Como criar um robot em NTSL (Nelogica Trading System Language) para Profitchart

Publicado por j g meinhardt em 29/04/2024

[ Hits: 738 ]

 


Como criar um robot em NTSL (Nelogica Trading System Language) para Profitchart



Publiquei hoje no meu canal do Youtube, novo vídeo mostrando como consegui criar um robot operacional em linguagem NTSL da Nelogica para a plataforma Profitchart, seguindo as dicas apresentadas em Aula Prática realizada pela equipe da Nelogica e cuja criação do robot será abordada aqui nessa dica.
Para validar a estratégia de execução do robot, sempre é conveniente fazer a otimização dos parâmetros operacionais, como sinais de entrada e saída, indicadores, período de amostragem, gestão de risco, etc.
A única versão do Profitchart que permite a execução de testes e otimizações de alcance mais amplo, apenas recentemente lançada ao público em geral é o Profit Ultra e que esteve disponível gratuitamente para testes durante um período relativamente curto. As demais versões são bastante limitadas em termos de alcance dos testes, ficando restritas basicamente aos testes manuais que obviamente dão muito trabalho, tomam muito tempo e requerem bastante atenção.

Por esta razão o próximo plano será usar a mesma lógica operacional, indicadores e parâmetros com uso e ajuda de IA (Inteligência Artificial) e os inúmeros aplicativos baseados nela para criar um novo robot porém na linguagem MQL5 para poder realizar testes amplos e automatizados.

Apenas para dar uma ideia do tempo que chega a ser necessário para concluir testes de otimização em robot de mediana complexidade, dependendo do número de parâmetros para análise além da amplitude do intervalo de teste e do tempo de amostragem (uma semana, um mês, um ano, etc), já cheguei a manter um notebook da família CORE com 16GB de Ram rodando por mais de 23 horas ininterruptas, utilizando 7 dos 8 núcleos em sua capacidade máxima. Foram necessárias mais de 40.000 combinações em simulação e praticamente não conseguia usar o PC para outras tarefas. Imaginem fazer uma análise destas na mão. Sabe lá quanto tempo iria tomar.

Outro ponto importante a considerar é a possibilidade de uso dos dados históricos reais, tick a tick (que é a unidade de medida para cada variação de valor de um ativo). Isto faz toda a diferença já que normalmente são usados por facilidade, apenas 4 pontos com os valores OHLC ( cujo significado é Open, High, Low e Close) de Abertura, Máxima, Mínima e Fechamento para cada vela. Os valores (preços) entretanto não seguem apenas estes 4 pontos e podem ocorrer aberturas e fechamentos de operações entre todos eles o que pode ter imensas variações dependendo do tamanho de cada vela (candle). Desta forma, o critério de uso de medidas nos candles com base em OHLC, vale para chegar a uma análise e otimização apenas grosseira que permita limitar os intervalos de teste e o número de parâmetros testados. Após o teste inicial em base a valores OHLC o ideal é submeter o robot a testes com base em valores reais, históricos, tick a tick.

O comportamento e performance de um robot com base nos valores históricos, tick a tick, pode ser totalmente distinto daquele que se consegue com base em OHLC. As diferenças são impressionantes.
Com referência ao uso da ajuda de IA para desenvolver robots com base pelo menos nas linguagens de programação mais conhecidas e populares, isto é um campo promissor.

Abaixo seguem os links deste último vídeo postado e do canal no Youtube:

- Como consegui criar um primeiro Robot para Profitchart - VídeoNr38- Bovespa B3 com Linux
https://www.youtube.com/watch?v=7zZi-MyFIMM

- Canal no Youtube Bovespa B3 com Linux
https://www.youtube.com/channel/UCYUAS7OfLgIyL05EgKWRi_A

Outras dicas deste autor

PCLinuxOS agora novamente com site de suporte, fórum e wiki brasileiros

Ceni - aplicativo do sidux muito prático e fácil para configurar rede

Robots em código fonte - Instalação do Metatrader 5 em Linux Mint - Robots em Código Fonte - Vídeo Nr 23

Comunidade sidux Linux

Últimas novidades da Nelogica - Profitchart Ultra - HUB3 - Blackarrow

Leitura recomendada

Elisa: Media Center para Linux

Transformando arquivo PDF em texto puro

Instalar MS Paint no Linux

Onde está o autopackage?

Novo blog sobre Ubuntu Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 23/06/2024 - 18:23h

show;;
______________________________________________________________________
Inscreva-se no meu Canal: https://www.youtube.com/@LinuxDicasPro
Repositório GitHub do Canal: https://github.com/LinuxDicasPro
Grupo do Telegram: https://t.me/LinuxDicasPro
Meu GitHub Pessoal: https://github.com/mxnt10



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts