Vamos sem rodeios.
Criança problema é aquele produto que acabou de ser CRIADO, portanto ele é uma "criança" com potencial, não se sabe o futuro exato dele.
Mas... por quê "criança"? Por que todo o produto tem um CICLO DE VIDA. Mas não como o nosso, um produto pode durar apenas um mês quanto 130 anos, quem decreta o "prazo" é o mercado=].
Mas... o que é produto? pode parecer uma pergunta simples, mas como a grande maioria aqui não estudou o mínimo de marketing, não deveria mesmo saber exatamente o que é, então vamos lá:
PRODUTO: é todo o bem durável ou não durável / serviço que desperte desejo e ou necessidade nas pessoas.
Aqui nós vemos como é que o produto "nasce, cresce e morre".
Introdução
Nesta fase nós temos o "nascimento" do nosso produto, obviamente que é uma fase de experimentação, onde ajustes diversos são feitos para que o produto seja "aceito" pelas pessoas (mercado). Esta é também uma fase decisiva, já que se o produto não é aceito ele "morre". Um bom exemplo é a bebida isotônica "fruitopia", que foi concebida pela "coca-cola company", mas como o mercado brasileiro não gostou do produto (de fato o gosto da bebida era incrivelmente ruim), o produto foi retirado do mercado apenas algumas semanas após o seu lançamento.
Caso o produto resista a esta fase, o mesmo vai para o CRESCIMENTO.
Crescimento
Nesta fase o produto é enviado para mais pontos de distribuição e também é lançada uma variedade do mesmo produto para compor o portfólio da empresa. Por exemplo, um tênis para corrida, se ele der certo a empresa pode lançá-lo em cores diversas ou calçados para outras modalidades esportivas, obviamente que o preço do produto também tende a baixar, SE o mesmo tiver preço, claro.
Maturidade
Aqui o produto já é bem conhecido pelas pessoas e pelo menos o seu público alvo o adora, o produto vende bem e os gastos em marketing com o mesmo despencam.
Declínio
Declínio? "Morre uma estrela", oras.
Mas... e aquela história de criança problema, abacaxi, etc?
Criança problema: como já expliquei, é aquele produto com futuro INCERTO.
Estrela: o produto já faz sucesso, mas ainda pode render MUITO MAIS do que ele
já rende hoje, como por exemplo podemos citar uma atriz.
Vaca leiteira: é basicamente o cargo chefe da empresa, o que mais vende e sustenta a empresa, geralmente a vaca leiteira é também uma estrela, um exemplo clássico é o "GOL", da VolksWagen.
Abacaxi: bem... quando o produto fica defasado, ele vem pra cá, ou seja, ele começa a ser "esquecido", as vezes até mesmo por vontade da própria empresa que o fabrica em prol de outros mais novos. Claro que o produto não chega a ser retirado do mercado (as vezes é interessante mantê-lo), apenas a sua participação no diminui. Um bom exemplo é aquela esponja de aço, a BOMBRIL, ou aquele automóvel da Fiat, o "UNO MILLE".