Tutorial OpenGL v2.0

Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.

[ Hits: 13.162 ]

Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015


Introdução



Olá, pessoal.

Hoje ensinarei como usar o OpenGL com exemplos práticos utilizando a famosa biblioteca SDL.
Linux: Tutorial OpenGL v2.0
Recomendo ler esses 3 artigos, para terem uma noção do que será trabalhado (e para eu não ter que explicar tudo de novo. rsrs):

Meu Tutorial sobre OpenGL('v1.0'):
Tutorial sobre SDL do meu grande parceiro Samuel:
Um outro tutorial do Samuel com alguns joguinhos simples (nem tanto...):
Bom, o necessário para conseguir 'prosseguir' nesse artigo é:

1. Instalar o SDL (esse método é para os derivados do Debian):

sudo apt-get install libsdl1.2-dev

A biblioteca SDL já instala o necessário para utilizar o OpenGL.

2. Prévio conhecimento de C (saber usar ponteiros, structs, manipular arquivos etc).

3. MUITA força de vontade.

4. Ter lido os 2 primeiros artigos (o 3 é opcional).

Agora, chega de enrolo e vamos por a mão na massa.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Inicializando o SDL
   3. OpenGL e SDL botando pra quebrar
   4. Simulando uma Gambiarra
   5. A jornada é longa parte 1 - Colisão Mouse e Retângulo
   6. A jornada é longa parte 2 - Colisão entre 2 Retângulos
   7. "Imagine" seu programa
   8. Agradecimentos, links úteis e fontes
Outros artigos deste autor

Tutorial SFML

Tutorial OpenGL

Visual Studio no Linux

Tutorial OpenGL v3.0

Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android

Leitura recomendada

Aleatoriedade em C

LivreNFE - O emissor Nfe open source para Linux

Reprodução de arquivos WAV com SDL_mixer e linguagem C

Introdução à plataforma GNU de desenvolvimento

Escrevendo o caos em C

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:30h

Muito bom! Vou tentar criar um game simples pra minha filha ficar clicando no retângulo com a cor certa com base neste tutorial.

[2] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:21h


[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:30h

Muito bom! Vou tentar criar um game simples pra minha filha ficar clicando no retângulo com a cor certa com base neste tutorial.


Fábio, mais uma vez, muito obrigado !

E boa sorte com o aplicativo, espero que sua filha goste.

Qualquer dúvida só pedir =D

[]'s

T+

[3] Comentário enviado por UmCaraAToa em 08/05/2015 - 11:25h

Bom artigo!
Favoritado e pega meu 10!

Até

[4] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:30h


[3] Comentário enviado por UmCaraAToa em 08/05/2015 - 11:25h

Bom artigo!
Favoritado e pega meu 10!

Até


Valeu fera

T+

[5] Comentário enviado por xerxeslins em 08/05/2015 - 11:49h


Favoritado. Vou ler depois com calma. Mas só de dar uma olhada por rápida vi que é material interessante!
--
http://pastebin.com/aji5Qp05

[6] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:55h


[5] Comentário enviado por xerxeslins em 08/05/2015 - 11:49h


Favoritado. Vou ler depois com calma. Mas só de dar uma olhada por rápida vi que é material interessante!
--
http://pastebin.com/aji5Qp05


Valeu fera, Obrigado!

[]'s

T+

[7] Comentário enviado por preroeb em 08/05/2015 - 19:02h

Parabéns pelo artigo escrito, é uns dos melhores (e únicos) artigos sobre OpenGL aqui no VOL.

[8] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 19:04h


[7] Comentário enviado por preroeb em 08/05/2015 - 19:02h

Parabéns pelo artigo escrito, é uns dos melhores (e únicos) artigos sobre OpenGL aqui no VOL.


Valew pela força!

Dando duro pra trazer um artigo de qualidade pra vocês, meu povinho do "Volzinho"!

[]'s

T+

[9] Comentário enviado por Felipeigor em 08/05/2015 - 19:43h

Ae Parabéns brother excelente artigo , favoritado aqui tbm :)

Igor Felipe
Cadastrado desde: 25/09/2009

[b]If it moves , compile it.[/b]

[10] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 19:44h


[9] Comentário enviado por Felipeigor em 08/05/2015 - 19:43h

Ae Parabéns brother excelente artigo , favoritado aqui tbm :)

Igor Felipe
Cadastrado desde: 25/09/2009

[b]If it moves , compile it.[/b]


Valew Tambem pelo apoio!

[]'s

T+

[11] Comentário enviado por SamL em 09/05/2015 - 12:50h

Legal cara, bem explicada a parte sobre colisão. Um bom artigo como um todo. Parabéns.

[12] Comentário enviado por Thihup em 09/05/2015 - 13:40h


[11] Comentário enviado por SamL em 09/05/2015 - 12:50h

Legal cara, bem explicada a parte sobre colisão. Um bom artigo como um todo. Parabéns.


Valew Sam! Sempre me apoiando!

[]'s

T+

[13] Comentário enviado por Ang em 09/05/2015 - 16:14h

Oi, Thiago!
Dei uma rápida lida no seu artigo.
Está muito bom!
Continue assim, com essas ótimas contribuições!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário de sistemas operacionais livres/abertos tipo Unix ou tipo DOS,
Distros Favoritas: FreeBSD, Free-DOS, , PC-DOS, Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE, Slackware e Slax.

[14] Comentário enviado por Thihup em 09/05/2015 - 16:18h


[13] Comentário enviado por Ang em 09/05/2015 - 16:14h

Oi, Thiago!
Dei uma rápida lida no seu artigo.
Está muito bom!
Continue assim, com essas ótimas contribuições!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário de sistemas operacionais livres/abertos tipo Unix ou tipo DOS,
Distros Favoritas: FreeBSD, Free-DOS, , PC-DOS, Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE, Slackware e Slax.


Valew !
Obrigado por ter lido!

[]'s

T+


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts