Ubuntu Minimal para Usuários Comuns

Este artigo fala sobre o uso do Ubuntu Minimal para usuários leigos, de forma que este sistema venha a ser uma forma prática e personalizada de usar o computador.

[ Hits: 3.282 ]

Por: Irova em 06/01/2020


Instalando o Ubuntu Minimal



Preparação para instalar o Ubuntu Minimal

Caso você já saiba instalar uma distribuição Linux, esta sessão é razoavelmente inútil, apenas pegue os links de Downloads e faça as instruções que você sabe.

Primeiramente, será necessário pegar o arquivo ISO do Ubuntu Minimal, o arquivo ISO é todo o sistema operacional dentro de apenas um único arquivo, o link para Download da ultima versão do Ubuntu Minimal é este:
Dentro deste link, estará o link para Download da versão mais nova do Ubuntu Minimal na data que você está lendo este artigo.

Depois disso, será necessário colocar este arquivo ISO em um pendrive/CD/DVD (irei usar pendrive como exemplo, pois poucas pessoas atualmente usam um CD ou DVD), a ferramenta normalmente usada é o Balena Etcher, o programa é simples de ser utilizado, coloque o pendrive e selecione a ISO e torne este pendrive bootável.

O próximo passo é colocar o pendrive no computador, reiniciar e na tela de boot, provavelmente irá ter uma série de comandos, como: "<F12> Para entrar no Boot Menu, <F6> para entrar na BIOS ...", veja qual é o botão para entrar no boot menu, se tiver.

Possivelmente, o boot pelo pendrive será automático, se não tiver essa opção, vai ter alguma para entrar na BIOS, cada placa mãe tem uma BIOS diferente, neste caso, será necessário pesquisar sobre qual é a forma de entrar no seletor de BOOT. O seletor de BOOT irá definir por onde o computador vai inicializar, normalmente essa opção está em um painel chamado "BOOT" ou está nas opções avançadas.

Instalação do Ubuntu Minimal

Logo depois do sistema "bootar", irá aparecer esta tela, lembrando que eu irei pular algumas etapas, pois elas não serão úteis agora, apenas irei deixar as importantes.
Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Nesta tela, normalmente você vai usar o "Install" para entrar logo na instalação do sistema, caso precise de alguma ajuda, vá em "Help".

Importante, nesta tela, selecione o idioma à sua escolha. Esta etapa é importante, caso você tenha dificuldade com Inglês, pois muitos termos serão complexos de entender caso você não tenha muitos conhecimentos sobre a língua, mas de qualquer forma, recomendo colocar em português.
Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Logo depois da etapa da seleção do idioma, o instalador irá perguntar se você quer colocar o teclado de qual forma, pode ser detectando o tipo de teclado, neste momento o instalador irá perguntar se esta tecla está no seu teclado até ver qual é o tipo do seu teclado, ou você pode selecionar o teclado manualmente. Caso já saiba o teclado vá manualmente, caso não, detecte o teclado.
Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Depois disso, irá ter algumas etapas que eu não irei citar, pois são muito simples, mas depois desses passos, o instalador irá te perguntar para qual é o nome da máquina, este nome é importante para saber qual é a máquina na rede, logo coloque algum nome simples, como "ubuntu".
Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Agora, o instalador irá perguntar qual é o nome do SEU usuário e logo depois a senha, preencha os dados sobre a conta do SEU usuário.
Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Essa parte agora é o particionamento, ela é uma das mais importantes e que necessita de muito cuidado, você pode usar o disco inteiro para o sistema, disco inteiro com o LVM, que não será necessário por enquanto ou o particionamento manual, faça apenas se você já souber particionar disco.

Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Agora estamos na melhor parte da instalação, agora selecione os pacotes que você deseja já instalar no sistema, como as interfaces gráficas e programas como LAMP, agora está na sua escolha!
Linux: Ubuntu Minimal para usuários comuns
Pronto, estamos finalizando a instalação é bem simples agora, instale o GRUB (gerenciador de BOOT). Depois, na seleção de dispositivos, coloque ele no SDA, ou no HD que está com prioridade no BOOT (que normalmente é o SDA).

Pronto, instalação finalizada. Agora é só aproveitar o sistema e seus recursos.

Obrigado por estar lendo até aqui, querido leitor.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. O que é o Ubuntu Minimal
   2. Instalando o Ubuntu Minimal
Outros artigos deste autor

UNIX - Definição e História

ZSH - Personalizando seu Terminal

Leitura recomendada

Utilizando o VNC Server no Linux

Comando: journalctl - Monitoramento de LOGs

Automação livre e seus profissionais

Instalação e configuração do MON

Free Animation e Game Developer com Linux

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts