Epidemic tem instalação facílima em pendrive e permite salvar informações, configurações e aplicativos sem burocracia

Publicado por meinhardt, jorge g em 16/08/2010

[ Hits: 8.636 ]

 


Epidemic tem instalação facílima em pendrive e permite salvar informações, configurações e aplicativos sem burocracia



Estou testando e a cada vez ficando mais surpreso com as características excelentes do Epidemic Linux em sua versão 3.2 Beta1.

Em primeiro lugar esta distro nacional já vem com kernel na versão 2.6.34 e KDE 4.4.

A quantidade de pacotes já pré-instalados, rivaliza possivelmente com vantagens com o Linux Mint 9. Para todos aqueles que gostam dos efeitos visuais, o Epidemic já veio com o Compiz-Fusion instalado e rodando sem precisar fazer nenhuma alteração para instala-lo.

Basta usar o ícone que já está na bandeja e ativar o Compiz como gerenciador de janelas. As suas áreas de trabalho passam a ter imediatamente o comportamento daquele cubo girante.

Aliás, o cubo girante do Compiz já vem funcionando mesmo a partir do CD-Live da versão 3.2 Beta1 , como já vinha na versão estável 3.1 em seu DVD-live.
Linux: Epidemic tem instalação facílima em pendrive e permite salvar informações, configurações e aplicativos sem burocracia
O ponto mais interessante entretanto, foi a facilidade de instalação do Epidemic em pendrive, bastou fazer a opção por este meio de instalação e a mesma ocorreu de forma simples e rápida. O único particular no caso da instalação no pendrive, foi já ter uma partição disponível em formato ReiserFS.

Além da instalação fácil no pendrive, bastando escolher sim ou não em configurações do sistema e em salvar alterações e todos aqueles aplicativos que você instalar, mesmo o OpenOffice.org, sarão salvos no pendrive e passarão a funcionar normalmente a partir deste.

Ainda não havia encontrado nenhuma distro anteriormente com esta característica.

Não poderia deixar de mencionar também a coleção de scripts para facilitar a vida dos usuários iniciantes na instalação de aplicativos extras.

Citação do site do Epidemic:

"Instalador de aplicações especiais

O Epidemic possui um exclusivo instalador de aplicações especiais, o Easy Channel. Com ele a instalação de programas como Google Earth, Opera Browser, Alien Arena, Picasa, Skype, Virtualbox, Wine Doors etc, pode ser feita com apenas alguns cliques no mouse.

A versão 3.2 Beta1 ainda está em testes com estimativa de liberação da versão final apenas mais para o final do ano.

Pela amostra já deu para ver as qualidades excepcionais desta distro com desempenho excelente, além da sua estabilidade apesar de vir com kernel 2.6.34 e as mais atualizadas versões de aplicativos disponíveis.

Veja as instruções de instalação, informações adicionais da distro e endereço de download em:
Outras dicas deste autor

Configurando o GRUB e usando CDs de manutenção

Cronograma de lançamento das versões do sidux

Ativação WIFI Atheros AR5007EG quando ndiswrapper não funciona

Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo

Será que a migração do GRUB Legacy para o GRUB2 tem volta? Acredito que não!

Leitura recomendada

GiftedMotion - Crie GIFs facilmente

Steam no Debian Wheezy

GuaPDF: Software para desbloquear PDF

FBReader - Leitor de ebooks para GNU/Linux e Android

Resolvendo bug de trocar avatar e enviar arquivos do aMSN 0.97

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 16/08/2010 - 16:09h

Meinhardt, muito boa essa dica.

em que se pese o conteúdo deste artigo:

http://br-linux.org/2010/distribuicoes-nacionais-estao-morrendo-–-e-kurumin-ainda-e-a-mais-popular/

no qual se relata a 'morte' de inúmeras distribuições brasileiras, distros como o Big Linux, Epidemic, Resulinux são a solução para uma distro brasileira com bom conteúdo a oferecer, tais como os citados acima por você.

abs.

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 16/08/2010 - 22:18h

Ainda não testei o Epidemic porque não me acerto com o KDE 4. Mas depois de ler esta e outras análises da distro vou acabar testando.

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 16/08/2010 - 23:46h

Como comentei na dica, embora no site do Epidemic estejam a disposição para download as versões anteriores, testei o lançamento deste primeiro Beta da versão 3.2 que já vem com kernel 2.6.34 e está realmente muito interessante, tanto em termos de aplicativos, como scripts disponíveis além de excelente performance.
Naturalmente por tratar-se de um Beta, ainda precisa passar por alguma lapidação, mas já está em fase bem adiantada. Mesmo a partir da mídia-Live já dá pra ter uma boa idéia. Com a quantidade de scripts e pacotes de instalação de vários dos aplicativos mais comuns, chega a lembrar do velho Kurumin de guerra.


[4] Comentário enviado por clodoaldops em 22/08/2010 - 21:13h

Epidemic3.2B1 teve a instlação mais rapida que vi...menos de 15 minutos já tava instalado no hd!
Rodar e salavr alterações no pen-drive é uma forma excelente de testar a distro!
Vai ser um gde lançamento em 2011 com certeza!

[5] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 23/08/2010 - 10:21h

O uso da distro com alternativa de configuração persistente em pendrive, é além de tudo uma excelente ferramenta de segurança que você pode carregar no bolso e eventualmente usar até mesmo em outros computadores já que ela estará mesmo no pendrive, como uma distro Live.

[6] Comentário enviado por jamesEPD em 14/10/2010 - 08:19h

Oi meinhardt_jgbr,

Obrigado por esse excelente artigo, que ajuda a divulgar o ePendrive, um dos recursos disponíveis no Epidemic, uma distribuição linux comunitária brasileira, que ainda não é muito conhecida, apesar de já estar há algum tempo ativa.

Por falar nisso, andamos implementado algumas melhorias no ePendrive que, a partir do Epidemic 3.2 Beta 2, passou a contar também com a opção "Perguntar" no seu módulo de controle no Systemsettings. Ativando essa nova opção o Epidemic passa a perguntar, durante cada desligamento ou reinicialização do sistema, se o usuário deseja salvar as alterações feitas durante a utilização do livePendrive.

http://www.epidemiclinux.org/images/epidemic-3.2-b2/ependrive-ask.png
http://www.epidemiclinux.org/images/epidemic-3.2-b2/ependrive-progress.png

Abraços,
James.

[7] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 14/10/2010 - 08:35h

James,

Com certeza vou substituir aquela instalação em pendrive que tenho do Epidemic 3.2 versão Beta1 pelo novo Beta 2 para experimentar estas novas características e as outras novidades enquanto não ocorre o lançamento da versão final.

Venho usando com regularidade para fins profissionais a versão Beta 1 também instalada no HD deste NoBo sem ter precisado fazer nenhuma alteração de monta e sem precisar instalar grande numero de novas aplicações. No caso desta instalação no HD, já que vem operando perfeitamente, sem ocorrência de nenhum travamento ou bugs, vou aguardar a liberação da versão fnal para migrar.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts