Windows CE/PocketPC com Linux, sim!

Os Windows CE/PocketPCs não são tão populares quanto os Palm, mas estão ganhando mercado rapidamente.
No entanto, eles só "conversam" com Windows... não mais! Agora você pode gastar aquela grana naquele iPaq lindão, porque ele vai se entender com Linux :-)

[ Hits: 51.257 ]

Por: Cesar Cardoso em 17/04/2003


SynCE



Os PDAs vieram pra ficar. Eles são os companheiros ideais para nerds, geeks, antenados ou simplesmente esquecidos (como eu!). Eu mesmo tenho um; um HPJornada 680e ( http://h20015.www2.hp.com/en/product.jhtml... ), 16MB de memória, expansão para cartões PCMCIA e CompactFlash, teclado... e roda Windows CE, no caso 2.11 Handheld PC/Pro 3.0.

Sim, eu tenho um CE. E um Linux. E certamente muitos estão nesta situação, até porque os CE/PPC são em geral bem mais poderosos que os PalmOS (o meu Jornada, por exemplo, toca MP3 - e é de 1999!).

Durante muito tempo o máximo que se conseguia em conexão entre um CE e um Linux estava sumarizado em http://www.cewindows.net/wce/linux-serial.htm: era possível fazer os dois se comunicarem via PPP (a Microsoft utiliza o PPP para a conexão entre o CE e o Windows de mesa, incrível mas é verdade, é PPP mesmo :-)), para que o CE, por exemplo, acessasse a internet via Linux. Mais do que isso, não era possível. Na prática, se usava um Windows (via VMware ou dual-boot) para sincronizar com o CE.

Aparece o SynCE ( http://synce.sourceforge.net/ ). Desembrulhando os manuais técnicos da Microsoft e aproveitando o conhecimento existente, o projeto almeja criar ferramentas para permitir a sincronização entre o CE e o Linux.

O projeto disponibiliza diversas ferramentas para as mais diversas tarefas: a conexão entre o dispositivo e o computador, manipulação de arquivos no dispositivo, instalação de CABs (instaladores) no dispositivo, integração com KDE e GNOME (como está em http://www.linuxports.hpg.com.br/synce.png )...

O código está disponível tanto no CVS quanto nos releases, além disso existem binários precompilados para RedHat e Debian. A compilação não tem nada de excepcional, é simples como configure/make/make install.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. SynCE
   2. Configurando e executando o SynCE
   3. Sincronizando com o Evolution
Outros artigos deste autor

Criando um pinguim móvel com Fedora Core 1 e Siemens M50

Linux, USB-IrDA, T300 on the rocks

Distros nacionais em evolução: visão do Definity Linux CURRENT e do Kurumin beta

Porque o RedHat 9 tem problemas com teclados US-International?

Fazendo o kernel 2.6 resolver o problema da montagem de discos USB

Leitura recomendada

Quebrando os mitos do software de código aberto

Instalando discador "vppp" para terminais leves

Instalando e configurando o Monesa no Slackware

Atualizando Compiz Fusion em Sabayon Linux

Tutorial Radio Web Livre = IceCast2 + Ices2 + FFMP3

  
Comentários
[1] Comentário enviado por josir em 11/09/2004 - 12:15h

Olá Cesar,

apesar da solução ser interessante, não acho que seja estratégico investir em soluções para WinCE.

A plataforma PalmOS sempre investiu na sincronia com Linux e com outros softwares livres. Assim, mesmo que o WinCE tenha mais recursos, o pessoal de Linux deveria sempre investir no PalmOS e não comprar WinCE ou outras soluções que não tenham suporte para Linux.

Saudações,
Josir.

[2] Comentário enviado por removido em 31/01/2006 - 15:05h

Nunca consegui acessar meu palm com o Synce. Isso que ele é suportado e eu já fiz o processo mais de 10 vezes....

[3] Comentário enviado por Digital.Linux em 04/06/2006 - 12:10h

Muito bom!
Estava procurando uma solução para poder sincronizar meu ipaq com o linux, até então eu estava usando o cardExport para fazer a troca de dados (simulando uma unidade de armazenamento) mas para algumas coisas eu ficava desamparado (vide acessar a internet para sincronizar meus emails e mensagens.)

Realmente muito bom!

[4] Comentário enviado por marcelinhotux em 28/07/2006 - 12:15h

vale a pena usar WinCE ao invés de PalmOS???
abraço

[5] Comentário enviado por pinguin maluco em 03/11/2006 - 14:05h

Apenas para constar, tenho um dell axim e não troco por 10 palm's, meu chefe tem um palm sei la o que e é 3 vezes mais lento que meu axim !!! ^^ por exemplo tenho skype no pocket, msn, acesso minha rede da empresa através de wireless como em um pc desktop. tenho até um simulador de avião!!
Apesar de NÃO CONHECER MUITOS PALM'S, posso lhes garantir que ao comprar um axim não haverá arrependimento ALGUM ! Se alguem conhecer um dispositivo com palm OS melhor que um Axim com win mobile 5.0 por favor me falem. Lembro que estou longe de ser expert em pda's.
Verdade seja dita apesar de utilizar linux no desktop, o win mobile é bala !
Alguem sabe uma alternativa realmente funcional para o axim com linux? pois ja vi alguns artigos de instalação de linux no ppc mas teria que perder meu bluetooth e 802.11. Aí é ruim né!
Abraços.

[6] Comentário enviado por nhoj em 06/12/2006 - 09:59h

Opa! Vamos apimentar essa discussão aqui! Eu por exemplo, rodo LINUX no meu DESKTOP. Mas tenho um iPAQ. Não tenho grana pra trocar por outro. Ai, o que fazer? Não usar o iPAQ só pq meu negócio é LINUX? É claro que quero usar o Windows CE com o LINUX? Pq não?????

Eu consegui, depois de muito custo, fazer o iPAQ falar com o LINUX (via synce). Consegui até navegar na internet com meu iPAQ conectado ao LINUX, colocando um SQUID(PROXY) pra rodar no LINUX.

Só que meu problema, é que meu desktop é antigo (é um NOTEBOOK celeron 600 MHZ com 192 MB RAM e 6 GB de disco). Então não tenho muito desempenho na minha maquina.

Nesse cenário, o Evolution fica muito pesado (Consegui fazer ele sincronizar agenda e contatos com o Evolution via Multisync). Mas como minha maquina é fraca, preciso de um cliente de correio mais leve!

Gosto do Thunderbird.

Aqui vai minha duvida : ALGUEM CONSEGUIU SINCRONIZAR OS CONTATOS DO POCKET PC COM O THUNDERBIRD?

Abraços

[7] Comentário enviado por Freeeman em 04/01/2008 - 08:24h

Adquiri um Pocket PC e esse artigo foi bastante útil para me ajudar na configuração da maquinha. Obrigado e tenha um ótimo ano novo.

Testei o sync com o Thunderbird aqui e creio não funcionou pelo gestor de emails do pocket ser uma variante do outlook. Deve existir plugins para Thunderbird que resolvem esse problema mas instalar um versão do Thunder para Windows CE deve resolver o problema. Vou testar isso e se funcionar relato aqui.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts