01 02 03

Detectando assalto na multidão com visão computacional

Neste documento veremos um texto conceitual sobre uma das aplicabilidades do projeto OpenPose, uma biblioteca que permite a detecção de esqueleto com algoritmos de visão computacional. Com a análise dos vértices do esqueleto, podemos detectar determinadas ações, como um assalto na multidão com câmeras de monitoramento, assim talvez evitando a morte de vítimas de assaltos.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Túnel do Tempo: a função itoa()

Em uma discussão no fórum de Programação em C e C++ do Viva o Linux, seu proponente perguntava acerca da função itoa(), desejoso de compreender seu funcionamento. Julguei interessante transportá-la, com algumas melhorias, para este espaço, até porque aqui posso fazer algo que não posso fazer naquele fórum, que é dar um exemplo explícito da implementação com código fonte em C.

Por: Paulo


LivreNFE - O emissor Nfe open source para Linux

Neste artigo, apresento o emissor Nfe open source LivreNFE.

Por: Pablo G. Gallardo


Tutorial OpenGL v2.0

Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.

Por: Thiago Henrique Hüpner


Tutorial OpenGL

Tutorial básico de OpenGL com exemplos práticos.

Por: Thiago Henrique Hüpner


Criando um sistema operacional com ASM e C++

O assunto que não é muito difundido, ganha um novo episódio. Com uma didática direcionada ao publico leigo e mediano, veja como é possível criar seu próprio núcleo básico de sistema operacional do zero, com Assembly e C++. Um desafio realmente tangível.

Por: Gabriel Marinho


Criando aplicativos para o Mac OS X no GNU/Linux

Veremos neste documento, como criar aplicativos para o pacote super-proprietário da Apple MacOS X de maneira simples e objetiva. Pois não é qualquer usuário que pode se dar ao luxo de possuir um MacBook apenas para criar programas compatível com Mac OS X.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Brincando com o editor HT

Bom, nesse tutorial vamos criar um programa bem simples na linguagem C e depois usando o HT vamos editar o binário modificando algum texto que é exibido.

Por: Alex da Silva Ribeiro


Como aprender a programar e produzir aplicativos usando Euphoria

Para os que querem aprender a programar, para os programadores que querem ter mais fluência na produção de programas executáveis, aqui vai uma dica de como ter em suas mãos uma linguagem de programação completa, open source e bem administrada.

Por: Sérgio Gelli


Introdução à plataforma GNU de desenvolvimento

A plataforma GNU de desenvolvimento é uma coleção de ferramentas de software livre para o desenvolvimento de aplicativos para as plataformas Windows, Linux, BSD, Mac OS e Unix. Ela é a mais importante ferramenta para desenvolvimento de software para Linux/Unix, é poderosa, estável e completa, mas ainda é pouco popular. Esse artigo apresenta os componentes essenciais dessa plataforma.

Por: Renato Merli


Criação e uso de um interpretador de script BrainFuck em C++

Como objeto de estudo, as diversas linguagens de programação exotéricas são muito válidas para programadores com uma certa experiência. Vale conhecer tais linguagens e saber o por quê de sua inviabilidade técnica. Aqui implementarei um interpretador de tal linguagem.

Por: Jean Marcel Duvoisin Schmidt


Reprodução de arquivos WAV com SDL_mixer e linguagem C

O objetivo deste artigo é explicar o funcionamento da biblioteca SDL_mixer na reprodução de arquivos de áudio WAV através de aplicações escritas em linguagem C. A SDL_mixer é uma biblioteca adicional da SDL, mais poderosa para tratamento de arquivos de áudio do que as funções de SDL_audio, possibilitando por exemplo a execução de vários arquivos de áudio simultaneamente.

Por: Felipe Martins dos Santos



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts