UNIX - Definição e História

Artigo sobre o que é o UNIX, sua história, motivo de sua popularidade, seu legado e o legado de seus criadores. Coisas que nem todos sabem.

[ Hits: 3.470 ]

Por: Irova em 18/12/2019


Introdução



O que é o UNIX

Todos nós, usuários de Linux e de sistemas operacionais em geral, sabemos que os nossos sistemas são baseados em outro sistemas, Windows é baseado no MS-DOS, Ubuntu é baseado no Debian, assim por diante. Mas o Linux, Mac OS, Solaris etc, todos esses sistemas são baseados em conceitos e, às vezes, no próprio código fonte do UNIX, muitos usuários sabem disso, mas será que eles, e principalmente você, sabem sobre o UNIX e a sua história?

UNIX é um sistema operacional, foi criado em 1969, em sua época se destacou muito por ser um sistema multiusuário e multitarefa, juntando esses dois conceitos, ele pode rodar vários processos de vários usuários "ao mesmo tempo", mas que na verdade, ele faz apenas um único processo ao mesmo tempo e troca de processo rapidamente, dando a impressão que ele está carregando os processos ao mesmo tempo. É como se você fosse ler um livro e resumi-lo, assim, você poderia em teoria ler 5 segundos desse livro e resumir o livro 3 segundo depois, claro, na prática isso não funciona, mas você me entendeu.

O UNIX é programado em C e Assembly, duas linguagens de programação. Assembly, sendo uma linguagem de baixo nível e C sendo uma linguagem de nível misto; ele não é de "nível médio", pois essa nomenclatura não existe, mas ele tem característica de linguagens de alto nível, mas funciona como uma linguagem de baixo nível, essa é uma característica importante do UNIX, pois esse foi um dos fatores de sucesso do UNIX.

História do UNIX e o motivo de sua popularidade

Por quê o UNIX é tão popular?

O motivo da grande popularidade do UNIX, é a sua característica de ser multitarefa (várias tarefas e processos ocorrendo ao mesmo tempo), multiusuário (vários usuários em uma mesma máquina) e Open Source (código fonte aberto).

O UNIX, no seu início, era distribuído gratuitamente para faculdades, depois se tornou proprietário, mas conforme o tempo, várias empresas de microcomputadores utilizaram o UNIX em suas máquinas, assim tornando o sistema mais popular.

Mudanças feitas em seu código, geraram novos sistemas operacionais e outros sistemas, como Linux ou MacOS, apenas utilizam o padrão do UNIX, não sendo "UNIX de verdade".

História do UNIX

O UNIX foi criado por vários desenvolvedores, mas os dois mais lembrados são Ken Thompson e Dennis Ritchie, eles trabalhavam na Bell Labs (Laboratórios Bell) em 1965, junto com a General Electric e do MIT.

Esse conjunto era responsável pela criação do Sistema Operacional Multics, esse sistema deveria ser utilizado por vários usuários, mas os recursos computacionais da época não permitiam isso, com essa conclusão, ocorreu a retirada da Bell Labs do conjunto.

Mas em 1969, Ken Thompson começou a reescrever o código do Multics com objetivos menores, ele não sabia que essa ação iria mudar o mundo. A reescrita foi feita utilizando Assembly, o nome do sistema era Unics, depois de um tempo, Brian Kernighan renomeou o novo sistema para UNIX, mas as reescritas ainda não acabaram, pois um marco importante foi em 1973, em que Ken Thompson e Dennis Ritchie reescreveram o UNIX em Assembly para o UNIX em C.

A linguagem C tinha sido criada por Ritchie, cuja motivação era superar a linguagem B, que havia sido criada por Thompson (sim, Ritchie superou Thompson com a linguagem C, e assim os dois se juntaram para trabalhar juntos). Com isso, o UNIX nasceu.

Ao longo dos anos 70 e 80, foram criados sistemas baseados no UNIX, como o BSD e outros sistemas que levam conceitos do UNIX, como Linux e MacOS.

Como o UNIX mudou o mundo

O UNIX mudou o mundo com os sistemas baseados nele e com os sistemas que compartilham conceitos com o UNIX, como o Linux, que tem conceitos baseados no UNIX e que domina o mundo, com servidores, celulares, Smart TVs etc.

Todos com Linux em seu Kernel, BSD também é um sistema baseado em UNIX bem famoso, Minix também é um UNIX, que é como se fosse um UNIX reduzido, enfim, o UNIX mudou o mundo e continuará mudando ele, eternizando o trabalho de Dennis Ritchie e Ken Thompson.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Ubuntu Minimal para Usuários Comuns

ZSH - Personalizando seu Terminal

Leitura recomendada

O que fazer com o BASIC LINUX

Experimentando o Looking Glass

Upgrade no Arch Linux usando outro PC com Internet rápida

Encontrando um emprego no universo OpenSource

Instalação do XFCE 4.2 no Debian

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 19/12/2019 - 16:14h

O artigo é legal, mas faltou uma menção honrosa à FSF (Free Software Foundation) e ao seu fundador, RMS (Richard Matthew Stallman), criador do GCC (GNU Compiler Collection). Sem o papel dessa gente, RMS e seus companheiros da FSF, não haveria Linux e nem software livre baseado na GPL (GNU General Public License).

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 03/05/2020 - 21:47h

Muito bom esse artigo.


___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


Contribuir com comentário