockets diretos.

Criar mirror / sincronizando com rsync:

# rsync -aqzH --delete msync.centos-br.org::CentOS /path/to/local/mirror/root

Assim você estará criando um mirror sincronizado com o CentOS-BR.

Após isso você pode configurar o mirror que criou:

# rpm -import http://ip-da-sua-máquina/mirror/root/RPM-GPG-KEY-CentOS-(VERSÃO DO SEU CENTOS EX: 5, 4, 3, 2)

Depois disso basta usar seu repositório normalmente com o gerenciador YUM: yum update / yum install / yum search etc.

Lembrando que para manter seu mirror sempre atualizado você deve agendar o rsync para execução diária no cron do seu servidor.

Outras dicas deste autor

Configure o mirror do CentOS-BR.org no seu CentOS Linux

Instalando Sun Java (JDK) no CentOS-BR.org

Leitura recomendada

Seminário Linux em São Paulo - 22/10/2004 - entrada franca

Matrix no terminal Linux

Sbotools: pacotes em .txz, com o "seu nome" e no lugar que você quer

Alta disponibilidade - HA - Channel Bonding em 5 minutos - CentOS 6.x

Configurando opções avançadas do KDE

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts