Criando grupo de programas personalizado no desktop LXDE

Publicado por Fernando T. Da Silva em 20/03/2020

[ Hits: 529 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Criando grupo de programas personalizado no desktop LXDE



O desktop LXDE não tem um app exclusivo de atalhos de configurações mais importantes do sistema tipo Centro de Controle, Painel de Controle, Configurações, ou Centro de Configurações onde o nome dado pode varia conforme o ambiente gráfico encontrado em desktop como Xfce, Mate e outros. Apesar de isto não ser nenhum problema, já que os apps de configurações do sistema que vem instalado ou forem instalado ficam no grupo Sistema e Preferências, mas você desejaria colocar estes apps importante de configurações em apenas um grupo de programa, da para fazer algo similar ao "Centro de Controle", utilizando o gerenciador de arquivos pcmanfm do LXDE e o menulibre.

Nesta dica demonstrarei como criar uma pasta de grupo de programas de configurações do sistema no desktop LXDE, onde você pode colocar vários atalhos que são dos grupo Sistema e Preferências em uma pasta na sua Área de trabalho ou também criar um atalho no menu de programas do LXDE onde tudo fica em um grupo somente para um acesso mais rápido e fácil tendo nele somente os apps que são realmente de configurações importante do sistema, não sendo preciso instalar nenhum app do tipo Centro de Controle de outros ambiente desktop no qual entupirá o seu menu com outros apps que desempenham a mesma função dos que você já tem instalado.

O grupo de programas personalizado pode ser criado de 2 formas diferentes.

1. Criando o atalho na sua Área de Trabalho

Crie a pasta oculta painel utilizando a janela do lxterminal:

cd "Área de Trabalho"
$ mkdir .painel

(é necessário adicionar o ponto na frente do nome, que indica que é uma pasta oculta)

Agora dentro da pasta ~/Área de Trabalho/ devemos criar um arquivo do tipo .desktop de acesso a pasta ~/Área de Trabalho/.painel:

leafpad mypainel.desktop

Cole o conteúdo abaixo e salve o arquivo:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Centro de Controle
Exec=pcmanfm "/home/nando/Área de Trabalho"/.painel
Icon=preferences-desktop-display
Terminal=false
Type=Application

Agora utilizando o gerenciador de arquivos pcmanfm acesse /usr/share/applications/ e copie todos os apps que são de configurações importante do sistema como Impressora, Data e hora, Usuários etc para a pasta /home/nando/Área de Trabalho/.painel bastando acessar a mesma pelo seu atalho que está no Desktop.

Notas:
  • Onde nando é o meu usuário, substitua pelo seu.
  • Você pode escolher outro ícone diferente, quando você estiver visualizando a Área de Trabalho, basta clicar com o botão direito do mouse no atalho "Centro de Controle", e escolher "Propriedades" na guia "Geral", clique em cima do ícone atual pra escolher outro.

2. Criando um novo grupo de programa no menu do LXDE

Se você tiver instalado o menulibre, selecione a pasta Sistema e clique no botão + e escolha "Adicionar Diretório" e clique no botão Salvar. Para renomear o diretório adicionado estando selecionado "Novo diretório" no lado direito da janela clique em cima de "Novo diretório" e digite o nome desejado, como exemplo "Centro de Controle" e tecle Enter, escolha um ícone personalizado clicando em cima do ícone, após clique no botão Salvar do menulibre.

Mova o grupo (diretório) para posição desejada onde você quer que apareça no menu Iniciar usando os botões acima e abaixo (∧∨) e ser quiser adicionar separadores estando selecionado o grupo criado clique no botão + e escolher a opção "Adicionar Separador", use os botões acima e abaixo para mover o separador caso necessário e após clique no botão Salvar.

Adicionando o item de programa no diretório "Centro de Controle"

No menulibre estando selecionado o diretório "Centro de Controle", clique no botão + e escolha "Adicionar lançador".

No lado direito clique em cima de "Novo lançador" para alterar o nome do atalho digitando "Centro de Controle" e tecle Enter, depois clique em cima do ícone default para escolher outro, após escolhido clique em OK.

Em Comando digite pcmanfm "/home/nando/Área de Trabalho"/.painel (caminho do diretório criado dos apps) depois clique no botão Salvar.

Pronto, os atalhos com os principais apps de configuração que são do grupo (diretório) Sistema e Preferências estão todos no grupo Centro de Controle do seu menu de programas.

Abaixo um screenshot do atalho "Centro de Controle" no Desktop e outro no menu de programas.
Linux: Criando grupo de programas personalizado no desktop LXDE
Outras dicas deste autor

Incrementando o Thunar com ações personalizadas

Vídeo aula da planilha eletrônica Gnumeric

file-roller - compactador/descompactador [vídeo tutorial]

Controle o VLC remotamente com seu Smartphone

Bug do duplo clique do Zenity no Linux Mint 17 Qiana [Resolvido]

Leitura recomendada

Google Chrome para Linux aqui!

Informações sobre o tempo em seu Desktop

Juntando vídeos *.avi no Linux com o transcode-utils

Como copiar e colar em um terminal sem interface gráfica no Linux (TTY)

Print Screen com menus abertos/ativos

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts