openSUSE Evergreen

Projeto criado pela comunidade de usuários do openSUSE, que visa prolongar a vida útil das versões desta distribuição Linux.

[ Hits: 10.352 ]

Por: Fábio Farias em 08/12/2011


O que é e como usar o Evergreen



O que é o projeto Evergreen?

Recentemente, o projeto openSUSE passou a oferecer uma nova versão a cada 8 meses (podendo ser antecipado ou prorrogado esse prazo em caso de necessidade) diferente de como era antes a cada 6 meses (prazo fixo). E o tempo de suporte oficial para cada novo lançamento foi estabelecido em 2 lançamentos + 2 meses, ou seja, normalmente durando 18 meses (2 lançamentos de 8 meses + 2 meses).

Tendo em vista isso, a comunidade openSUSE resolveu, por esforço próprio, manter até quando for possível o maior número de pacotes atualizados para as versões mais antigas do openSUSE a partir da versão 11.1.

Atualmente temos o openSUSE 11.1 e 11.2 (já oficialmente não suportados) incluídos no projeto Evergreen. Se você é usuário ou conhece alguém que é usuário de uma destas versões poderá manter o sistema usável por mais algum tempo.

O projeto ainda não definiu um limite de tempo para o fim deste "suporte estendido voluntário", deixando a ideia de que o suporte irá ate quando for possível.

Seguindo este raciocínio, espera-se que as versões 11.3, 11.4 (ainda suportadas oficialmente) e 12.1 (atual versão) sigam o mesmo caminho quando seu suporte terminar.

Digo "espera-se", pois como frisei acima, o suporte é um esforço da comunidade, que dependendo do sucesso deste projeto, poderá ou não dar seguimento a esse suporte estendido para as outras versões do openSUSE.

Se tudo ocorrer bem, estas versões seguintes passarão a incorporar o projeto Evergreen e terá seu suporte estendido por mais algum tempo.

Usos comuns do projeto Evergreen:
  • Manter o sistema atualizado em servidores que ainda utilizam esses sistemas (pequenos escritórios e empresas, etc);
  • Dar sobrevida a máquinas antigas que suportam normalmente versões anteriores do openSUSE mas não suporta as versões recentes;
  • Gosto pessoal por uma ou outra versão do openSUSE e que, com o fim do suporte, é obrigado a migrar para uma outra versão.

Como usar?

Depois de dar uma pequena explicação do que é e para que serve o projeto, vamos por a mão na massa. Aqui vou usar o exemplo de como habilitá-lo no openSUSE 11.2.

No YaST ou via Terminal (com o zypper), adicione o seguinte repositório:

http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Evergreen:/11.2/standard

Se fizer pelo Terminal, execute os comandos abaixo:

su  [digite a senha do 'root']
# zypper ar --refresh -r http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Evergreen:/11.2/standard Evergreen

Note que há um espaço entre "standard" e "Evergreen".

Feito a adição do respectivo repositório, crie um arquivo com o nome: 'evergreen', em "/etc/zypp/vendors.d" com o seguinte conteúdo:

   [Principal]
   fornecedores openSUSE = Evergreen, suse, opensuse


Lembre-se de obter permissão de escrita como 'root' para gravar este arquivo no local indicado. Pelo terminal ou pelo gerenciador de arquivos, a operação deve ter privilégios de administrador.

Uma vez configurado o sistema, vamos obter as atualizações disponibilizadas para ele executando os seguintes comandos abaixo como 'root':

# zypper refresh

E depois:

# zypper up

A atualização deverá ser feita via Terminal seguindo este procedimento acima, uma vez que o módulo de "Atualização Online do YaST" não funcionará pelo motivo de que o módulo é configurado para buscar as atualizações nos repositórios oficiais da distro, e estes não estão mais disponíveis.

Pronto. O sistema está atualizado com os pacotes que foram disponibilizados até então para esta versão. Rode periodicamente os comandos acima para verificar e obter novas atualizações, conforme elas vão sendo lançadas.

Agora veremos alguns extras que podem ser úteis para os usuários que desejam manter funcionando versões do openSUSE sob o projeto Evergreen.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é e como usar o Evergreen
   2. Extras
Outros artigos deste autor

TDE no openSUSE

openSUSE 11.3 (parte 2)

Backup com o Konserve

Convertendo Sistemas de Arquivos

Instalando o OpenSuSE 11.2

Leitura recomendada

Estruturas de virtualização

Instalação do Debian Lenny 5

Software Livre: primeiras impressões

Fazendo backup com o tar

Instalando o Slackware em português

  
Comentários
[1] Comentário enviado por izaias em 08/12/2011 - 14:35h

Fabio, o openSUSE 12.1 está muito bom.
O pessoal acertou em cheio no desempenho desta versão.

Vou esticar o uso desta versão com o Evergreen.

Ótimo trabalho!


[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 08/12/2011 - 14:44h

@Izaías
Obrigado pelo comentário amigo. Que bom que gostou desta nova versão! Quanto a esticar com o Evergreen vai depender do sucesso desse projeto. Mas espero que seja possível isso.
Um abraço amigo!

[3] Comentário enviado por izaias em 08/12/2011 - 14:51h

Teremos tempo. A última versão saiu agora.

O projeto terá seu devido amadurecimento no decorrer da 'vida útil' da distro.

[4] Comentário enviado por Fabio_Farias em 08/12/2011 - 15:12h

É verdade. Teremos um bom tempo de suporte oficial ainda. E espero que as outras versões do openSUSE também sejam adicionadas ao Evergreen.

Um abraço!

[5] Comentário enviado por removido em 08/12/2011 - 18:01h

Olá Fabio!!
Tudo bom??

Eu estou usando o OpenSuse que voce me enviou e estou gostando bastante.
Só que no momento estou com um problema que parece ser bobo, mas eu nao to conseguindo
acessar nenhum tipo de menu, aplicativos ou qualquer coisa, pois a barra de ferramentas sumiu.
Eu tenho que acessar tudo por atalho, pois nao to conseguindo colocar devolta os ícones Aplicativos, Locais e Sistema na barra de ferramentas..

[6] Comentário enviado por Marcio.Tadeu em 09/12/2011 - 10:49h

Com certeza contribuirá muito com a divulgação do projeto OpenSuse...
Embora hajam reclamações referentes às famosas "depednências" e etc, se há atualizações disponíveis, isso é resultado dos esforços da comunidade para aperfeiçoamento e tornar o mundo openSource mais conhecido através do OpenSuse, uma das melhores distros que já testei....

Abraços e parabéns!!

[7] Comentário enviado por nicolo em 10/12/2011 - 17:41h

É interressante. O Ubuntu está fazendo escola, encurtando a distância entre as atualizações e o tempo de manutenção.
O importante é observar quais as consequências práticas disso. A tentativa de prorrogar a vida útil das versões é intrigante: POr um lado conforta quem usa, por outro pode estar apontando para emissões apressadas.

Seria a proposta do archlinux de rolling distro mais acertada?
O artigo é muito interessante e dá o que pensar.
Nota 10.

[8] Comentário enviado por clodoaldops em 11/12/2011 - 10:15h

Apesar de usar a mesmo distro por mais de 12 meses nunca ter passado pela minha cabeça...rsrsrs
Acho que é uma ferramente interessante p/ os mais conservadores ou que usam sua distro como estação de trabalho.
O suse-12.1 kde tá xou de bola!

[9] Comentário enviado por Fabio_Farias em 11/12/2011 - 12:08h

@yindi
Que bom que está gostando. Vou dar uma olhada nesse seu problema e lhe retorno. Uso o openSUSE com Kde e não tenho muito conhecimento nessa parte do Gnome.

@Marcio.Tadeu
Seja bem vindo amigo e obrigado pelo comentário. Precisando, estamos aí.
Abraços!

@bakunin
De fato pode ser intrigante. Mas o openSUSE antigamente era de 6 em 6 meses. Agora passou a 8 meses. Talvez justamente por ter percebido que 6 meses é um prazo muito curto par ao lançamento de versões. No entanto há que se lembrar que o esforço do projeto Evergreen é comunitário. Não há nenhum respaldo dos desenvolvedores do openSUSE. Por isso, no texto frisei que é um suporte extendido até quando for possível.
Obrigado pelo comentário!
Abraços!

@clodoaldops
Eu também não consigo deixar de usar um novo lançamento de uma distro mas como você mesmo disse pode ser útil para quem, no momento, não pode trocar de versão por uma razão ou outra.
Também estou gostando bastante dessa versão do openSUSE. Você é o mais recente membro do time dos camaleões. Obrigado pelo comentário.
Abraços!

[10] Comentário enviado por Fabio_Farias em 10/08/2012 - 10:55h

Atualizando:
A proxima versão do openSUSE a ser suportada pelo projeto Evergreen será a 11.4. O início deste suporte estendido está marcado para 15 de Setembro de 2012 com previsão de encerrar em maio de 2014.

[11] Comentário enviado por Fabio_Farias em 03/10/2013 - 16:43h

Atualizando 2:
A proxima versão do openSUSE a ser suportada pelo projeto Evergreen será a 13.1 a ser lançada em Novembro de 2013. Ou seja, ao optar por usar essa versão os usuários já sabem que poderão contar com o suporte estendido após o término do suporte oficial. Mais informações em: http://en.opensuse.org/openSUSE:Evergreen



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts