KDEmod: Tornando mais simples o KDE do seu Arch Linux

O KDEmod é um projeto que visa fornecer uma instalação modular do KDE e otimizada para o Arch Linux. Além disso ele fornece diversos patches para funcionalidades e eyecandys adicionais do KDE. Para saber como instalar o KDEmod no seu Arch é só seguir este artigo.

[ Hits: 14.191 ]

Por: Hugo Doria em 30/05/2008 | Blog: http://hugodoria.org


Introdução



Nunca fui muito dependente dos gerenciadores de janelas. O básico para mim era suficiente e, por isso, usei por muito tempo o Fluxbox. Nos últimos meses, porém, comecei a usar o KDE.

No Arch Linux (e na maioria das distribuições) o KDE é empacotado de um jeito que eu não curto. Nele, diversas aplicações são "englobadas" em um só pacote. Ao instalar o pacote kdegraphics, por exemplo, você acaba instalando diversas aplicações para manipulação gráfica. Mesmo que você queira apenas a "aplicação x" daquele pacote você será obrigado a instalar o kdegraphics todo. Isso torna o KDE enorme e com diversas aplicações que você nunca usa. O KDEmod é a solução para isso.

O KDEmod é um projeto que visa fornecer uma instalação modular do KDE e otimizada para o Arch Linux. Além disso ele fornece diversos patches para funcionalidades e eyecandys adicionais do KDE. Nem todos os aplicativos já estão disponíveis no KDEmod, mas a equipe do projeto vem fazendo um ótimo trabalho e já disponibilizaram os principais.

Enfim. Chega de papo. Vamos à instalação.

Instalação

O primeiro passo a ser feito é adicionar o repositório que contém os pacotes do KDEmod no seu pacman.conf. Para isso abra o arquivo /etc/pacman.conf com seu editor preferido adicione as seguintes linhas no final do arquivo:

[kdemod]
Server = http://kdemod.ath.cx/repo/current/i686

Salve e feche o arquivo.

NOTA: Certifique-se que o repositório [community] também esteja habilitado no seu pacman.conf, pois o KDEmod precisa de alguns pacotes que se encontram neste repositório.

Agora vamos remover os pacotes do KDE e do QT, pois eles conflitam com os pacotes do KDEmod. Para saber quais os pacotes do kde que você tem instalado faça:

# pacman -Q | grep -i kde

Remova cada um deles com o comando pacman -Rd nome-do-pacote. Se preferir você pode automatizar tudo executando o seguinte comando como root:

# pacman -Q | grep -i "kde\|qt" | cut -d ' ' -f1 | xargs pacman -Rd

O KDE normal já foi desinstalado, agora instale o KDEmod com:

# pacman -Syf kdemod kdemod-gtk-qt-engine

Pronto. Seu KDEmod já foi instalado. Quando você logar no KDE verá que ele está bem mais enxuto e agradável.

Instale os aplicativos que precisa usando o pacman. Você pode ver uma lista dos pacotes disponíveis com:

# pacman -Ss kdemod

Para instalar o kopete, por exemplo, você faria:

# pacman -S kdemod-kdenetwork-kopete

E para deixar o kdemod em português:

# pacman -S kdemod-kde-i18n-pt_br

Segue a lista dos pacotes que instalei (pacotes básicos e que devem servir para a maioria dos usuários do KDE):

kdemod-baghira-sidebar
kdemod-kdeartwork
kdemod-extra
kdemod-icons
kdemod-kdeutils-ark
kdemod-kdegraphics-kpdf
kdemod-kdegraphics-kuickshow
kdemod-kdegraphics-kopete
qtcurve
amarok-base
k3b
mplayer

KDEmod4 e maiores informações

O projeto KDEmod já começou a empacotar o KDE4. Ainda não há previsão do KDE4 se tornar o padrão no Arch e, por isso, eu resolvi não escrever sobre ele.

De qualquer forma você pode encontrar maiores informações sobre o KDEmod4 (incluindo um guia de instalação) aqui:
E maiores informações sobre o projeto KDEmod em si no site oficial:
Bem, é isso. Fica aí a dica para os usuários do Arch e do KDE.
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

AUR - Arch Linux User-Community Repository

Como criar pacotes para o Arch Linux (parte 2) - pacotes svn e cvs

Procurando rootkits no seu sistema

As melhores ferramentas de segurança pra Linux

Pós-instalação do Arch Linux em um Dell Vostro 1400

Leitura recomendada

Instalando Fedora CoreOS no KVM

Funcionamento de um cluster Linux

Compilação Kernel Linux no Slackware

Obtendo diferentes versões do Debian GNU/Linux

Convença outros a usar Linux!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 30/05/2008 - 11:31h

Boa Hugo !!!!!!!!!!
uma ótima opção para quem usa kde .....

[2] Comentário enviado por removido em 30/05/2008 - 11:55h

Kdemod é excelente.

[3] Comentário enviado por SmithuX em 30/05/2008 - 12:06h

Não gosto de forma alguma de KDE, mas tenho que admitir que o KDEMOD é realmente um grande projeto par Archlinux. Como adoro efetuar testes, utilizei um tempo o KDEMOD, mesmo não gostando de KDE e me surpreendi com o desempenho e com a facilidade de escolha de aplicativos para o KDE.

Porque o que realmente mata no KDE é você pedir para instalar uma coisa e ele mil........ Mas em todo caso é um excelente desktop.

Belo artigo meu camarada!!!!

[4] Comentário enviado por shaitannechrist em 30/05/2008 - 12:40h

òtimo artigo Hugo!

[5] Comentário enviado por gjr_rj em 30/05/2008 - 13:10h

Não tem um projeto desse para Debian ?

[6] Comentário enviado por SmithuX em 30/05/2008 - 15:37h

grj_rj até onde eu sei o projeto do KDEMOD é específico para ArchLinux!!! Ele não está disponível para outras distribuições. Pelo menos ainda não!!!

[7] Comentário enviado por kalib em 02/06/2008 - 08:50h

Excelente artigo cara...
Instalei semana passada meu archlinux e foi com o kdemod mesmo...não tinha visto ainda seu artigo..mas tá de parabéns. ;]

Eu sempre adorei o kde, bem como o fluxbox... Mas atualmente tenho dado preferência ao kde por não possuir mais a minha limitação de memória física.. hauhauha :p

parabéns

[8] Comentário enviado por albfneto em 03/06/2008 - 10:55h

Olha, KDE mod, só funciona no arch?

[9] Comentário enviado por SmithuX em 03/06/2008 - 11:04h

Sim albfneto, o KdeMod é um Kde modular para ArchLinux, ou seja, só para o Arch, pelo menos até o momento. Mas quem sabe ele não seja expandido para outras distribuições....

[10] Comentário enviado por hdoria em 03/06/2008 - 11:06h

O KDEMod só funciona no Arch Linux sim.

E para quem quiser vê-lo em ação, segue um shot:

http://hdoria.archlinux-br.org/shotz/kdemod-03-06-08.png


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts