Tutorial OpenGL v2.0
Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.
[ Hits: 20.263 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015

#include <SDL/SDL.h>
#include <SDL/SDL_opengl.h>
#include <time.h>
#define LARGURA 400
#define ALTURA 400
#define TAMANHO_IMAGEM 128
GLuint carregarImagem(const char *nomeImg) {
SDL_Surface *img = SDL_LoadBMP(nomeImg);
GLuint textura;
if(img == NULL) {
printf("Erro ao carregar a imagem %s: %s
",nomeImg,SDL_GetError());
SDL_FreeSurface(img);
exit(-1);
}
glGenTextures(1, &textura);
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MIN_FILTER, GL_LINEAR);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MAG_FILTER, GL_LINEAR);
glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, 3, img->w, img->h, 0,
GL_RGR, GL_UNSIGNED_BYTE, img->pixels);
SDL_FreeSurface(img);
return textura;
}
void colocandoImagemNaTela(GLuint textura, int x,int y) {
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
glLoadIdentity();
glTranslatef(x,y,0);
glBegin(GL_QUADS);
glTexCoord2f(0, 0);
glVertex2f(0, 0);
glTexCoord2f(1, 0);
glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, 0);
glTexCoord2f(1, 1);
glVertex2f(TAMANHO_IMAGEM, TAMANHO_IMAGEM);
glTexCoord2f(0, 1);
glVertex2f(0, TAMANHO_IMAGEM);
glEnd();
}
void inicializaOpenGL() {
glClearColor(255,255,255,1);
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
//Necessário para exibir a imagem
glEnable(GL_TEXTURE_2D);
gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}
void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b) {
glLoadIdentity();
glColor3ub(r,g,b);
glBegin(GL_QUADS);
glVertex2f(a.x,a.y);
glVertex2f(a.x+a.w,a.y);
glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h);
glVertex2f(a.x,a.y+a.h);
glEnd();
}
int main(int argc,char *argv[]) {
if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0) {
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
return -1;
}
srand((unsigned)time(NULL));
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 );
SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL);
if(tela == NULL) {
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
SDL_Quit();
return -1;
}
SDL_WM_SetCaption(""Imagenando"",NULL);
SDL_Event evento;
int estaRodando = 1;
inicializaOpenGL();
GLuint textura = carregarImagem("cb.bmp");
while(estaRodando) {
while(SDL_PollEvent(&evento)) {
switch(evento.type) {
case SDL_QUIT:
estaRodando = 0;
break;
default:
break;
}
}
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
colocandoImagemNaTela(textura,50,50);
SDL_Delay(30);
SDL_GL_SwapBuffers();
}
SDL_Quit();
glDeleteTextures(1, &textura);
return 0;
}
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Aprendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 1)
Reprodução de arquivos WAV com SDL_mixer e linguagem C
Utilizando a biblioteca NCURSES - Parte I
Introdução à plataforma GNU de desenvolvimento
Utilizando a biblioteca NCURSES - Parte II
Como atualizar sua versão estável do Debian
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Script de montagem de chroot automatica
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Conky, alerta de temperatura alta (13)
De volta para o futuro - ou melhor, para o presente (parte 2) (2)
Por que passar nas disciplinas da faculdade é ruim e ser reprovado é b... (7)









