Como criar um ALIAS

Publicado por Jefferson Rocha em 05/12/2018

[ Hits: 238 ]

Blog: https://slackjeff.com.br

 


Como criar um ALIAS



Ao final deste HOWTO você será capaz de entender o conceito do alias e criar os seus próprios "comandos" personalizados.

O que é um alias

Um alias é um nick/apelido que damos para um determinado comando, assim fica mais fácil fazer a chamada do mesmo. Imagine você com um comando imenso e precisa digitar aquela ripa todos os dias, isso é inviável e dá até preguiça de pensar.

1.1 Criando nosso primeiro alias

Para criar nosso primeiro alias, vamos usar o comando "ls", que serve para listar um diretório. Note que se você rodar o comando puramente ele não tem muita firula. E que tal adicionarmos uma firulinha nele? Vamos deixar a nossa saída colorida e para isto usamos o parâmetro --color:

ls --color

Note que a saída agora não saiu crua e sim colorida, mas não achei viável esta parte, poxa rodar sempre "ls --color" vai doer meus dedos no final do dia. Então que tal criar um nick para ele? Para isso o alias é invocado! Sua sintaxe é bem simples e não tem muito mistério.

alias ComandoOriginal="Comando --OPCOES"

Note que basicamente é como se você estivesse declarando uma variável, porém o alias está na frente. Vamos fazer nosso primeiro teste com o comando ls, vamos por ele para trabalhar usando a opção --color como vimos lááá em cima.

alias ls="ls --color"

Uma nota importante é que o alias é salvo somente no processo/shell atual. A partir da hora que você fecha este processo o mesmo se perderá nas entranhas do Linux. É aí que entra o próximo tópico silverão.

1.2 Deixando nosso alias salvo

Para deixar nosso alias salvo temos várias maneiras, mas eu gosto sempre de deixar cada um no seu quadrado, ou seja, nada de global! Afinal se minha filha por exemplo quiser usar um alias chamado tio_patinhas eu terei que usar também? Não! Por isso use local!

Para isto é só fazer a mesma chamada que você vez em linha no arquivo .bashrc, que está localizado no seu home! Importante lembrar, se não existir este arquivo, você pode criar. Note que esse HOWTO é de bash, mas dá para se adaptar a outro shell 'No problems teacher'.

Abra seu editor favorito e adicione a linha lá dentro, feito isto finalize o processo atual do bash e retorne e execute o comando.

nano $HOME/.bashrc

Vou dar uma incrementada e por um comentário antes de jogar o alias. Só para dar um detalhezinho a mais:

# Agora ls é colorido, frufru.
alias ls="ls --color"

Salve e feche, não esqueça de reiniciar seu processo Bash atual.

Outras dicas deste autor

Compilação de Kernel Personalizado + TXZ [Vídeo]

No working INIT not found (Slackware) [Resolvido]

Curiosidade sobre o comando "cal" e setembro de 1752

Habilitando o sudo no Slackware

Mudando a cor do XTerm definitivamente

Leitura recomendada

Funções em Shell Script

Criando programas com opções

Aulas Shell Script do zero - Completo

Conversão do catálogo de endereço do Thunderbird para usar no Mutt - Script

Habilitar Cgi-Shell no Apache2

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts