Zenwalk 5.2 - Minhas impressões

Este artigo apresenta as características da nova versão do Zenwalk, uma distribuição originalmente derivada do Slackware e que vem ganhando espaço entre os usuários, já se encontrando entre as 15 mais populares do site Distrowacth.

[ Hits: 31.744 ]

Por: Dalton Brisola em 14/08/2008 | Blog: http://nonstop101.wordpress.com/


Segundas impressões



Suporte ao hardware

Também através do lsmod notei certas ausências de drivers mais específicos, sendo sua maioria feita de genéricos, mas isso não impedindo que todo o hardware fosse reconhecido!

Pareceu-me a princípio que ele possui o necessário para a maioria das máquinas, mas não pude verificar dadas as configurações de meu PC, que por si só já é um ponto positivo para ela neste quesito.

Aplicações multimídia + desenvolvimento

Ferramentas apesar de nem sempre serem as mais conhecidas, como o player de música Gmusicbrownser, são extremamente otimizadas e possuem todas as funções esperadas de um player mais conhecido como o Audacity, para não dizer mais, pois já vem out-of-the-box com capacidade de visualização de capas de álbuns e suporte para arquivos flac e um plug-in in para visualizar as letras da música sendo tocada, com a capacidade de procurar na net on-the-fly.

Ainda tratando da área multimídia, seu player de vídeo Gnome-Mplayer pode lidar com a maioria dos arquivos conhecidos de vídeo e graças a excelente otimização do sistema permite que máquinas, que com outras distros apresentariam "pulos" e "desincronias", se tornem úteis para tais fins novamente!

Também disponível está a ferramenta GnomeBaker e Asounder para gravação e ripagem de CDs, além das usuais ferramentas de console.

No quesito de desenvolvimento ficou claro que ele possui tudo para suportar as compilações mais complexas - me pareceu falho nas ferramentas de apoio ao desenvolvedor. Vindo com a IDE Geany, bem semelhante ao Anjuta, uma ferramenta prática e completa.

Aplicações gráficas + Office + Internet

Como o prometido existe apenas uma ferramenta para cada função, como editor de texto ela tem Abiword, que dá conta do recado - apesar de não ser de minha preferência. Tocando no assunto, vale lembrar que na instalação default do "desktop" não estavam disponíveis pacotes para a correção ortográfica em português-BR. Fui forçado a instalar depois. Como ferramenta de planilha ela vem com o Gnumeric.

Fiquei muito desapontado ao saber que não havia o gedit, uma ferramenta semelhante ao mousepad, que vem na lista de pacotes padrão, mas que apresenta a função de autocorreção. :(

No campo gráfico novamente apenas uma ferramenta poderosa e completa, como não podia deixar de ser, a aplicação que preenche esta função é o já consagrado GIMP. Ficaram de fora ferramentas para autoria de vídeo e som :( - nada de Cinelerra, uma aplicação de edição de vídeo que vem ganhado grande espaço neste campo.

Um campo também sem ferramenta alguma é a de autoria de som/música, ficando de fora até mesmo dos repositórios oficiais da distro!

Aplicações de configuração e gerenciamento de pacotes

Nesse campo o Zenwalk 5.2 se destaca - sua solução netpkg é semelhante a algumas soluções conhecidas no Slackware, como slackpkg, que é compatível com o Zenwalk por sinal. No entanto ela vai além, oferecendo suporte a dependências dos pacotes tornando tudo muito mais fácil, confiável, mantendo o sistema enxuto e atualizado.

Não bastasse isso ela possui ainda um front-end para X que torna a instalação de novos programas ou mesmo o KDE e Gnome uma tarefa simples e intuitiva.

Para configurar o sistema existe no ambiente X, o chamado ZenPanel, que unifica quase que por completo todas as tarefas de configuração necessárias para o sistema como um todo, tendo até mesmo uma ferramenta que permite a configuração dos módulos a serem usados na inicialização e também para configurar a inicialização em si.

Posso dizer que nesse campo usuários experientes ficarão surpresos e os inexperientes agradecidos!

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Características
   2. Instalação
   3. Primeiras impressões e visual
   4. Segundas impressões
   5. Notas finais e conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Debian Constantly Usable Testing (CUT)

Linux no micro antigo: 4 dias de aventura e aprendizado

Ubuntu: desvendando o "fantasma" das instalações de programas

Mamãe, quero Arch! (parte 1)

Migrando para Linux sem medo (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por humbhenri em 14/08/2008 - 17:57h

Já usei por um tempo o Zenwalk, gostei mto tanto pelo visual simples quanto pela elegância do sistema e facilidade de uso. O netpkg é bom para instalar pacotes, mas pelo q eu me lembre ele não resolve dependências, o que dificulta um pouco o iniciante. Hoje só uso Arch Linux por causa do incrível gerenciador de pacotes.

[2] Comentário enviado por mdfiszer em 14/08/2008 - 18:01h

Realmente o Zenwalk é uma distribuíção bastante interessante,principalmente para aqules que desejam usar o Slackware mas não se sentem à vontade para tentar,o Zenwalk executa exatamente esse "caminho do meio" ,Zen,simples,leve,ágil como o Slackware mas com algumas facilidades como no Ubuntu.Utilizei o Zen durante um tempo apenas para testar,gostei e recomendo sempre que uma oportunidade aparece.Os desenvolvedores estão de parabéns e acredito que a coisa só tende a melhorar.Parabéns pelo seu artigo.

[3] Comentário enviado por SmithuX em 14/08/2008 - 22:05h

Cara, muito bom seu artigo!!! Meus parabéns!!!

Já utilizei o ZenWalk por um tempo também para testar, e por sinal gostei bastante dele.

É uma distro totalmente simples e funcional, não perdendo a elegância por ser simples.

E quanto ao NETPKG, a versão 4 (se não me engano) já está operando muito bem a questão das dependências de pacotes!!!

ZenWalk, testado, aprovado e recomendado!!! :D

[4] Comentário enviado por vitoleandro em 14/08/2008 - 23:27h

Tambem ja usei o zen e é a minha segunda distro ele é facio, rapido ... Recomendo !!!!!!

[5] Comentário enviado por robsonpc em 14/08/2008 - 23:30h

Gostei muito do seu artigo. Estou aos poucos lendo algumas coisas do Zen para em breve testa-lo. Por enquanto fico no Arch...
Abraço e parabéns!

[6] Comentário enviado por needforspeed em 15/08/2008 - 12:36h

Ola obrigado pelos comentários

Tenho uns comentário sobre o item "maquina de teste" visto que o instalei em um core 2 duou com 1024 MB RAM e uma placa nvidia gforce 256 MB

Como de se esperar tudo rodou muito mais rapido, os drivers todos nescessarios foram carregados automaticamente,o unico proplema que foi um tanto desapontador ficou por conta do driver para a placa de video que instalei posteriormente com o netpkg ,pakote chamado "nvidia new driver" nao conseguiu achar uma "screen" adecada (ao menos e o que diz o "reporte" de erro do gdm) enquanto o driver original "nv" esta bugado no que se refere ao uso do "composite". : - (

Apesar disso o restante como disse foi corretamente configurado e automaticamente reconhecido , nao havendo a nescecidade de nenhuma intervençao ou algo do genero

Novamente pesso que comentem esste se alguem teve o mesmo problema ou semelhante e se alguem conhece uma soluçao (oque seria ideal ; - ) mas novamente achei importante trazer este comentario para posterior discuçao e etc

Um abraço e fiquem Zen ; -)

[7] Comentário enviado por needforspeed em 15/08/2008 - 12:41h

Aproposito (me esqueci de incluir no ultimo comentário)

Criei uma comunidade para a distro zemwalk e venho aqui convida los a participar : - )

[8] Comentário enviado por removido em 23/12/2010 - 10:53h

needfospeed
Também tentei no meu e o meu pc também tem um hardware da nvidia,apesar que foram nos primeiros segundos,com essa mensagem "/etc/x11/xsession:line 81:exec default not found"


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts