Zenwalk 5.2 - Minhas impressões

Este artigo apresenta as características da nova versão do Zenwalk, uma distribuição originalmente derivada do Slackware e que vem ganhando espaço entre os usuários, já se encontrando entre as 15 mais populares do site Distrowacth.

[ Hits: 31.889 ]

Por: Dalton Brisola em 14/08/2008 | Blog: http://nonstop101.wordpress.com/


Notas finais e conclusão



Na falta de um tópico mais adequado deixei par fazer os seguintes esclarecimentos aqui:

O kernel é de última geração, tendo sido compilado um pouco diferente do usual, como o Slackware ele possui um sistema de inicialização modular, sendo gerido pelo arquivo modprobe.conf, não havendo os usuais /etc/init.d.

Não compreendi muito bem como funciona e em que implicam tais diferenças, mas é bom deixar registrado (ver seção dúvidas & etc).

Outra coisa que difere no kernel é a ausência das chamadas teclas "mágicas", que permitem dar um boot "frio" em casos extremos - o que me forçou a resetar a máquina algumas vezes - tais teclas tem certas funcionalidades que podem salvar o usuário em situações inusitadas e acho que deveriam estar incluídas no kernel, apesar de sempre haver a opção de compilá-lo.

Outra característica diferente é o sistema de splash, no boot apesar de visualmente se obter resultados semelhantes ao Ubuntu, seu funcionamento difere bastante, novamente fica em aberto o assunto.

Minhas impressões sobre esta distro nesta versão (5.2) são positivas, ela cumpre o que promete. Sem dúvida a manterei como S.O. principal.

Sendo talvez um pouco polêmico, agora direi que se você vê o Ubuntu como "made for humans beings" e a Slackware "for real nerds", a Zenwalk 5.2 é ambos.

Como diz o site, "Have u Zen computing"

Dúvidas & comentários

Não me surpreenderia ao ver críticas às minhas conclusões e impressões aqui, além de usuais críticas e correções a este artigo, mas creio serem necessárias e construtivas para mim e para todos que estiverem lendo este artigo.

Só fica aqui meu pedido de que se você teve uma experiência positiva com o Zenwalk 5.2, que a comente, se foi negativa diga porque.

No caso de dúvidas sobre o artigo ou sobre o Zenwalk, deixe um post que tentarei esclarecer e ajudar.

Obrigado, um abraço e fique Zen!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Características
   2. Instalação
   3. Primeiras impressões e visual
   4. Segundas impressões
   5. Notas finais e conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Entendendo os tipos de permissões

Partições - Montagem na marra!

Sabayon Linux - Novos Repositórios da Comunidade

Instalando Debian 5.0 e deixando com todos os programas que você gosta

GNU e Linux: amigos para sempre

  
Comentários
[1] Comentário enviado por humbhenri em 14/08/2008 - 17:57h

Já usei por um tempo o Zenwalk, gostei mto tanto pelo visual simples quanto pela elegância do sistema e facilidade de uso. O netpkg é bom para instalar pacotes, mas pelo q eu me lembre ele não resolve dependências, o que dificulta um pouco o iniciante. Hoje só uso Arch Linux por causa do incrível gerenciador de pacotes.

[2] Comentário enviado por mdfiszer em 14/08/2008 - 18:01h

Realmente o Zenwalk é uma distribuíção bastante interessante,principalmente para aqules que desejam usar o Slackware mas não se sentem à vontade para tentar,o Zenwalk executa exatamente esse "caminho do meio" ,Zen,simples,leve,ágil como o Slackware mas com algumas facilidades como no Ubuntu.Utilizei o Zen durante um tempo apenas para testar,gostei e recomendo sempre que uma oportunidade aparece.Os desenvolvedores estão de parabéns e acredito que a coisa só tende a melhorar.Parabéns pelo seu artigo.

[3] Comentário enviado por SmithuX em 14/08/2008 - 22:05h

Cara, muito bom seu artigo!!! Meus parabéns!!!

Já utilizei o ZenWalk por um tempo também para testar, e por sinal gostei bastante dele.

É uma distro totalmente simples e funcional, não perdendo a elegância por ser simples.

E quanto ao NETPKG, a versão 4 (se não me engano) já está operando muito bem a questão das dependências de pacotes!!!

ZenWalk, testado, aprovado e recomendado!!! :D

[4] Comentário enviado por vitoleandro em 14/08/2008 - 23:27h

Tambem ja usei o zen e é a minha segunda distro ele é facio, rapido ... Recomendo !!!!!!

[5] Comentário enviado por robsonpc em 14/08/2008 - 23:30h

Gostei muito do seu artigo. Estou aos poucos lendo algumas coisas do Zen para em breve testa-lo. Por enquanto fico no Arch...
Abraço e parabéns!

[6] Comentário enviado por needforspeed em 15/08/2008 - 12:36h

Ola obrigado pelos comentários

Tenho uns comentário sobre o item "maquina de teste" visto que o instalei em um core 2 duou com 1024 MB RAM e uma placa nvidia gforce 256 MB

Como de se esperar tudo rodou muito mais rapido, os drivers todos nescessarios foram carregados automaticamente,o unico proplema que foi um tanto desapontador ficou por conta do driver para a placa de video que instalei posteriormente com o netpkg ,pakote chamado "nvidia new driver" nao conseguiu achar uma "screen" adecada (ao menos e o que diz o "reporte" de erro do gdm) enquanto o driver original "nv" esta bugado no que se refere ao uso do "composite". : - (

Apesar disso o restante como disse foi corretamente configurado e automaticamente reconhecido , nao havendo a nescecidade de nenhuma intervençao ou algo do genero

Novamente pesso que comentem esste se alguem teve o mesmo problema ou semelhante e se alguem conhece uma soluçao (oque seria ideal ; - ) mas novamente achei importante trazer este comentario para posterior discuçao e etc

Um abraço e fiquem Zen ; -)

[7] Comentário enviado por needforspeed em 15/08/2008 - 12:41h

Aproposito (me esqueci de incluir no ultimo comentário)

Criei uma comunidade para a distro zemwalk e venho aqui convida los a participar : - )

[8] Comentário enviado por removido em 23/12/2010 - 10:53h

needfospeed
Também tentei no meu e o meu pc também tem um hardware da nvidia,apesar que foram nos primeiros segundos,com essa mensagem "/etc/x11/xsession:line 81:exec default not found"


Contribuir com comentário