Ubuntu Minimal para Usuários Comuns

Este artigo fala sobre o uso do Ubuntu Minimal para usuários leigos, de forma que este sistema venha a ser uma forma prática e personalizada de usar o computador.

[ Hits: 1.374 ]

Por: Irova em 06/01/2020


O que é o Ubuntu Minimal



Ubuntu Minimal é uma distribuição Linux, ele tem todo o núcleo do Ubuntu, mas sem interface gráfica, programas adicionais (navegadores de internet e programas de escritório por exemplo),etc. Fazendo que seu arquivo ISO fique com, por volta, de 60 MB.

O Ubuntu Minimal é muito utilizado em servidores, pois ele apenas tem as aplicações e recursos mínimos para o sistema funcionar, mas este artigo não é sobre a utilização do Ubuntu Minimal em servidores, mas sim da utilização do Ubuntu Minimal por usuários comuns, e até mesmo você.

Como posso colocar o Ubuntu Minimal no meu uso diário?

O Ubuntu Minimal é um sistema voltado para servidores, mas ele pode facilmente ser colocado no uso normal de um usuário, pois sua instalação, que será melhor descrita daqui a pouco, pode ser extremamente personalizada. Há uma parte da instalação do Ubuntu Minimal em que é pedido ao usuário que ele escolha quais pacotes serão instalados, todos esses pacotes estão em uma lista, todos esses pacotes são instalados de maneira simples, não necessitando de uma instalação manual, como se fosse em um Arch Linux, por exemplo.

Irei discorrer um pouco sobre a minha personalização do meu Ubuntu Minimal, para mostrar a você, leitor, o quão poderoso pode ser o Ubuntu Minimal para criar um sistema com a "sua cara"!

Personalização do meu Ubuntu Minimal

O meu Ubuntu Minimal está configurado com duas "interfaces gráficas", um KDE e um I3 WM, assim, no meu uso normal utilizo o KDE e quando preciso de muito processamento ou memória RAM, uso o I3, que é bem mais leve, além disso, na própria instalação do Ubuntu Minimal já instalei o LAMP, que é um pacote que junta o Apache, MySQL e PHP, assim posso ter um servidor em minha máquina para programar em PHP ou MySQL.

Eu não precisei instalar esses pacotes depois da instalação, por isso o Ubuntu Minimal é bem mais personalizável e prático, além de ele ser um sistema voltado para servidores, logo ele é bem mais estável, pois é uma LTS 18.04 (na data de escrita do artigo), dessa forma há uma menor chance de ocorrerem erros críticos no sistema.

Mas o importante não é saber como eu personalizei o meu Ubuntu Minimal, o objetivo é que você instale e personalize o sistema, por isso irei dar as instruções para instalá-lo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é o Ubuntu Minimal
   2. Instalando o Ubuntu Minimal
Outros artigos deste autor

UNIX - Definição e História

ZSH - Personalizando seu Terminal

Leitura recomendada

Reconhecimento de síntese por voz no GNU/Linux

Instalação de VMWare Workstation 6.x em sistemas Mandriva Linux

Compatibilizando as extensões do Firefox

Aprendendo a utilizar o Window Maker

Instalando e utilizando o Web Crawler OpenWebSpider

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts