Boot mais rápido no Slackware

Publicado por Jefferson Rocha em 02/12/2018

[ Hits: 1.153 ]

Blog: https://slackjeff.com.br

 


Boot mais rápido no Slackware



Uma dica do jeffão de como deixar o boot do Slackware mais rápido! Muitas pessoas recém chegadas no Slackware acham que o boot do mesmo é muito lento se comparado ao Debian por exemplo. E isto é claro... o Slackware por padrão usa o INIT SystemV com o layout do FreeBSD.

No processo de boot são chamados os scripts, normalmente em shell, um por um, a cada final da execução de cada um é chamado o próximo, por isso o boot do Slackware é tão lento.

Como dizia vovó, simples não quer dizer ágil...

Vou dar algumas dicas para deixar o boot do seu Slackware um pouco mais rápido, pegue a pipoca, abra seu terminal e boa leitura.

O PRIMEIRO PASSO

Alterar o Kernel Huge pelo genérico, e quais as diferenças? A diferença é que o Kernel Huge é indicado na instalação do Slackware, já que o mesmo contém todos módulos necessários para dar suporte a uma variedade grande de máquinas.

O mesmo contém todos módulos embutidos, na pós-instalação o Kernel Huge ainda está presente e você irá carregar muitos módulos desnecessários se deixar por padrão este Kernel, o que nos leva a ter um boot mais lento.

A solução, como o próprio projeto Slackware já diz, é alterar para o kernel genérico o qual irá carregar os módulos da sua máquina sob demanda.

Não irei lhe passar os caminhos das pedras e sim o link para fazer essa troca, que é muito fácil no Slackware! Ache a sessão "Switch to a generic kernel" e boa diversão!

O SEGUNDO PASSO

Seria desabilitar os processos que são carregados no boot que são desnecessários, vamos supor em um Desktop comum que não tem Bluetooth, Wireless, HPlip e você não deseja suporte GPM, NTPD e SSH. Por que cafofas você irá deixar estes carregando no boot? A solução é fazer uma limpa e desativar estes processos. Como no Slackware tudo é simples, basta ir até o diretório /etc/rc.d/ e desativar os processos que não lhe convém.

Exemplo, supondo que desejo desativar o processo rc.bluetooth eu faço:

# chmod -x /etc/rc.d/rc.bluetooth

E a mágica acontece, este processo não será mais carregado no boot.

O TERCEIRO PASSO

Ativando uma opção desconhecida por muitos no arquivo lilo.conf, que está presente em /etc/lilo.conf.

A opção se chama compact e por padrão está comentada, para ativar basta tirar o comentário do mesmo. A opção compact era aconselhada utilizar quando se usava disquetes de inicialização, basicamente ela pega solicitações de leitura para setores de discos e compacta tudo e faz a leitura de uma só vez... por padrão sem esta opção estas leituras são feitas individualmente, o que demora mais no processo do boot.

Atualmente na era SEM disquetes podemos usar esta opção ainda que vai funcionar e seu boot será agilizado!

No mais é isto, faço sempre isto em novas instalações do Slackware, se você tiver também alguma dica para incrementar deixe nos comentários para ajudar os coleguinhas Slackusers! No mais é só.

Outras dicas deste autor

Mudando a cor do XTerm definitivamente

Proteja seu GNU/Linux de maneira correta!

Tenha um live DVD sempre em mãos!

Aprenda a utilizar o cron [Vídeo]

Compilação de Kernel Personalizado + TXZ [Vídeo]

Leitura recomendada

Criando uma ISO do openBSD 4.1

Instalando o wifi (Realtek 8187b) no Kubuntu 8.04

Squid com Delay Pool + Dansguardian

Proxy Error: Plone ou Apache?

Java Virtual Machine e seus conceitos (para iniciantes)

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts