Driver NVIDIA proprietário no Xubuntu 12.10 - Instalação e configuração

Publicado por Fernando T. Da Silva em 17/07/2013

[ Hits: 5.950 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Driver NVIDIA proprietário no Xubuntu 12.10 - Instalação e configuração



Atualmente, já é possível assistir a filmes em Blu-ray no GNU/Linux nativamente, mesmo usando o driver Nouveau, se você tiver uma placa de vídeo PCI GeForce GT 520 ou superior, só que com o uso do driver Nouveau, apesar de apresentar uma quantidade muito superior em frames do que o driver da NVIDIA, o filme roda um pouco lento com um atraso de cerca de 2 a 3 segundos por cena.

Mas, quando instalado o driver NVIDIA, o mesmo filme roda perfeito, mesmo as quantidades de frames sendo muito inferiores ao Nouveau (foi utilizado o glxgears para testar os frames do Nouveau e NVIDIA).

Para poder compilar o driver NVIDIA no Ubuntu e derivados, é necessário fazer um update da base de dados. É necessário ter o gcc e libs relativas ao kernel que serão utilizadas na compilação:

# apt-get update
# apt-get install gcc module-assistant linux-source linux-headers-$(uname -r) -y
# m-a prepare -y


* Importante: o coomando apt-get upgrade -y é que deveria ser executado depois do apt-get update.

Esta parte de atualizar o sistema não foi realizada por mim, devido que já tive problemas com isto, e muita gente também tem quando tenta fazer upgrade do sistema, pois certos programas que estão instalados, seja da própria distribuição atual ou de outras fontes, podem não funcionar, ou também acontecer que a atualização não funcionar corretamente ou completamente.

Fica a seu critério em fazer ou não a upgrade do sistema. Concentrei-me apenas nas partes das libs necessárias para poder compilar o driver NVIDIA proprietário, que na verdade, o que é realmente necessário, é somente esta etapa.

Colocar o Nouveau na blacklist

Editar o arquivo "/etc/modprobe.d/blacklist.conf".

Colocar as linhas:

blacklist nouveau
blacklist lbm-nouveau

Reinicie o computador em modo de segurança.

No menu do GRUB, escolha "Opções Avançadas para o Ubuntu". Na tela seguinte, escolha "Ubuntu... (Modo de recuperação)". Escolha "root".

Em "Give root password for maintenance (or type Control+D to continue)", digite a sua senha de root, após, irá surgir o prompt root (#).

Faça os procedimentos abaixo:

# mount -rw -o remount /

Navegaremos até sua Home, onde foi baixado o driver do site da NVIDIA:

# cd /home/usuário/Download

Colocar a permissão x de execução para o instalador do driver:

# chmod +x NVIDIA-Linux-x86-310.32.run

A execução do driver usando desta forma ./NVIDIA-Linux-x86-310.32.run falha, avisando algo como não consegue encontrar o display do X, já que o mesmo não está sendo utilizado.

Então, você deve descompactar o pacote "NVIDIA-Linux-x86-310.32.run" usando a opção -x:

# ./NVIDIA-Linux-x86-310.32.run -x

Foi criado o diretório "NVIDIA-Linux-x86-310.32":

# cd NVIDIA-Linux-x86-310.32/

Execute:

# ./nvidia-installer

Obs.: na primeira execução o instalador falhou, mas basta executar uma segunda vez, novamente, que o driver NVIDIA será instalado corretamente.

Aceite os termos e responda o que lhe for apresentado.

No final, você deve aceitar a execução do "nvidia-xconfig", para que seja criado o arquivo "/etc/X11/xorg.conf" com o linha do driver NVIDIA a ser utilizada no X.

Nota 1

Se você é usuário experiente em GNU/Linux, já tendo instalado o driver proprietário NVIDIA em distribuições mais antigas, você pode recusar e criar manualmente o "xorg.conf" ou editar manualmente o mesmo; mas, pra que complicar né? Mas caso você tenha escolhido não criar por engano, basta executar o comando manualmente:

# nvidia-xconfig

Após instalado o driver, no console digite o comando exit para sair e retornando ao menu principal, escolha opção "Resume" para continuar a inicialização normal, surgindo assim o seu ambiente gráfico.

Agora é só testar a aceleração 3D com o glxgears e jogar um joguinho que necessite de aceleração 3D.

Nota 2

Alguns programas, como o VLC e outros, podem não ficar com a janela no tamanho correto do desktop, ficando muito maior que a resolução de tela utilizada por padrão do sistema.

E o meu monitor Conky nem apareceu no desktop, mesmo que o comando xrandr indique que a resolução de tela é a mesma de antes da instalação do driver da NVIDIA.

Neste caso, os tamanhos das janelas somente ficarão no tamanho correto quando forem iniciadas ou maximizadas depois que você reiniciar o computador, pois, quando você escolheu a opção "Resume", o computador não é reiniciado, e algumas libs novas não são ativadas ou carregadas completamente, já que o sistema sempre estava em uso durante a instalação do driver.

Com o método de instalação utilizado, também não foi criado um atalho "nvidia-settings" no menu de programas, mas você pode executar este comando na janela de terminal, caso precisar, e também criar o atalho para o mesmo manualmente no menu de programas.

Dica também publicada em:
Outras dicas deste autor

Ativando verificação ortográfica do Aspell no editor Nano

Incrementando o Thunar com ações personalizadas

Editor HTML BlueGriffon com dicionário Português do Brasil

xbindkeys - Solução para os atalhos configurados no Salix 14.1

Montando o seu celular Android no Slackware pelo Spacefm

Leitura recomendada

Placa de som baseada no chip AC97

Fazendo o drive de disquete (floppy) funcionar no Ubuntu 10.04 LTS

Montando partições durante a inicialização

Floppy USB no SuSE 8.0

Impressora HP LaserJet 1000 no Conectiva Linux 10 via CUPS

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts